bancadas

MATERIAIS PARA BANCADAS

Existem diversos materiais para bancadas de cozinha e de banheiro, e a escolha deve ser feita de acordo com critérios estéticos, funcionais e econômicos, analisando as características de cada tipo de bancada:

- Bancada de granito, mármore e outras pedras naturais

cozinha-com-ilha-1416383Imagem: Pixabay

As pedras naturais têm como característica comum os diferentes desenhos e veios, que podem ser mais sutis ou mais carregados. De forma geral, o mármore tem aparência mais homogênea, enquanto o granito costuma ter um desenho mais “granulado”, embora existam granitos tão escuros que parecem mais lisos, como o preto absoluto ou o são gabriel. O granito é uma pedra muito resistente a impactos e altas temperaturas, além de fácil de manter, enquanto o mármore é mais nobre, mais caro e resiste menos a impactos.

Outras pedras naturais também podem ser utilizadas em bancadas, como ardósia, calcário e pedra-sabão, mas para isso precisam ser impermeáveis ou então receberem acabamento para proteção. Caso contrário, surgem muitas manchas e a sujeira fica acumulada, já que as pedras costumam ser porosas.

- Bancada de silestone, corian, technistone e marmoglass

Todos esses nomes complicados de bancadas têm em comum algumas coisas: São feitas a partir de pedras naturais e aditivos sintéticos, têm aspecto muito liso e homogêneo, inclusive com a cuba em uma única peça, emendas imperceptíveis, facilidade de manutenção e grande versatilidade de formas, texturas e possibilidades criativas, como escorredores e outros acessórios embutidos na bancada. Algumas têm também apelo ecológico, pois têm em sua composição materiais recicláveis, como o corian, ou então porque têm processo de produção com menos impacto do que as pedras comuns. Costumam também ter tratamento anti-bactericida, tornando-se assim extremamente higiênicas. A parte que não é tão boa é que são as bancadas mais caras.

Quanto à resistência, as características variam de um material para outro, mas em geral são bem resistentes a impactos mais fortes (mais até do que o granito), e não amassam como o inox mais simples. Não são muito resistentes a altas temperaturas, no entanto. O corian é mais sensível a riscos do que o silestone, embora possa ser reparado e voltar a ser como novo, e mesmo assim ambos são mais resistentes nesse sentido do que o inox, por exemplo.

- Bancada de inox

pia de inox ghel plus - americanas
Clique para ver a bancada de inox na loja.

Com visual high tech, e que combina com outros acessórios da cozinha ou do banheiro, como cubas, eletrodométicos e torneiras, o aço inox é um material muito higiênico e resistente a altas temperaturas, embora tenha que ser conservado com cuidado, evitando riscos.

O aspecto das bancadas de aço inox é também homogêneo e com a cuba em uma única peça, o que impede o acúmulo de sujeira. O preço varia de acordo com a espessura e qualidade do material, ficando maior quanto mais resistente e bem acabada for a peça.

- Bancada de vidro

bancada de vidroClique para ver o móvel da imagem na loja.

Muito comum nos banheiros e atualmente utilizada também em cozinhas, as bancadas de vidro são extremamente leves e higiênicas, pois são totalmente impermeáveis.

Sua manutenção precisa ser frequente, pois tendem a ficar com marcas superficiais de uso, e nas cozinhas a espessura tem que ser grande para resistir a impactos. Mas muitas vezes vale a pena pela sensação agradável e pela versatilidade do vidro.

- Bancada de porcelanato

A bancada de porcelanato é uma opção ainda menos conhecida mas que resolve a vida de quem procura a resistência do granito com o visual das pedras mais sofisticadas, sem pagar tão caro quanto pagaria nessas últimas. Elas são feitas com grandes peças de porcelanato, de maneira semelhante às bancadas de granito, mas com a vantagem de terem aspecto mais liso e várias opções de cor. Não é uma bancada revestida com peças de porcelanato, como se pode imaginar a princípio. A desvantagem em relação ao silestone e ao corian, por exemplo, é a presença de emendas, assim como no granito e no mármore, que no entanto podem ficar bem sutis com uma boa execução. (Ver também: “Bancadas de Porcelanato“)

- Bancada com revestimento cerâmico

Revestir a bancada com revestimento cerâmico é uma alternativa econômica e com muitas opções de cor e desenhos, porém não é aconselhada para locais com muito uso, especialmente com manuseio de alimentos. Isso porque, assim como na parede, a cerâmica tem rejuntes, e esses rejuntes são porosos, podendo ficar escurecidos com  o tempo e também absorverem a sujeira.

- Bancada de madeira

bancada de madeiraClique para ver os móveis da imagem na loja.

A madeira ou mdf são materiais permeáveis, portanto não são os mais indicado para locais com muito contato com água. Podem, no entanto, serem usados em lavabos, que costumam ficar menos molhados, ou então em partes da cozinha que não sejam muito próximas da cuba. Outra possibilidade é cobrir a bancada com vidro, quando a peça for de mdf liso.

A vantagem da madeira é a sensação aconchegante que ela confere ao ambiente, transformando cozinhas e banheiros em locais confortáveis e convidativos, menos frios do que costumam ser.

- Bancada de cimento ou concreto

As bancadas de concreto têm visual impactante e diferenciado. Sua execução é prática, o visual é homogêneo e seu efeito é rústico, conferindo uma frieza ao ambiente que pode ser uma vantagem ou desvantagem, dependendo do que se pretende.

Pode ser bem resistente, em todos os sentidos, porém para isso precisa ser bem executada e receber acabamento de proteção.



Quer receber nossas dicas por e-mail?

Veja também:

71 opiniões sobre “MATERIAIS PARA BANCADAS”

  1. Olá Fernanda!
    Estou trocando a bancada da cozinha por uma em L, gostaria de saber que tipo de material é mais resistente a calor , frio e manchas. Minha preferencia seria por branco , o que aconselha?
    Grata!
    Naidjane

    1. Olá, Naidjane! Um dos materiais mais resistentes em todos os sentidos é o granito, mas ele não tem a cor branca lisa, então nesse caso uma boa opção seria o porcelanato, que tem grande resistência quando é de boa qualidade e tem uma diversidade de cores bem grande, podendo inclusive ser todo branco. Abraços! :)

  2. Uma cozinha americana fica bom com porcelanato que imita concreto,os moveis planejados com as pedras em granito preto?

    1. Olá, Marcia. O porcelanato que imita concreto no piso e bancadas em granito preto combinam sim, teria só que ver o resto das cores e materiais para deixar tudo harmônico. Abraços!

  3. Olá, tenho uma grande dúvida, espero muito que possam me ajudar: Minha cozinha é pequena e já está instalada, são módulos em mdp. jés está montada e instalada. Só falta o gabinete (tampo) dos armários. Pesquisei na internet e vi que a maioria das empresas coloca a pedra primeiro. Olhando os armários como estão, tenho quase certeza de que não suportam o peso do granito. Tem alguma forma de que os balcões suportem (há algum reforço) o peso da pedra? Não gostaria de ter que desinstalar a cozinha para por a bancada de granito.

    1. Olá, Jéssica! Seria melhor realmente instalar a bancada antes, para não correr o risco de danificar os armários na hora da instalação, mas se eles já estão no local é possível colocar a bancada depois. De qualquer forma, as bancadas precisam ser chumbadas na parede, e não ficarem apoiadas diretamente sobre os armários. Quando já existem armários no local às vezes a marmoraria deixa algumas partes da bancada apoiadas no móvel, mas isso só pode ser feito se ele for apoiado no chão, com uma base de alvenaria por exemplo. Se ele for suspenso não pode servir de apoio para a bancada, ela tem que ficar toda fixada na parede, mesmo com o armário já estando lá. Uma boa marmoraria sabe de tudo isso e saberá como fazer o serviço, apenas tenha a certeza de contratar bons profissionais e saiba que o armário irá se sujar bastante e correr o risco de ser danificado nas partes próximas à bancada. Abs, espero ter ajudado!

  4. Oi Fernanda, tudo bem? Eu acabei de comprar um apartamento, e sou leiga no assunto decoração, então o site está me ajudando muito a conhecer este mundo e tomar as decisões, obrigada! Meu apê está no piso frio ainda e estou estudando a decoração, a começar pela cozinha. Aquelas que mais me agradam são as de moveis brancos com detalhes em madeira “caramelo” (sou leiga nas cores também, rs). Gostaria muito de ter uma bancada de madeira, mas sei que pra cozinha não é uma boa ideia. Você acha que um porcelanato pode imitar a madeira? Você tem alguma porcelanataria pra indicar? Muito obrigada, abraço.

    1. Oi Gabriela, tudo bem, e com vc? :) Branco com caramelo fica legal mesmo, cria um efeito leve, por serem cores claras, e ao mesmo tempo marcante, por ter contraste. A madeira na bancada realmente não é funcional, mas o porcelanato que imita madeira funciona sim! Em qual região você está? Algumas das marmorarias nessa lista fazem também bancadas de porcelanato. Veja também esse post sobre bancadas de porcelanato, espero que ajude: https://goo.gl/F4Dqgn Abs!

  5. Boa Noite! Primeiramente gostaria de parabenizar pelo Site! Parabenizar pela atenção que disponibilizam!! Gostaria de uma sugestão a cerca de harmonia e composição para uma bancada de cozinha americana, que vai ficar lateralizada com o painel da televisão que terá revestimento de pedra e lamina de madeira nas laterias, logo abaixo deste painel terá um home branco laqueado. descrevi o que vai ficar próximo , rs… Nesta bancada queria colocar um material branco, mas não sei qual ( nanoglass, porcelanato?) e se abaixo dela caberia uma revestimento ( tipo espelho, laminas de madeira do mesmo tom ou as pedras claras utilizadas no painel?) Agradeço antecipadamente pela atenção!!

    1. Olá, Michele! Obrigada pela mensagem, fico feliz quando essa atenção é realmente sentida pelas pessoas. Na sua cozinha, pela descrição que você deu, acredito que seja interessante usar o porcelanato, que é mais resistente do que o nanoglass, e na parte de baixo a madeira do mesmo tom do painel, para integrar as duas partes e deixar a cozinha mais aconchegante, já que a pedra é um material mais frio. De qualquer forma eu não acrescentaria um outro material, pois a variedade parece já estar suficiente. Abs, seja sempre bem-vinda e espero ter ajudado! :)

  6. Boa tarde. Amei tudo …

    Gostaria de sua Ajuda pois acabamos de comprar um imóvel e nele tem uma divisão (muretinha de tijolos com a parte de cima em ladrilho) que separa a sala e cozinha.
    Gostaria de colocar uma madeira … algo do tipo que remetesse a madeira mesmo e pensei em mdf.
    Não pega umidade seria somente um aparador ou bancada para recepcionista amigos.
    Posso usar mdf? Lembrando que estou dura , rsrss

    Obrigada

    1. Olá Samantha, boa tarde! Pode usar o mdf sim, mas para lembrar madeira ele precisa ter revestimento madeirado. E o mdf é menos resistente do que a madeira em um balcão, pois as pontas dos revestimentos podem começar a sair, especialmente em peças mais baratas, que costumam ter o acabamento mais simples. Então pode valer a pena procurar uma peça de madeira reaproveitada, por exemplo, como dormentes, que duram mais e ainda deixam o visual mais robusto. Abs! :)

  7. Amei a sua apresentação. Estou pensando em usar o porcelanato Carrara reflexivo na casa e no banheiro sem brilho, combina,? É a bancada americana posso por preta ou pesa? Preciso revestir em baixo dessa bancada? Se sim , com oque?

  8. Olá!! Tenho uma dúvida: para o fogão cooktop é mais recomendado a bancada em MDF ou mármore/granito? Pois ouvi falar que não é muito bom o MDF…

    1. Olá, é verdade, o MDF não é muito resistente a altas temperaturas, portanto pode manchar ao entrar em contato com panelas quentes por exemplo, e também pode absorver sujeira no contato com alimentos. Para instalar um fogão embutido ou cooktop, portanto, é aconselhável usar materiais mais resistentes, como o granito. O mármore é também uma pedra natural, porém menos resistente do que o granito (Entenda a diferença aqui), então o ideal é ficar com o granito mesmo, ou então o concreto, que também é resistente. Abs, espero ter ajudado! :)

  9. Estou pensando em mudar a bancada da minha cozinha, ela é de granito marrom (não sei o nome) muito feio. Estou querendo, colocar um revestimento branco, mas ouvi falar que muitos mancham e não são resistentes ao calor. Vocês podem me ajudar a escolher o melhor revestimento com cor branca? Obrigada.

    1. Olá, Marcia! As pedras em tonalidade clara normalmente deixam mais evidentes as manchas, mas podem ser aplicados materiais impermeabilizantes, e você pode usar granitos ou então o porcelanato, por exemplo, que são resistentes ao calor. Apenas evite o mármore, que é menos resistente do que o granito e por isso não é indicado para cozinhas. Abs

  10. Parabéns site maravilhoso! Estou decorando o meu apartamento e com uma duvida cruel de qual cor de granito coloca na bancada da cozinha, balcão americano e dois banheiros? Todos os meus revestimento de paredes são brancos e o porcelanato chão (aquele amarelinho tradicional) não sei tenho uma opção por tons claros ou o escuro destaca mais? Não sei coloco a mesma pedra em todos os ambientes? Me ajude? Quero um ambiente totalmente harmonioso! Desde já agradeço!

    1. Olá, Carla, que bom que gostou do site! :) A escolha dos materiais depende de uma análise dos ambientes como um todo, mas posso adiantar que não precisa usar o mesmo material nos banheiros e na cozinha, o que importa mais é que tudo siga a mesma linguagem. No banheiro você pode usar uma pedra mais clara, combinando com o piso, por exemplo, para ficar mais homogêneo. Na cozinha pode ser interessante um material mais escuro porque realmente destaca mais. No banheiro, que é menor, a homogeneidade ajuda a dar sensação de espaço, enquanto na sala e na cozinha o excesso da mesma cor pode se tornar monótono. Você está imaginando usar granito, necessariamente? Porque caso contrário poderia ser usado um porcelanato na cor do piso e um concreto acinzentado na cozinha, por exemplo. O cinza contrasta com o amarelado sem ficar pesado. É muita coisa para ser considerada, né? O ideal seria você visualizar e entender as diferentes possibilidades em um projeto, se tiver interesse me avise. Abs, espero ter ajudado!

  11. Oi, bom dia! Estou em uma grande dúvida para fazer minha cozinha. Estou planejando em colocar a pia da cozinha no cinza corumbá ou icaraí e o balcão da cozinha americana que ficará na mesma direção que o meu painel de televisão da sala, por ser apartamento muito pequeno na pedra itaúnas. Fica muito ruim por ser tons muito diferentes?

    1. Olá, Tamires! O ideal seria colocar a mesma pedra, para ficar mais fácil de harmonizar as cores e deixar mais homogêneo. Mas não necessariamente fica ruim misturar, depende muito do restante do ambiente. Se for colocar pedras diferentes mesmo, é bom reproduzir as cores de cada uma delas em outros elementos mesmo que não sejam pedras tb, para criar equilíbrio, justificar a existência das duas cores e também fazer com que elas fiquem menos chamativas pontualmente. Espero ter conseguido explicar! Qualquer coisa me procure. Abs! :)

        1. Pode ser nas soleiras também, mas me referi a qualquer objeto, como tapetes e sofás, por exemplo, que mesmo não sendo de pedra podem ter a mesma tonalidade de cor acinzentada das pedra corumbá, ou a cor mais suave da pedra itaúnas. O mesmo vale para o piso e paredes, tudo faz parte! :)

  12. Olá. Quero fixar um tampo de madeira em uma parede que já tem um passa prato com marmore. Qual a melhor maneira de fixar o tampo afim de fazer uma cozinha americana?

    1. Olá, Scharlise! Para fixar o tampo de madeira o tampo de mármore provavelmente deverá ser retirado, de maneira a garantir a estabilidade da bancada de madeira e também não deixar a peça muito larga. Abs!

  13. Ótimo esse site estou adorando e aproveitando para tirar minhas dúvidas mas tenho uma dúvida que ainda não encontrei resposta se puder me ajuda agradeço muito! Estou planejando fazer a minha mesa da cozinha igual a pedra da pia Preto São Gabriel, de um lado da mesa encostada na parede vou colocar banco fixo e estou em dúvida do que faço esse banco. Madeira combinado com os armários ou granito com almofadas
    Muito obrigada

    1. Olá, Aline, que bom que gostou do site! Minha sugestão é que o banco seja de madeira combinando com os armários, pois sai mais em conta e o excesso de granito pode deixar o visual da cozinha pesado, por ser escuro, e com sensação muito fria, por ser pedra. Mas as almofadas podem ser usadas no banco de madeira também, se quiser. Fica mais aconchegante. Abs, espero ter ajudado! :)

  14. Minha pia e bancada onde esta o fogão são de granito verde Ubatuba. Vou fazer uma bancada de refeições de 150×0,80. Devo utilizar novamente o verde Ubatuba ou posso usar um granito de tom claro?
    Obrigado

    1. Olá, Brisa. Depende muito do ambiente como um todo, mas normalmente fica poluído misturar mesmo. Para não ficar ruim, apenas se esse tom claro estiver presente em grande quantidade no ambiente, como cor de base dominante. Aí não fica com sensação de bagunça porque a bancada se mescla com o restante do espaço e não chama tanta atenção, deixando o destaque apenas para o granito mais escuro existente. Abs, espero ter ajudado. :)

  15. fiz uma cozinha planejada e estou querendo colocar o tampo de vidro. 49cm de largura por 2,99mt de comprimento .isso inclui fazer o buraco pra colocar a bacia da pia. duvidas, tenho quer por so o vidro em cima ou tenho quer por augo embaixo e qual a espessura ideal do vidro.

    1. Olá, Carlos, tudo bem? Pode ser só o vidro, dependendo da fixação utilizada, mas deve ser utilizado vidro feito especificamente para bancada, por profissionais especializados, e não vidraçarias comuns. E então eles farão uma análise do projeto e lhe dirão qual a espessura e tipo de fixação adequados. Abs!

  16. bom dia gostaria de uma orientação, vou fazer um armário com balcão L. 1,32 x A. 0,85 x P. 0,56 ( em mdf 15mm ) vou colocar um cooktop de 5 bocas, qual material posso usar no balcão com melhor custo x beneficio.
    muito obrigado

    1. Olá, reynaldo! Se é para colocar um cooktop tem que ser um material que não acumule sujeira e seja bem resistente a temperatura. Nesse caso eu descartaria a madeira, a cerâmica e o mármore e consideraria o granito, o porcelanato ou o concreto, dependendo de como for o restante da cozinha. São opções resistentes e menos caras do que outros materiais. Abs, espero ter ajudado!

  17. Ola boa noite, encontrei esse site e vi que voces sao muito solicitos a responder as perguntas em relaçao as pedras.
    Vamos ver se voce pode me ajudar.
    Vou reformar minha cozinha e quero fazer ela toda em granito preto.
    Do lado da churrasqueira vou fazer um balcao rustico com tijolo aparente.
    Minha duvida é se o tijolo 8 furos revestido com tijolinho, aguenta uma pedra de granito.
    O pedreiro disse que nao tem problema, mas estou com muito medo do balcao nao aguentar a peça.
    Se o tijolo 8 furos nao for a melhor opcao, voce poderia me aconselhar algum outro tipo de material para a construcao desse balcao, Pensado na resistencia para a peça.
    Muito obrigada desde ja!!

    1. Olá, Gabrielle! Esse tijolo não é muito resistente a impactos, por isso fica facilmente com pequenas rachaduras, mas ao mesmo tempo aguenta bastante peso. O que é importante é deixar a estrutura estável, ou seja, deixar as muretas firmes e bem apoiadas umas nas outras, para não ter o risco delas cairem ou ficarem se movimentando. Vãos muito grandes, como vários metros sem apoio, também podem ser evitados. E como alternativa, se quiser uma bancada onde seria possível até subir ou sentar, seriam os blocos de concreto. E também é interessante fixar o granito na parede, sempre que possível. A resistência nesse caso depende da rigidez da parede. Mas sempre evitando vãos muito grandes sem nenhum tipo de apoio, pois o próprio granito poderia se romper. Abs, espero ter ajudado! :)

  18. Parabéns pela ótima apresentação. Estou montando o projeto de uma casa e preciso de 6m de bancada na cozinha, mas estou vendo que os materiais disponíveis pesariam muito no orçamento para uma bancada deste tamanho. Estive imaginando, seria possível fazer uma bancada de concreto e cobrir com uma peça de mármore/granito mais fina para economizar?

    1. Olá, Jônatas! Infelizmente com as pedras não é possível, pois elas têm uma espessura muito grande. É possível usar cerâmica, mas os rejuntes dão aspecto pouco moderno às bancadas e ficam acumulando sujeira. Minha sugestão seria deixar as bancadas no concreto mesmo, e fazer acabamento apenas com resina, pelo menos em parte desses 6 metros. Abs

  19. Olá estou em fase de construção e resolvi usar uma parede de fundo do banheiro com porcelanato de madeira ,mais queria também fazer uma bancada para a Cuba do banheiro de concreto e revestir com o mesmo porcelanato o q vc acha ficaria bom?

    1. Olá, Flavia! Acho que fica bom sim, e inclusive acho importante repetir o material da parede do fundo nessa outra ponta do banheiro ou em alguma outra parte como no piso, por exemplo, para não deixar a parede perdida e sem sentido. Abs! :)

  20. Olá! Tenho uma mesa de mosaico rústica e gostaria de saber se existe algum material que possa ser aplicado na sua superfície para hipermeabilizá-la. Abs.

    1. Olá, Paulo! Sim, existem materiais impermeabilizantes, mas qual material aplicar depende do que é feito o mosaico e a mesa. Veja aqui o que aplicar em cada tipo de mosaico para fazer a impermeabilização. Abs!

  21. Olá gostaria de fazer uma mesa para área de piscina, com 2.50 comprimento e 0.80 largura. Não utilizamos muito, um fim de semana no mês só para almoçar. Faço de mármore ou granito. Não quero gastar muito pois quase n usamos. Me falaram q o mármore não é resistente, mas resistente ao que? Será que não da certo??

    1. Olá, Priscila! Existem vários tipos de granito e de mármore, e eles são diferentes entre si, mas de maneira geral os granitos são mais resistentes a manchas e são mais baratos do que grande parte dos mármores, que são mais raros por aqui. Então, se é para fazer uma mesa, onde pode cair muita coisa, como bebidas, por exemplo, e você não quer gastar muito, melhor o granito mesmo, principalmente os mais escuros. É só procurar um tipo que seja mais em conta, pois o preço varia de acordo com a aparência e facilidade de se encontrar a pedra na natureza, e não da resistência. Abs, e espero ter ajudado!

  22. Olá! Estou muito em dúvida sobre qual pedra escolher para a bancada do meu banheiro. Qual a melhor opção mármore branco prime ou granito branco itaúnas? Em relação a estética e durabilidade? O granito pode sofrer manchas de água ao longo do tempo? Qual a opção de pedra mais adequada para o banheiro?
    Obrigada!!

    1. Olá, Vanessa! Seguinte, de maneira geral o granito é mais resistente do que o mármore, principalmente a manchas de produtos químicos. Mas o que acontece é que quando qualquer pedra absorve muita água, ela fica molhada por um tempo e nas mais claras isso aparece, enquanto nas escuras não. Então para ter peças claras no banheiro sem aparecer muito essas marcas, mesmo que elas sejam temporárias, o melhor é aplicar um impermeabilizante periodicamente, ou então usar materiais impermeáveis como o porcelanato, por exemplo. Abs!

    1. Olá, Rosineide! De maneira geral, granitos claros combinam melhor com madeiras escuras e granitos escuros com madeiras claras, para dar contraste! Abs

  23. Gostaria de saber se as combinações de bancada de ardosia com cuba cinza clarinho bem sutil seria uma boa combinação,fico em dúvida,tenho uma bela pedra de ardosia que gostaria de aproveitar em um pequeno banheiro e tenho louças cinzas claro bem sutil,qual cor de piso ficaria melhor?Tenho muitas dessas pedras de ardósia e duas louças completas na cor cinza,gostaria de recicla-las,por favor gostaria de uma opinião.Grata.

    1. Olá, Francisca, é uma boa combinação sim, e o piso pode ser na ardósia ou então no mesmo cinza das louças. Mas é interessante, nesses dois casos, que pelo menos algumas paredes e o teto sejam brancos, para amenizar a presença forte do cinza e deixar o ambiente mais leve. Outra alternativa é deixar tudo cinza claro mesmo, menos o teto, e complementar com cores vivas, para ficar mais alegre. Abs!

  24. Bom dia!
    Estou mudando pra uma cozinha nova que nao e americana , portanto nao tem nada nela ainda so as paredes sao de ceramica branca e pisos claros , gostaria de alguma opniao de como mobiliar pra ficar uma local aconchegante e agradavel , e qual os melhor material pra mobiliar.

    Grata: Ruth Gomes

  25. Eu e meu esposo estamos passando por um dilema para decidir de qual material será nossa bancada, no nosso caso não se trata da bancada da pia, mas sim de um balcão que ficará mais alto e nas costas da pia (deu para entender?), onde serão colocados banquetas para recebermos os amigos, portanto não é uma bancada molhada, mas tbm não é uma bancada totalmente seca. Eu quero fazer de madeira por questões de estética e ele de mármore por durabilidade. O que vc nos aconselha?

    1. Olá, Emanuelle! Como não sei como é o resto dos ambientes não tenho como opinar em relação a qual material ficaria mais harmônico, mas em relação a durabilidade x estética, é importante lembrar que entre as pedras naturais o mármore não é muito resistente a manchas. Talvez ele esteja pensando no granito, que é realmente mais resistente do que a madeira. Mas o que eu sugiro então, para tentar conciliar as duas preocupações, é o uso de materiais resistentes que imitem a madeira, como o porcelanato, ou então de chapas de fibra (ou hardboard), que são como o mdf e o mdp porém bem mais resistentes, inclusive à água, e podem ter visual madeirado. Espero ter ajudado! Abs

  26. Olá, gostaria de fazer uma bancada de concreto, se eu a fizer com 7cm de espessura, exite valvula com esse comprimento para encaixar no sifão? como faço? obrigada

    1. Olá, Camila! Os tamanhos de válvula são padronizados, mas sempre tem que ser feito um furo na bancada no lugar onde ela será colocada, então a altura fica livre, dá certo mesmo com a válvula normal! :) Abs.

  27. Olá! Posso usar 2 tipos de pedra na bancadas da cozinha?
    Eu fiz a bancada pia e fogão em L com marmoglas mais rachou e trincou na parte do fogão que é cooktop. Gostaria de saber se nesta parte que é do fogão e mais um pedaçõ restante de 60cm posso colocar o granito preto que é mais resistente por cima desta bancada branca?

    1. Olá, Isabel! Pode usar dois tipos de pedra na mesma cozinha sim, mas não uma sobre a outra. Mesmo que seja só na área afetada, a bancada deve ser retirada para substituir pelo granito, caso seja essa a pedra escolhida, para que exista alguma forma de fixação nas paredes e a bancada não fique grossa demais ou acumulando sujeira entre os materiais. Abs!

    1. Olá, Milena! Os materiais mais resistentes normalmente são o vidro, o granito, ou até mesmo o porcelanato. Desses 3, a alternativa mais econômica é o vidro, que pode ser apoiado sobre diferentes tu=ipos de móveis, pés ou balcões. Teria ser feita toda uma análise do projeto da loja, para que o material se adequasse em todos os sentidos. Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>