ETAPAS DO PROJETO DE UMA CASA

O projeto é fase essencial quando se quer construir uma casa, e quando se tenta pular essa etapa o preço da obra acaba saindo caro. Além disso, o resultado pode ficar muito melhor quando se planeja os usos e formas da casa desde o começo.



(Ver também “Por Que Obra Sem Projeto Fica Mais Cara“)

Para saber quais são todas as etapas na construção de uma casa, desde o projeto até o final da obra, veja o post “Quero Construir, e Agora?

E na hora de contratar um profissional para fazer o projeto, é importante saber como funciona, e quais são as etapas a serem cumpridas:

  • Primeira etapa do projeto: Análise

Em um primeiro momento, deve ser analisado o local onde a casa será construída, tanto em termos de entorno, para que a volumetria cria uma composição harmoniosa com os elementos existentes à sua volta, quanto em relação à posição do Sol, que servirá para determinar a melhor disposição dos ambientes e aberturas. As medidas do terreno são também muito importantes, e se houver aclive ou declive é necessário um levantamento topográfico mais detalhado, que indique as curvas de nível existentes. A sondagem, ou seja, o estudo do tipo de solo do local, é necessária para saber qual o melhor tipo de fundação a ser utilizada e qual deverá ser a sua profundidade. O levantamento de informações relativas ao terreno são realizadas por um topógrafo, e são então repassadas ao arquiteto através de desenhos. Já a análise do local deve ser feita diretamente pelo arquiteto.

  • Segunda etapa do projeto: Ideias e Concepção

Com os dados necessários em mãos, são expostas as necessidades e expectativas dos futuros usuários da residência, e começam a ser formuladas as primeiras ideias, que vão sendo desenvolvidas e alteradas conforme novos pontos venham surgindo. Cada ideia de projeto é apresentada ao cliente através de desenhos como plantas e imagens, para que possa ser visualizada e bem compreendida.

etapas do projeto de arquitetura

  • Terceira etapa do projeto: Aprovação

Após aprovação pelo cliente do projeto apresentado, inicia-se a fase de aprovação na prefeitura local, que consiste na entrega de desenhos para a prefeitura especificamente com esta finalidade, seguindo os critérios de cada região. Esses desenhos poderão ser feitos pelo profissional que assinará como responsável ou então por aquele que desenvolveu o projeto. O importante é que exista um registro deste profissional na prefeitura em questão, que é um registro pago e diferente do CREA ou CAU, que são registros nacionais de entidade de engenharia e de arquitetura, respectivamente. Esta etapa requer também diversas idas à prefeitura para entrega dos desenhos e retirada das listas de solicitações de alterações exigidas, que podem ser feitas pelo responsável pelo projeto ou então pelo próprio cliente.

  • Quarta etapa do projeto: Desenhos Executivos

A última etapa relativa a projeto é a referente aos desenhos executivos, que são aqueles que indicam as medidas e detalhamentos necessários para a execução da obra, tais como as paredes e aberturas, pontos de elétrica e hidráulica, posicionamento da estrutura, localização da casa no terreno, materiais e revestimentos a serem utilizados, etc. Os chamados projetos complementares são os projetos mais detalhados de infra-estrutura de instalações elétricas e hidráulicas, e são necessários normalmente em obras de maior porte ou caso se queira deixar as instalações todas documentadas para facilitar uma eventual manutenção, por exemplo.


Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *