FACHADA ESPELHADA CRIA ILUSÃO DE ÓTICA

Essa casa com fachada espelhada no térreo faz com que o andar superior pareça estar voando.

O projeto da casa com fachada espelhada

O projeto da casa de fachada espelhada foi feito pelo escritório Reform Architekt na Polônia. A equipe de arquitetos trabalha bastante com formas geométricas simples e gosta de criar o contraste entre os elementos, com o uso de partes escuras e partesclaras, ou partes abertas e partes fechadas.

Nessa casa, o contraste foi feito pelo uso do espelho apenas no térreo, com uma cor clara no andar de cima. Essa mistura cria a ilusão de que o pavimento superior está voando, já que a fachada espelhada reflete a vegetação ao redor da construção.

fachada espelhada - reform architekt 3

A intenção era criar uma fachada leve e que valorizasse as plantas do entorno. Com os espelhos, as árvores e o gramado parecem se estender através da fachada.

fachada espelhada - reform architekt 2

Para reforçar ainda mais o efeito flutuante do pavimento superior, ele tem um volume saltado mais para fora do que a fachada espelhada do térreo. Assim ele chama mais atenção e fica ainda mais desconectado do andar de baixo, que parece não existir.

Pássaros e a fachada espelhada

Casas e prédios com fachada espelhada ou de vidro incolor são um problema para os pássaros, que não percebem a existência do vidro e batem diretamente nele durante o vôo. Muitos pássaros morrem ou ficam feridos por esse motivo. E quando a imagem refletida pelo vidro ou espelho é o céu ou a vegetação, o problema é ainda maior, pois eles tendem a buscar esses lugares.

Mas existem soluções para evitar a colisão de pássaros na fachada espelhada ou de vidro. Podem ser feitos vidros serigrafados, com listas quase imperceptíveis para nós mas visíveis para os pássaros, ou então podem ser usadas películas ultravioleta de redução de calor, que também são vistas por eles mas passam quase batidas para nós. E ainda reduzem o calor dos ambientes. Existem ainda outras soluções, como você pode ler nesse post.

Projeto e imagens: Reform Architekt

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

One thought on “FACHADA ESPELHADA CRIA ILUSÃO DE ÓTICA”

  1. Esse tipo de arquitetura é mesmo desrespeitosa em relação à natureza. E formas quadradas e flutuantes não trazem boas energias para os moradores. Já que estão na natureza, com belas arvores, deveriam criar algo mais harmonioso com o entorno.
    Enfim, cada um mora onde quer… rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *