IDEIAS PARA O LAVABO PEQUENO

Questão da leitora: “Tenho um espaço de 1,10m de largura por 1,04, de comprimento, qual a melhor posição das louças?”

Resposta:

Pouco mais de 1 metro nos dois sentidos é uma das menores medidas possível para um lavabo. Por isso alguns cuidados devem ser tomados para otimizar o aproveitamento do espaço.

Cores das paredes do lavabo

As paredes podem ter duas cores diferentes, para tirar a sensação de caixote do ambiente. As duas paredes com cores iguais podem ficar em paredes opostas, por exemplo. Assim o lavabo parece mais comprido.

Tipos de revestimento do lavabo

E em qualquer lavabo é interessante usar revestimentos secos, já que apenas a pia pode respingar água nas paredes. Em duas paredes, pelo menos, podem ser usadas pinturas, texturas ou papéis de parede impermeáveis. Assim o lavabo fica com aparência e sensação mais nobre e agradável do que com azulejos, que são mais frios. Saiba mais sobre papéis de parede para lavabo aqui.

Tipo de porta do lavabo pequeno

Para essa medida de 1,10m por 1,04m, deve ser usada uma porta de correr fora do ambiente ou uma porta sanfonada. Em algumas opções a porta de abrir até cabe, mas fica difícil fechá-la quando se está dentro do ambiente, pois em qualquer lugar que se fique lá dentro a pessoa fica no caminho da porta.

Distribuição das peças do lavabo

Primeiro deve ser analisado se existe alguma necessidade específica em relação à posição da tubulação, da porta e da janela, se houver. Se não existirem necessidades específicas quanto a isso, as peças podem ser distribuídas de 3 formas. Em todas elas, o vaso deve ficar preferencialmente mais reservado, com a pia na frente da porta:

  • Opção 1:

ideias para o lavabo pequeno - opção1

Nessa opção a disposição das peças é lado a lado, da forma mais comum. A pia fica na parte que estiver mais próxima da porta, para ser o que se vê dentro do lavabo a partir do lado de fora. Nesse caso é interessante fazer um espelho pegando a parede toda, para criar sensação de espaço. E o lavatório de parede fica mais leve. Ao lado dele, sobre o vaso, pode ser colocada uma pequena prateleira.

  • Opção 2:

ideias para o lavabo pequeno - opção 2

A pia também pode ficar no canto, com o ponto da torneira na mesma parede do vaso. Assim o espaço é melhor aproveitado, pois as peças se espalham mais no ambiente. O espelho pode ficar também no canto, acompanhando a bancada. A cuba utilizada, redonda e de 30cm de diâmetro, é de vidro, para ficar mais leve. E a torneira fica na parede, para liberar o espaço da bancada.

  • Opção 3:

ideias para o lavabo pequeno - opção 3

Nessa terceira opção a pia pega a parede toda do fundo em toda a largura. Essa disposição torna o lavabo mais imponente e aconchegante, com bastante espaço de bancada. Mas só é possível deixar as peças nessa posição se o vaso utilizado for de válvula, sem caixa acoplada. Um vaso de caixa acoplada não caberia direito no espaço.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *