DICAS PARA O BOX DO BANHEIRO

Na hora de fazer ou trocar o box do banheiro podem surgir várias dúvidas. Veja aqui algumas dicas que podem ajudar.

Tipo de vidro do box do banheiro

O vidro do box do banheiro precisa ser de segurança, para não se quebrar em peças cortantes no caso de choque. Ou seja, ele precisa ser temperado ou laminado, sendo o temperado o mais usado pelo custo menor e por ser altamente resistente a altas temperaturas.

Em caso de quebra, o vidro temperado se estilhaça em muitos pedaços não cortantes, por isso é considerado um vidro de segurança. (Ver também: “Tipos de Vidro“)

box do banheiro serigrafado - 653621

O vidro temperado não pode ser furado ou cortado depois de pronto, mas pode receber outros tratamentos como pintura ou adesivos. O ideal para o box do banheiro é que o vidro seja liso, para acumular menos sujeira. E se for usado adesivo, é preciso que ele seja colocado do lado de fora do box, para não soltar.

Cor do vidro do box do banheiro

As cores de vidro mais usadas no box do banheiro são o vidro incolor, o vidro verde, o vidro bronze ou o vidro fumê. Mas eles podem também ser opacos, no caso de vidros pintados ou serigrafados, ou até mesmo espelhados.

box do banheiro cores - mercadolivreVidros: Incolor, Fumê, Verde e Bronze. Imagem: Mercado Livre

  • Tom esverdeado do vidro incolor:

Mesmo na opção incolor o vidro do box tem um tom levemente esverdeado. Quanto mais grosso for o vidro, mais esse efeito aparece. Isso acontece porque o vidro temperado tem essa cor naturalmente. O vidro incolor se diferencia então do vidro esverdeado pela quantidade de verde, mais forte no esverdeado. Para ser totalmente incolor, o vidro precisaria ser um vidro comum, que não é indicado para o box, ou então pode ser um vidro temperado extra claro, também chamado de vidro diamante.

  • Vidro translúcido ou opaco no box do banheiro:

Os vidros translúcidos ajudam a manter a sensação de espaço do banheiro, enquanto os opacos ou mais escuros, como o fumê, que escurecem o ambiente ou bloqueiam a visão do fundo do box, podem fazer com que o banheiro pareça mais curto.

  • Cor do box no banheiro com bancada, torneira ou cuba de vidro:

Quando o banheiro tem a cuba ou a torneira com vidro, o ideal é que o vidro do box seja da mesma tonalidade, para que fiquem integrados.

Acabamentos do box do banheiro

Os perfis metálicos do box do banheiro como puxadores e trilhos podem ser brancos, pretos, cromados ou acetinados. Esse acabamento pode combinar com outras partes do banheiro, usando branco se as paredes forem brancas ou cromado se os metais das torneiras forem cromados, por exemplo.

Desnível ou baguete para segurar a água do box

É importante que exista algum tipo de divisão entre o piso do box e o restante do piso do banheiro, para evitar que a água escorra por todo o ambiente. Essa divisão pode ser feita pela diferença de nível dos pisos, mais baixo dentro do box e com o vidro na parte mais alta, ou então pela existência de uma baguete de pedra ou outro material impermeável, com cerca de 5cm de profundidade 3cm de altura ou mais. O box de vidro é então instalado sobre essa baguete.

box do banheiro - 2752478

Box de correr ou de abrir

O box de correr é um pouco mais caro do que o box de abrir, e precisa ter pelo menos 90cm de largura para poder ser feito. caso contrário a largura da entrada, que é mais ou menos a metade do vão, fica muito pequena.

Mas se existir largura suficiente e puder ser feito o investimento, a porta de correr tem a vantagem de economizar espaço, já que a porta não precisa se movimentar dentro do box ao abrir e fechar. Além disso o box de vidro com porta de correr tende a ser mais resistente e apresentar menos problemas do que a porta de abrir, que pode não fechar direito ou começar a fazer barulho ao ser aberta.

Por outro lado, o box de vidro com porta de abrir tem visual mais leve do que o de correr, pois não precisa de trilho na parte de cima do vidro.

Box com vidro fixo sem porta

Se existir largura suficiente, de pelo menos 1,40m, é possível fechar o box apenas com um vidro, uma parede ou mureta ao lado do chuveiro, deixando um vão livre para passagem. Essa opção é a mais econômica entre os boxes de vidro, e fica com visual bem leve. Saiba mais sobre o box fixo sem porta aqui.

box sem porta com vidro fixo

Tamanho do box do banheiro

A altura padrão do box de banheiro é de cerca de 1,80m. Mas essa não é uma regra rígida, já que o box pode ir até o teto se for preciso. Porém nesse caso é interessante que exista uma janela dentro do box, para que ele não vire uma cabine sem circulação de ar. Os boxes que vão até o teto podem funcionar como saunas, se for instalado o equipamento adequado.

Na largura o box tem que ter no mínimo 70cm na parte menor, se for retangular. Se for quadrado, deve ter pelo menos 80cm em cada lado para ficar confortável. Quanto maior melhor, especialmente se as pessoas forem altas, para garantir que os braços possam se movimentar livremente na hora de tomar banho.

Limpeza do box do banheiro

O vidro do box acumula muita gordura, por isso é importante limpá-lo com frequência para evitar a formação de manchas. A limpeza pode ser feita com materiais desengordurantes, como detergentes por exemplo, usando o lado macio de uma esponja.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *