FACHADA TOTALMENTE TRANSFORMADA COM POUCAS ALTERAÇÕES

A fachada desta casa precisava de apenas algumas intervenções pontuais para se transformar completamente.

Basicamente ela ganhou uma nova cor, mais moderna, e novos portões. Mas a impressão é que é uma nova casa. Confira cada solução adotada e seus efeitos na fachada:

fachada antesA fachada antes.

fachada depoisA fachada depois.

  • Nova cor nas paredes

As paredes, o muro e o guarda-corpo da varanda ganharam nova cor, um cinza de tonalidade média. Essa cor deixa o visual bem mais elegante e moderno do que a cor amarelada que a fachada tinha antes.

  • Novos portões

Ao invés de dois portões largos, foi usado um portão maior na parte dos carros e outro menor para pedestres. O material utilizado nos novos portões, agora automáticos, foi a madeira, para deixar a fachada mais aconchegante. E na parte de entrada de pedestres, o toldo existente foi substituído por um mais novo, no mesmo tom da madeira dos portões.

  • Tijolinhos da fachada anterior foram escondidos

Os tijolos aparentes que ficavam próximos ao telhado criavam uma espécie de testa na fachada. Eles ficavam muito destacados, e não combinavam com nada. Eles foram então cobertos com massa e pintura, para ficar iguais ao restante das paredes.

  • Pilares disfarçados

Outro elemento que chamava muita atenção e não se integrava com o restante da fachada eram os blocos vazados entre os dois pilares do meio da varanda. Poderia ser usado um novo fechamento nessa área, ou então apenas retirar os blocos vazados. Mas isso continuaria deixando os pilares bastante chamativos. E se ficassem assim eles interromperiam o visual, fazendo a casa parecer menos larga. Por isso foi usado um truque para deixar essa parte mais leve e discreta.

Foi colocado um revestimento de painéis madeirados, que combinam com os portões, revestindo toda essa parte central, inclusive os pilares. Assim, embora seja bem visível e assumido, esse elemento parece estar solto no meio da varanda, como se estivesse separado da moldura em volta, formada pelas vigas e pelos outros pilares. Desse forma a fachada parece mais larga e imponente, além de mais moderna.

Projeto e imagens: Arq. Fernanda DG
Veja mais antes e depois.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *