IDEIAS PARA AS PAREDES DO BANHEIRO

Banheiros e lavabos podem ficar mais interessantes e aconchegantes dependendo do revestimento usado nas paredes. Mas não adianta colocar qualquer material em qualquer lugar, pois isso pode estragar a decoração ao invés de valorizá-la.

– Qual parede destacar

Destacar paredes é uma boa pedida nos banheiros, pois isso faz com que o ambiente perca a sensação de caixote. E como os banheiros normalmente são pequenos, o efeito caixote costuma ficar mais evidente, caso todas as paredes sejam iguais. A diferença de cores pode ser sutil, com contraste leve entre o branco e o creme, por exemplo, ou mais marcante, com cores claras contrastando com cores escuras. Quanto maior o contraste, mais óbvio o resultado.

Podem ser destacadas mais de uma parede ou então apenas uma, e para escolher qual delas destacar três pontos devem ser analisados:

O primeiro ponto é a quantidade de informações presentes em cada parede. Isso porque é interessante destacar paredes que não tenham muitos elementos, ao contrário do que se costuma fazer. A parede do espelho e da pia, onde costuma ficar também o vaso em banheiros estreitos, já tem muita informação visual, portanto já fica mais destacada e valorizada, enquanto a parede do lado oposto tende a ficar muito vazia. Destacar essa parede oposta ao invés da parede da pia pode ser interessante, então, para gerar mais equilíbrio.

parede do banheiro

O segundo ponto a ser considerado é a posição da porta do banheiro, para eventualmente destacar a primeira parede que se vê ao entrar no ambiente, criando um impacto imediato e por isso mais visível.

E o terceiro ponto importante é o tamanho da parede. Ao destacar paredes maiores, o banheiro muito estreito fica parecendo maior, especialmente com cores mais escuras, que dão impressão de profundidade. Quando a parede menor é destacada, por outro lado, a atenção é puxada para o fundo, fazendo o banheiro parecer mais comprido.

– Parede igual ao piso

Usar o mesmo revestimento no piso e na parede deixa o banheiro mais aconchegante, pois parece estar “abraçando” o ambiente. E além da sensação acolhedora, essa mistura ainda reforça o destaque do revestimento, ajudando mais ainda a quebrar o efeito caixote dos banheiros pequenos.

BANHEIRO COM VASO PALHA 2

A parede igual ao piso pode ser a menor, para destacar a parede do box, por exemplo, e com isso fazer o banheiro parecer mais comprido, ou então pode ser a parede maior, realçando ainda mais o revestimento escolhido graças à superfície maior. Nesse segundo caso é importante, portanto , verificar se o aspecto final não ficará pesado demais, caso o revestimento seja estampado por exemplo.

– Parede com jardim vertical

Uma parede com vegetação pode agregar bem-estar ao banheiro, além de ter um impacto diferente e bem destacado. Pode ser um jardim vertical ou até mesmo vários vasos com plantas pela parede. Basta que sejam usadas plantas que resistam à quantidade de luz e ventilação do local, e que resistam também à umidade.

jardim vertical no banheiro - aiasfImagem: Aiasf

Um sistema de irrigação automático é sempre bem-vindo, e no banheiro, por ser uma região próxima às tubulações de hidráulica, sua instalação fica um pouco mais fácil.

– Materiais impermeáveis

As paredes do banheiro, assim como o piso, só podem ser revestidas com materiais impermeáveis. Mas isso não se aplica necessariamente a todas as paredes, e sim àquelas que ficam em contato direto com a água, como as paredes do chuveiro.

Nessas paredes podem ser usados materiais como porcelanatos, cerâmicas, pastilhas, pedras, cimentícios ou então painéis impermeáveis como o PRFV.  Alguns porcelanatos e cimentícios inclusive imitam outros materiais, como madeira, que em sua forma original não pode ser utilizada por não ser resistente à umidade.

Nas paredes sem contato direto com a água pode ser aplicada pintura, textura, madeira, adesivos, inox, papéis ou tecidos, principalmente em lavabos, que não acumulam vapor devido ao funcionamento do box.

– Parede com imagem 3D

As paredes do banheiro que não precisam de materiais impermeáveis podem receber adesivos com imagens de paisagens, criando ilusões de ótica e com isso fazendo o banheiro parecer maior e até mais divertido.

lavabo com adesivo 3d - vastu interior designImagem: Vastu interior Design

É uma boa opção para lavabos, com imagens específicas que façam o piso parecer que tem continuidade.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *