gaveta vertical - capa

GAVETA VERTICAL APROVEITA OS ESPAÇOS

São dois motivos que fazem com que a gaveta vertical seja muito prática e funcional: O aproveitamento do espaço e a facilidade de acessar os objetos.

Gaveta vertical para aproveitar o espaço

Em vários ambientes e principalmente na cozinha, entre a parede e a geladeira, por exemplo, ou entre um armário e a geladeira ou outro eletrodoméstico, é normal que sobrem alguns poucos centímetros, cerca de 25 ou 30cm, que são mais do que o mínimo recomendado para a ventilação dos equipamentos porém menos do que o suficiente para fazer um armário largo. Para um refrigerador costumam ser necessários cerca de 2 ou 3cm de cada lado, apenas. Criar uma gaveta vertical permite que esses espaços sejam aproveitados.

gaveta vertical - hgtvImagem: HGTV

Por que a gaveta vertical é mais prática do que um armário

Nessa situação em que a largura disponível é pequena, poderia ser feito um armário com porta de abrir comum, mas por ele ser muito estreito fica muito complicado de alcançar os objetos da parte de trás do armário. É por isso que a gaveta vertical é mais eficiente, já que traz os objetos para frente e para fora do vão, permitindo que tudo seja alcançado pelos dois lados com facilidade.

gaveta vertical - classy clutter e small design ideasImagens: Classy Clutter e Small Design Ideas

Tipos de gaveta vertical

A gaveta vertical pode servir como despesa, porta-temperos ou para guardar objetos que sejam altos e estreitos, e o que difere uma da outra é o material usado para fazer as prateleiras, que podem ser metálicas e vazadas ou de madeira, o espaço deixado entre as prateleiras, que deve seguir a medida dos objetos a serem guardados. Também é possível usar blocos maciços ao invés de prateleiras, com rasgos para colocar facas, ou então fazer suportes metálicos para pendurar copos, talheres ou outros objetos. E ela pode ser baixa, na altura de um armário inferior, ou mais alta, passando da bancada e indo até o final da altura do armário superior.

gaveta vertical - home depot e signaturedesignandcabinetryImagens: Home Depot e Signature Design and Cabinetry

Proteções nas laterais da gaveta vertical

É importante que as prateleiras da gaveta vertical tenham proteções nas laterais, impedindo que os objetos caiam quando a gaveta é aberta. Essas proteções podem ser elementos metálicos presos na frente e no fundo da gaveta ou então apenas uma aba que vem da base da gaveta, criando uma lateral baixa. Se os objetos forem bem pequenos, apenas um pequeno dente na base já resolve. Se os objetos forem mais altos, o ideal é colocar a barra mais para cima.

gaveta vertical - eleet cabinetry e kbisImagens: Eleet Cabinetry e KBIS

Clique aqui para conhecer o “Curso de Decoração” da Cursos 24h, que ensina proporção, distribuição, como decorar imóveis próprios e alugados, como organizar reformas, quais são as cores e móveis mais adequados para cada cômodo e muito mais.

Quer receber nossas dicas por e-mail?

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>