EFEITO DO CINZA NOS AMBIENTES

O cinza, formado pela combinação de branco e preto em diversas escalas, desde o tom mais claro até o mais escuro, é sempre uma cor que agrega um toque de seriedade e elegância aos ambientes, por ser uma cor fria. (Ver também: “Tipos de Cores“).

SALA CINZA

Por essas características, o cinza é uma boa opção para decorações que contenham grande quantidade de cores fortes e alegres. O contraste e o destaque que ele gera a essas cores é maior do que o gerado por outras cores neutras como o bege ou o creme, pois essas últimas possuem o amarelo em sua composição, ficando assim um pouco menos neutras. O resultado então é uma mistura entre realçar e ao mesmo tempo contrabalancear o efeito das cores fortes, deixando a ambientação mais equilibrada.

Já quando usado apenas em contato com o branco, o resultado é o destaque do cinza, que se torna protagonista da ambientação. Nessa combinação, a cor fica valorizada e o ambiente transmite elegância e confiabilidade, podendo ser usada em escritórios, por exemplo. É importante apenas tomar cuidado para não utilizá-la em excesso em espaços onde seja importante que exista um toque de alegria ou suavidade. Se for este o caso, não é nada que alguns acessórios coloridos, especialmente os de tons claros e vivos, não possam resolver. Já as tonalidades mais escuras, quando usadas em conjunto com o cinza, tendem a reforçar sua elegância.

QUARTO CINZA

Seu uso em conjunto com madeira, tijolos ou outros materiais mais rústicos ou aconchegantes também funciona como uma maneira de gerar contraste e, consequentemente, equilíbrio. Tudo depende da dosagem e da distribuição da cor, que inclusive pode ser usada em diversas tonalidades no mesmo ambiente, gerando movimento e ajudando a quebrar a monotonia.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *