MICRO-CASAS DE 15 A 65m²

O conceito de micro-casas tem se tornado cada vez mais comum, e não é só pela falta de espaço, mas também pela ideia de praticidade e de uma vida mais simples. (Ver também: “Micro-Apartamentos, uma Tendência Atual“)

As micro-casas têm ainda uma vantagem em relação aos micro-apartamentos que é a possibilidade de serem transportadas eventualmente, quando são feitas sobre plataformas com rodas, como trailers, ou até mesmo sobre bases flutuantes, como barcos. (Ver também: “Casa Flutuante“, “Casa Sobre Rodas” e “Casa Portátil“)

Micro-casas grandes por dentro e pequenas por fora

Veja alguns exemplos de micro-casas que impressionam por parecerem maior por dentro do que parecem por fora, e conseguirem atender a todas as necessidades funcionais básicas de 1 ou 2 pessoas em pouquíssimo espaço:

– House on Wheels (20m²)

micro casa - house on wheels - echo living 1

Desenvolvida e construída pela empresa Echo Living, essa micro-casa sobre rodas tem design minimalista e interior arejado e iluminado, além de um sistema de placas fotovoltaicas que permitem que ela seja energeticamente auto-suficiente, ou seja,  produza a energia que consome. Veja mais aqui.

micro casa - house on wheels - echo living 2

– Pod Idladla (65m²):

micro casa - pod idladla 1

Com mezanino, deck, muitas prateleiras e aspecto descolado, a Pod Idladla, uma pequena casa pré-fabricada com base em módulos de 17 metros quadrados que podem ser montados de diferentes formas, tem sensação ampla gerada principalmente pelo pé-direito duplo. Veja mais aqui.

micro casa - pod idladla 2

– Vista (15m²):

micro casa - escape vista 2

Com amplas aberturas, cores suaves e móveis todos no mesmo andar, essa pequena casa impressiona pela sensação agradável e aparentemente bem maior do que é, e ainda conta com utilidades como uma máquina de lavar dentro do banheiro. Veja mais aqui.

micro casa - escape vista 1

– Chris Heininge Tiny House (27m²):

micro casa - casa pequena - chris heininge - capa

Muitos truques são utilizados para aumentar a quantidade de armários nessa casa feita pelo arquiteto Chris Heininge nos Estados Unidos, que tem armários na base do sofá, embaixo da escada e praticamente em todos os cantos que se possa imaginar. Mas mesmo assim a sensação é de leveza, graças ao pé-direito duplo na área da sala e à grande quantidade de aberturas. Veja mais aqui.micro casa - casa pequena - chris heininge - 1

– Cubica (15m²):

micro casa - casa container - cubica - capaNesta pequena casa feita com um container foi feito um terraço descoberto na parte de cima da casa, além da varanda, para os momentos em que se queira uma sensação mais aberta.
micro casa - casa container - cubica - 4

O projeto tem dois truques fundamentais para criar sensação de conforto e de espaço: Os materiais conferem sensação aconchegante enquanto a grande abertura em uma das faces, de frente para a cama, garante a impressão de amplitude. Veja mais aqui.

micro casa - casa container - cubica - 5

Veja também nossas dicas para pequenos espaços.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *