MEDIDAS IDEAIS NO BANHEIRO

Na hora de projetar ou montar o banheiro surgem muitas dúvidas referentes a medidas e distâncias que garantam o conforto e a funcionalidade de cada peça.

As medidas ideais não são completamente rígidas pois dependem de fatores específicos, como o tamanho das pessoas que irão usar o ambiente com mais frequência, por exemplo. Então o bom senso é sempre bem-vindo. Mas de maneira geral, existem algumas recomendações quanto ao dimensionamento do banheiro:

– Altura da bancada ou do final da cuba

O que importa para o cálculo da altura é a borda da cuba, ou seja, a parte mais alta dela, pois é ela que deve ficar em uma posição de fácil acesso. Isso significa ficar a uma altura que permita seu uso para lavar as mãos sem se curvar para baixo e também sem ter que dobrar demais os braços. Para que isso aconteça, a altura recomendada é de 80 a 90cm, dependendo da altura das pessoas que irão usar o banheiro. No caso de cubas embutidas, essa deverá ser a medida de altura do topo da bancada, e se forem utilizadas cubas de apoio essa deverá ser a medida do topo da cuba até o chão.

– Profundidade da bancada

Existe uma medida de referência para a profundidade da bancada que é de no mínimo 55cm, mas essa medida se baseia no tamanho necessário para deixar o ralo da cuba na distância certa da parede para encaixar com um sifão rígido. Mas muitas vezes não é possível fazer bancadas com essa profundidade, então basta utilizar um sifão flexível ou então deixar a bancada menor do que a cuba, que nesse caso pode ser de parede ou de semi-encaixe, com a ponta para fora do final da bancada, na parte da frente. (Ver também: “Tipos de Cubas“)

– Largura da área para o vaso

O ideal é que a área do vaso sanitário tenha pelo menos 60cm de largura, para poder encaixar nesse espaço não só o vaso em si, mas também a lixeira e a papeleira, além de permitir o movimento dos braços. Quanto maior, melhor.

medidas banheiro

– Distância entre a torneira e a cuba

A localização dos pontos de água na parede dependem do tipo torneira utilizada. Isso porque a medida que importa em termos de funcionalidade é a distância final entre a ponta da torneira, de onde sai a água, e cuba. Essa distância deve ser de aproximadamente 15cm, que é uma medida grande o suficiente para permitir o livre movimento das mãos em contato com a água e pequena o suficiente para não fazer espirrar muita água. De acordo com o modelo da torneira, o ponto de fixação pode ficar acima ou abaixo da ponta da peça, então deve ser feito um cálculo específico já com a torneira escolhida, ou então escolher uma peça que no final vá ficar com essa medida da ponta para a cuba, caso o o ponto na parede já exista. E se a torneira for de bancada, vale a mesma regra dos 15cm para calcular. (Ver também: “Tipos e Modelos de Torneiras“)

– Largura mínima do box

Para ficar confortável, a largura do box deve ser de cerca de 80cm pelo menos, se ele for retangular, e um pouco maior, 90cm no mínimo, se o box for quadrado, pois importa também a área total dentro do box, evitando que ele fique muito claustrofóbico ou que não exista espaço para se movimentar ou sair de baixo do chuveiro.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *