DICAS PARA PINTAR A CASA

Pintar a casa com suas próprias mãos pode ser uma atividade até prazerosa. Mas para isso é interessante seguir algumas dicas, para não ter dor de cabeça.

Dicas para pintar a casa

Confira alguns pontos importantes na hora de pintar as paredes, guarnições ou móveis da casa:

  • Use fitas para delimitar as áreas a serem pintadas

Colocar fitas crepe nas bordas das áreas a serem pintadas é importante para deixar o contorno bem definido. No encontro com rodapés, portas e janelas, as fitas devem ser colocadas sobre essas peças, e só então a parede deve ser pintada. Assim a tinta não pega nessas partes, e o acabamento fica muito melhor.

dicas para pintar paredesImagem: Handyman

  • Complete cada parede que começar a pintar

Cada parede, porta ou móvel que for começado a ser pintado deve ser terminado. Se parar antes e continuar depois de uma parte já seca, as partes provavelmente ficarão diferentes umas das outras.

  • Prepare uma grande quantidade de tinta

Se a cor da tinta for personalizada, com uma mistura de cores, é preciso planejar a quantidade total de tinta necessária e preparar tudo junto. Assim a tinta não acaba no meio da pintura, forçando a fazer uma nova remessa que pode não ficar igual à anterior.

  • Retire os espelhos das tomadas

As tomadas não precisam ser desligadas, mas é importante retirar os espelhos, que são a capa de acabamento. Assim a tinta é colocada na parede que fica atrás dessa capa, deixando um bom acabamento. E é mais fácil tirar os espelhos do que colocar fita na sua volta, que seria a outra opção.

Imagem: DIY Network

  • Escolha o acabamento ideal da tinta

Além de usar o tipo correto de tinta em cada local, que pode ser látex ou acrílica para paredes e esmalte para madeira e metais, é preciso também escolher o tipo de acabamento da tinta. Ela pode ter acabamento fosco, acetinado ou semi-brilho. Veja aqui qual a diferença entre eles.

  • Use tinta específica no teto

O teto deve ser pintado com tinta específica para essa finalidade, pois elas são feitas para pingar menos. Isso facilita muito na hora de pintar.

  • Pinte uma pequena área de amostra na parede

A cor que é vista no catálogo ou até mesmo no galão pode não parecer a mesma quando aplicada na parede. Isso porque o material de cada superfície e também a iluminação do local fazem muita diferença na cor. Então é interessante, se for possível, pintar um pequeno quadrado na parede para visualizar a cor real antes de pintar tudo.

Com qual cor pintar

A escolha da cor depende de vários fatores. Para começar, é preciso pensar na harmonia dos ambientes e da fachada como um todo. Portanto, não adianta escolher uma cor só porque ela é bonita, e ir tentando escolher uma cor de cada vez. É importante planejar o resultado final desde o começo, com todas as cores juntas.

Para harmonizar as cores, sejam quais forem, existem alguns truques, como deixar uma cor de base e acrescentar cores complementares. Veja algumas dicas para misturar cores aqui.

dicas para combinar cores

E para saber quais cores combinam entre si, é possível usar uma ferramenta chamada “círculo cromático”, que é basicamente um círculo com cores. Nele você consegue ver quais cores combinam pelo contraste ou pela semelhança, de maneira prática. Veja como usar o círculo cromático para saber quais cores combinam.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *