LUMINÁRIAS SEM FIOS, À BASE DE PILHAS OU LUZ SOLAR

Luminárias sem fios são uma solução muito prática quando se precisa acrescentar pontos de luz em locais em que as luminárias não foram previstas.

Para acrescentar fios que levem energia a esses novos pontos seria preciso quebrar paredes e forros, e isso gera muita sujeira, gastos e dor de cabeça.

Para evitar a quebradeira, é possível esconder os fios atrás de móveis ou painéis. Mas isso costuma ser possível apenas em situações muito específicas. As luminárias sem fios são soluções mais práticas e funcionam em quase todos os casos.

Tipos de luminárias sem fios

Existem 2 tipos de luminárias sem fios: As que funcionam à pilha e as que funcionam à base de luz solar.

  • Luminárias com pilhas

As luminárias que funcionam com pilhas são as luminárias adesivas de led. Elas podem ser coladas em qualquer superfície lisa, e são ligadas apenas pelo toque de um botão. Por isso ela é chamada também de luminária de toque.

Luminária led adesivaLuminária de toque – Clique para ver na loja.

A potência da iluminação não é tão forte, sendo mais indicada para criar luz focada e específica. Mas alguns modelos de luminárias adesivas de led são um pouco mais fortes do que as outras. As mais potentes têm cerca de 3W e 120 lúmens de fluxo luminoso (Veja a quantidade de luz necessária em cada ambiente aqui).

Luminária led adesiva com 3W – Clique para ver na loja.

Existem também luminárias de led adesivas com regulador da luz (dimmer), ou então com sensor se presença. Essas últimas são ideais para usar dentro de armários, por exemplo.

  • Luminárias solares

As luminárias solares, como o nome diz, funcionam à base de luz solar. Elas têm placas que recebem os raios que vêm do sol e essa luz é transformada em energia elétrica. Essa energia faz com que as lâmpadas se acendam. Por isso ela não precisa de fios, mas precisa estar em locais com incidência direta de luz solar.

luminária solar de piso - walmartLuminária solar de piso – Clique para ver na loja.

As luminárias solares são então muito utilizadas em jardins. A versão de piso da luminária solar funciona bem ao lado dos caminhos, servindo como balizadora, ou então para iluminar plantas no solo. Já a versão de parede é ideal para iluminar halls de entrada, funcionando com sensor de presença. Ela fica do lado de fora da porta, acendendo sempre que alguém se aproxima. Saiba mais sobre as luminárias solares aqui.

luminária sem fios - luminária solar de parede - walmartLuminária solar de parede com sensor de presença – Veja na loja.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *