DICAS PARA USAR GARRAFAS NA DECORAÇÃO

Garrafas e potes de vidro são comuns em quase qualquer casa, pois muitas bebidas e alimentos vêm com essa embalagem. E existem muitas formas de reaproveitá-las, evitando o desperdício e o gasto desnecessário com objetos novos.

Ideias para usar garrafas de vidro na decoração

Existem inúmeras formas de usar garrafas na decoração. Veja algumas das possibilidades:

– Garrafas com velas

garrafas com velas - top dreamerImagem: Top Dreamer

– Potes com velas

potes com velas - diy home decor guideImagem: DIY Home Decor Guide

– Vasos de garrafa

vasos de garrafa - shanty chicImagem: Shanty 2 Chic

– Enfeites de garrafa

enfeites de garrafas - free peopleImagem: Blog Free People

– Luminárias de garrafa

garrafas pendentes - etsyImagem: Etsy

A maior parte das ideias é bem simples, pois as garrafas já tem originalmente formas interessantes, mas para algumas funções pode ser necessário cortar ou pintar o vidro, o que é mais simples do que podemos imaginar em um primeiro momento.

Como cortar garrafas de vidro

Existem vários métodos para cortar garrafas de vidro, e todos se baseiam no choque térmico, ou seja, no aquecimento e no resfriamento de determinada faixa da garrafa de maneira alternada, até que essa faixa seja rompida. O que varia é a maneira de delimitar essa linha de corte e a forma de aquecer e esfriar a garrafa.

Método com barbante, acetona e fogo: Cortar garrafas com barbante pode ser uma boa opção porque é mais fácil ter barbante do que cortadores de vidro em casa, mas em compensação esse procedimento deixa o corte menos preciso, além de ser mais perigoso por envolver a queima do barbante. Para começar, basta enrolar o barbante na garrafa e amarrar, cortando as pontas que sobram. Em seguida, o barbante é retirado, mergulhado na acetona e colocado de volta na garrafa, no ponto que se deseja que ele seja cortado. Ao colocar fogo no barbante com um isqueiro – o que deve ser feito sempre na área externa de casa, e com muito cuidado – essa área fica muito quente, e ao colocá-la em contato com a água fria, ela se rompe, separando a garrafa em duas peças.

Métodos com cortadores de vidro ou cortadores de garrafa: Com cortadores a linha onde a garrafa deverá ser cortada fica mais definida, portanto o resultado é mais preciso. Se for usado um cortador de vidro para marcar a linha de corte, é preciso usar uma fita de qualquer tipo que encaixe na garrafa para apoiar e dar firmeza, enquanto o cortador de garrafa pode ser usado sozinho, pois ele mesmo deixa a garrafa na posição certa. Nos dois casos, após marcar a linha no vidro, é só esquentar e resfriar a garrafa de algum jeito, até as duas partes se separarem. Isso pode ser feito com água quente e água fria, ou então com uma vela e gelo.

Como pintar garrafas de vidro

As garrafas podem ser pintadas por fora, com tinta spray, esmalte, PVA ou acrílica, ou então por dentro, se o vidro for transparente. Quando ela é pintada por fora a tinta tem mais chance de descascar, pois fica mais exposta, além de deixar a garrafa mais opaca.

Para pintar a garrafa por dentro, pode ser usada tinta esmalte, ou então tinta verniz vitral, que é colorida mas transparente. Com esses dois tipos dá para colocar água dentro da garrafa depois, ao contrário da tinta PVA ou da acrílica. A tinta é colocada dentro da garrafa e espalhada ao escorrer de um lado para o outro, de maneira bem prática e sem muita sujeira. Veja aqui o passo a passo.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

One thought on “DICAS PARA USAR GARRAFAS NA DECORAÇÃO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *