DIFERENÇAS ENTRE MÁRMORE E GRANITO

É muito comum a troca entre os termos “mármore” e “granito” quando alguém se refere a bancadas de pedra. Isso porque elas têm em comum o fato de serem pedras naturais e servirem para a fabricação de bancadas e de revestimento para o piso e paredes. (Ver também: “Materiais para Bancadas“)

Mas são dois tipos diferentes de pedra, com diferentes composições (quartzo, feldspato, mica, piroxênios e anfibólios no granito e calcário com dolomita no mármore), e isso traz diferenças básicas principalmente em relação ao aspecto visual, à resistência e ao preço dos dois materiais de maneira geral.

granitos alonso

O mármore costuma ser mais caro, o que lhe confere status e nobreza. Isso faz com que se imagine que ele seja mais resistente ou então tenha a mesma resistência do granito, mas na verdade ele é mais suscetível ao aparecimento de manchas e por isso menos aconselhado para ambientes de muito uso e sujeira como cozinhas ou ambientes que tenham muito contato com produtos químicos.

O preço, no entanto, pode variar também de acordo com a procedência de cada pedra, se for nacional ou importada. De maneira geral, o preço dos granitos e mármores pode variar muito dependendo da cor escolhida, com os mais caros podendo custar até 4 ou 5 vezes mais do que os mais baratos, portanto vale fazer uma comparação de orçamentos.

marmores alonso

Outra diferença marcante é que o mármore tem visual mais suave, com veios na pedra menos marcados, de aparência mais delicada, enquanto o granito tem aspecto mais “granulado”, ou seja, com muitos pontinhos visíveis na pedra. Quanto mais liso e claro for o mármore, inclusive, maior o seu preço, pois são mais raros. Alguns tipos de granito, no entanto, por serem bem escuros, escondem essa característica, como o granito Preto Absoluto ou o São Gabriel por exemplo.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

7 thoughts on “DIFERENÇAS ENTRE MÁRMORE E GRANITO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *