HORTA OU VASO AUTO IRRIGÁVEL

Não é preciso muito tempo ou muito espaço para cultivar plantas em casa. É possível ter desde pequenas plantas até uma horta com vários alimentos. E os vasos auto irrigáveis ajudam muito nessa hora.

Vantagem dos vasos auto irrigáveis

A grande vantagem dos vasos auto irrigáveis para os vasos comuns é que, como o nome diz, eles mesmos fazem a rega da planta. Basta colocar água em um reservatório dentro do vaso, e a planta vai absorvendo conforme precisa. Com isso não é preciso se preocupar em molhar as plantas toda hora, apenas completar o reservatório quando ele esvaziar, o que acontece com muito menos frequência.

E além disso a planta acaba sendo cuidada mais adequadamente, já que ela usa a água apenas quando é realmente necessário. Assim ela não fica muito seca por falta de rega e nem encharcada demais, por excesso de água.

Onde colocar os vasos ou a horta

Assim como qualquer tipo de vaso, o vaso auto irrigável pode ser colocado em qualquer parte da casa: No chão, na parede ou pendurado no teto. Depende apenas do tipo de vaso escolhido e do espaço disponível, que nem precisa ser tão grande assim. Algumas plantas gostam de sombra, portanto elas podem ficar em ambientes internos. Veja aqui quais plantas usar em ambientes internos.

Se forem plantas que gostem de receber a luz do sol diretamente, os vasos podem ficar no quintal ou na varanda, se existirem, ou até mesmo dentro de casa, em locais próximos à janela que recebam luz solar em alguns horários.

Tipos de hortas e vasos auto-irrigáveis

Veja alguns modelos de hortas e vasos auto irrigáveis, para escolher o que melhor se adapta ao seu espaço:

  • Vaso auto irrigável simples

Vasos de pequeno porte, com a parte de baixo servindo como reservatório de água. Por ser transparente, dá para ver quando a água está acabando.

Vaso auto irrigável – Clique para ver na loja.

Os vasos auto irrigáveis podem ser pendurados através de uma alça feita especificamente para ele, e assim ocupam ainda menos espaço.

Clique aqui para ver na loja a alça para pendurar o vaso auto irrigável.

  • Horta auto-irrigável horizontal

 A horta auto irrigável da Cultive é bastante resistente, podendo ficar dentro ou fora de casa. Ela se encaixa em muretas, mas pode também ficar no chão ou em um suporte de 3 andares da mesma marca.

Suporte para horta auto irrigável da Cultive. Imagem: Cultive

Está disponível na opção de 3 compartimentos ou 1 único compartimento maior, e tem várias opções de cores. O reservatório da horta auto irrigável da Cultive tem espaço para 6 litros de água, o que significa aproximadamente 15 dias de autonomia.

Horta auto irrigável da Cultive. Imagem: Cultive

  • Horta auto-irrigável vertical (com ou sem rodízios)

A horta auto irrigável vertical é ideal para espaços menores, pois ela aproveita pequenos cantos. Ela tem 3 andares, e é colocada no chão. Existem as opções com rodízio ou sem rodízio.

vaso auto irrigável para hortaHorta vertical auto irrigável com rodízio – Clique para ver na loja.

  • Mini horta vertical auto-irrigável

A mini horta vertical é a versão menor da anterior, para colocar na bancada ao invés do chão. Pode ser uma boa opção se existir pouco espaço no piso mas várias mesas e bancadas livres.

Mini horta vertical auto irrigável – Clique para ver na loja.

  • Vaso auto-irrigável de ponta cabeça

A linha Sky Planter, da marca européia Boskke, é uma coleção de vasos que são pendurados de ponta-cabeça. São chamados por isso de vasos invertidos. Eles são auto irrigáveis, e uma luz mostra a hora de encher o reservatório de água. Saiba mais sobre os vasos auto irrigáveis invertidos aqui.

Vasos invertidos da Sky Planter – Saiba mais aqui.

  • Horta auto-irrigável Noocity

A Noocity é outra marca de horta auto irrigável, com acabamento mais flexível e opções de porte um pouco maior. Saiba mais sobre os vasos auto irrigáveis para hortas da Noocity aqui.

Horta auto irrigável. Imagem: Noocity

Como fazer um vaso auto-irrigável em casa

É também possível fazer seu próprio vaso auto-irrigável em casa. Ele tem aspecto mais simples e menor durabilidade, mas o funcionamento é o mesmo. Veja aqui algumas formas simples de fazer vasos auto-irrigáveis.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *