DIFERENÇAS ENTRE MÁRMORE E GRANITO

É muito comum a troca entre os termos “mármore” e “granito” quando alguém se refere a bancadas de pedra. Isso porque elas têm em comum o fato de serem pedras naturais e servirem para a fabricação de bancadas e de revestimento para o piso e paredes. (Ver também: “Materiais para Bancadas“)



Mas são dois tipos diferentes de pedra, com diferentes composições (quartzo, feldspato, mica, piroxênios e anfibólios no granito e calcário com dolomita no mármore), e isso traz diferenças básicas principalmente em relação ao aspecto visual, à resistência e ao preço dos dois materiais de maneira geral.

granitos alonso

O mármore costuma ser mais caro, o que lhe confere status e nobreza. Isso faz com que se imagine que ele seja mais resistente ou então tenha a mesma resistência do granito, mas na verdade ele é mais suscetível ao aparecimento de manchas e por isso menos aconselhado para ambientes de muito uso e sujeira como cozinhas ou ambientes que tenham muito contato com produtos químicos.

O preço, no entanto, pode variar também de acordo com a procedência de cada pedra, se for nacional ou importada. De maneira geral, o preço dos granitos e mármores pode variar muito dependendo da cor escolhida, com os mais caros podendo custar até 4 ou 5 vezes mais do que os mais baratos, portanto vale fazer uma comparação de orçamentos.

marmores alonso

Outra diferença marcante é que o mármore tem visual mais suave, com veios na pedra menos marcados, de aparência mais delicada, enquanto o granito tem aspecto mais “granulado”, ou seja, com muitos pontinhos visíveis na pedra. Quanto mais liso e claro for o mármore, inclusive, maior o seu preço, pois são mais raros. Alguns tipos de granito, no entanto, por serem bem escuros, escondem essa característica, como o granito Preto Absoluto ou o São Gabriel por exemplo.


Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

5 thoughts on “DIFERENÇAS ENTRE MÁRMORE E GRANITO”

  1. Muito bom o post! nossa categoria tem muita informação a passar ao consumidor.
    Uma dica simplificada que sempre dou para nossos clientes conseguir entender melhor a diferença entre mármore e granito, é que no granito ele sempre vai ver cristais maiores nos marmores será micro cristais o que torna mais homogêneo. E também que os mármores na maioria existe veios marcantes, no granito com exceção dos exóticos não existe veios. Abs

  2. Obrigado pelas dicas, mas ainda fiquei na dúvida.
    Encontrei um pequeno tampo que pelo o que foi dito acima, me leva a crer que seja granito, pelas fotos que andei vendo seria um granito bege itauna(olhando de cima ele parece todo granulado), mas como vou usar em fotografia preciso ter certeza, até para grantir uma vida útil maior.
    Tem alguma outra forma de ide tificar com certeza?
    Desde já agradeço. Parabéns pelo site.

    1. Olá, Felipe. Tem alguma foto do material? A forma de saber é visualmente mesmo, e uma marmoraria poderá lhe dizer ao certo se é granito mesmo, e de qual tipo, através dessa imagem. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *