IDEIAS PARA O MURO COM ÁRVORES

Questão da leitora: “Preciso fazer um muro, e tem uma árvore enorme bem na linha do muro. Não posso retirá-la, quero uma ideia para fazer o muro com a árvore. Obrigada.”

Resposta: Existem algumas formas de fazer o muro com a árvore de maneira a tirar proveito da sua existência. A ideia é deixar a árvore destacada, como se tivesse sido colocada ali de propósito. (Veja também: “Ideias para Construir Mantendo as Árvores do Terreno“)

Se ela está bem na linha do muro, deverá ter algum tipo de desvio no muro. Esse desvio pode ter várias formas. A escolha do formato ideal depende do visual desejado e do espaço disponível:

  • Muro com árvores em recortes quadrados:

 Imagem: Ricardo Rabello Arquiteto

O recorte reto no muro pode ser feito de várias formas. Pode ser criado apenas um recorte para a árvore, ou então vários recortes, colocando jardineiras entre eles. Assim o muro fica todo valorizado. A parede do fundo pode ser destacada com outro material ou cor, para criar um jogo de volumes.

muro com árvores

As laterais do recorte onde ficará a árvore pode inclusive ter laterais de portão ou de paredes vazadas, para quebrar ainda mais a sensação de quadrado simples.

  • Muro com árvores com desvio em curva:

muro com árvoresImagem: Pra Mim Imóveis

O espaço para a árvore pode também ser feito em curva, deixando a fachada com visual mais suave. Esse efeito fica ainda mais reforçado se o paisagismo ou até a própria casa tiver também linhas arredondadas em alguma parte.

  • Muro com árvores nos recortes em ângulo:

muro com árvoresImagem: Tudo Construção

Outra alternativa é criar espaços triangulares para encaixar uma ou mais árvores e plantas. Essa solução ocupa menos espaço da parte interna do terreno, e funciona especialmente bem quando são feitos vários recortes no muro, deixando o muro quase todo em zigue-zague.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *