LAJE PLANA OU TELHADO INCLINADO – QUAL USAR

Os dois tipos de cobertura mais comuns para uma casa são o que chamamos normalmente de laje plana e o telhado inclinado, com telhas aparentes.

Como é feita a laje plana

Na verdade, a laje plana é a cobertura que fica embutida, escondida atrás do prolongamento da parede da casa ou de muretas nas bordas da laje de cobertura – conhecidas como platibandas.

Essa cobertura que fica escondida pode ser de placas de amianto ou de placas de concreto. Se for usada a telha de amianto ou similar a inclinação precisa ser de 10%, com uma calha nas pontas. Já no caso das placas de concreto a inclinação é de apenas 2%, e na ponta é feito um ralo ao invés da calha.

laje - casa e construçãoImagem e mais informações: Casa e Construção

O final da laje pode coincidir com as paredes da casa, ou então ela pode se estender formando um beiral.

Como é feito o telhado

O telhado inclinado é feito com telhas soltas sobre uma estrutura de madeira, composta por terças, caibros e ripas. Essa estrutura pode ficar aparente ou não, podendo ser feito um forro de acabamento reto ou inclinado. Já se for feita uma laje sob o telhado, é possível guardar a caixa d’água na parte mais alta.

A inclinação e a resistência do telhado dependem do tipo de telha utilizado, que pode ser de barro, de cerâmica, de concreto, de vidro, entre outros.

estrutura telhado

Na ponta do telhado é preciso fazer calhas apenas se a água não puder escoar livremente para baixo, como no caso do encontro do telhado com uma parede ou muro, por exemplo. Em alguns casos é feita uma calha na ponta do telhado apenas para desviar o ponto de caimento da água das chuvas, evitando a formação de cachoeiras na ponta do telhado quando chove muito forte.

Laje versus telhado – Efeitos estéticos

A laje plana tem um visual considerado mais moderno, enquanto o telhado remete a uma forma mais tradicional e também mais acolhedora. Algumas pessoas associam o telhado inclinado com a sensação psicológica de estar em casa.

casa com laje plana

Para deixar a laje plana mais intimista e visualmente agradável, é possível fazer beirais mais largos, que pareçam acolher melhor a casa. Outra solução seria misturar a laje plana ao telhado inclinado, criando uma composição alternada.

casa declive 1-teste

A inclinação e o tipo de telha usada no telhado também interferem bastante no seu visual, com inclinações maiores remetendo a chalés e outras construções mais usadas em regiões mais frias, onde é preciso que o gelo escorra com facilidade.

Laje versus telhado – Diferença de custos

A laje plana é muito utilizada pelo seu visual moderno, mas a principal vantagem que ela tem sobre o telhado inclinado é o custo. O telhado é mais demorado e mais caro para ser feito, mesmo com a telha avulsa mais barata. Isso porque ele envolve muito trabalho de carpintaria e muita madeira, além de necessitar que telhas bem menores sejam encaixadas de uma em uma.

Tanto a laje plana quanto o telhado inclinado podem ter variações de eficiência e de resistência, dependendo da solução e dos materiais usados. Mas de maneira geral, uma laje plana é mais barata do que um telhado com desempenho térmico e resistência similares. E quanto mais recortado for o telhado inclinado, mais caro ele é.

Laje versus telhado – Proteção térmica e resistência

A qualidade de um telhado inclinado tem muito a ver com o tipo de telha utilizada. Telhas mais simples se quebram com mais facilidade, sendo um problema em locais com muita queda de galhos, por exemplo. Mas mesmo a telha avulsa mais simples do telhado inclinado já tem melhor desempenho térmico do que as telhas de amianto.

Isso gera a ideia de que a laje plana seja sempre ruim para proteger do calor ou do frio, mas na verdade podem ser usadas pinturas que protejam a telha de amianto do calor, ou então telhas com maior eficiência nesse sentido, como as telhas ecológicas ou telhas termo-acústicas. Além disso, existe também a opção de usar placas de concreto no lugar das telhas de amianto. E a laje pode ser coberta por argila expandida, que também evita o calor. Ou seja, existem muitas soluções para melhorar as características da laje inclinada.

telhado verde na laje

O telhado verde, ou seja, com vegetação, é uma das soluções que mais funcionam para proteger termicamente as construções. Ele pode ser feito tanto em telhados inclinados quanto em lajes planas, com a vantagem de poder ser usado como um terraço se a laje for plana. Saiba mais sobre o telhado verde aqui.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *