IDEIAS PARA DEIXAR A COZINHA MAIS FUNCIONAL

Para deixar a cozinha mais funcional, os armários simples com portas e prateleiras não são necessariamente a melhor opção, ou pelo menos não em toda a cozinha. (Ver também: “Dicas para Projetos de Cozinha” e “Como Aproveitar Melhor os Armários de Cozinha“)

O principal truque para aumentar a funcionalidade é facilitar o acesso aos alimentos e utensílios em geral, além de deixar os armários mais adequados a cada tipo de objeto. E existem várias formas de fazer isso:

– Criar armários e gavetas de tamanhos diferentes

cozinha funcional 3 - mebelokImagem: Mebelok

Entre talheres, copos e panelas existe uma boa diferença de tamanho e forma. É interessante então ter vários tipos e tamanhos de armários, para deixar tudo proporcional. Isso permite aproveitar melhor o espaço e também impede que os objetos pequenos fiquem muito empilhados e difíceis de serem tirados de dentro do móvel.

– Aproveitar os cantos com armários retráteis

cozinha funcional 7 - my kukunImagem: My Kukun

Os espaços entre a geladeira e a parede ou ao lado do fogão costumam ser estreitos, e quando isso acontece é uma boa ideia criar armários com prateleiras que corram para fora, como se fossem gavetas com uma única porta. Isso facilita o acesso aos objetos muito mais do que se fosse criado um armário simples, já que ele ficaria com o fundo difícil de ser alcançado.

– Usar prateleiras retráteis para deixar o armário mais funcional

cozinha funcional 1 - tiny spacesImagem: Tiny Spaces

Seguindo a mesma lógica de trazer o fundo dos armários para a frente, podem ser colocadas prateleiras giratórias ou retráteis em qualquer armário, especialmente nos armários de canto, ou então usar gavetões.

– Pendurar as panelas

cozinha funcional 5 - diyprojectsImagem: DIY Projects

Panelas penduradas são mais fáceis de se pegar do que panelas ou quaisquer outros utensílios empilhados, pois para pegar a peça escolhida não é preciso tirar todas as outras de cima.

– Embutir as lixeiras

cozinha funcional 6 - kitchen interiorsImagem: Kitchen Interiors

Se existir espaço suficiente, é uma boa ideia embutir as lixeiras, seja dentro do armário ou dentro da bancada, pois isso deixa a cozinha mais limpa  e também mais organizada.

– Colocar as frutas em gavetas que parecem cestos

cozinha funcional 4 - vdomaxImagem: Vdomax

As frutas podem ficar em fruteiras ou cestos avulsos sobre a bancada, mas se for usado o espaço dos armários para guardá-las, é interessante usar cestos retráteis, que na verdade são gavetas com a parte superior livre, garantindo a ventilação das frutas e também mantendo a praticidade para retirá-las do cesto.

– Usar divisões nas gavetas

cozinha funcional 2 - tiny spacesImagem: Tiny Spaces

Muito comuns nas gavetas de talheres, os divisores podem ser usados em qualquer tipo de gaveta ou armário, mesmo que sejam apenas pequenas peças soltas para separar os objetos. Eles criam espaços demarcados que impedem ou pelo menos dificultam a formação de bagunça dentro do mobiliário.

Imagem de capa: Tiny Spaces

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *