O DOM ARQUITETÔNICO DO JOÃO DE BARRO

A espécie de pássaro conhecida como João de Barro tem talentos naturais na área de arquitetura e construção.

Sem ter feito nenhum curso e até mesmo sem ter aprendido por observação, o joão de barro sabe instintivamente como fazer seu ninho, que se difere dos ninhos dos outros pássaros pela forma e pelo material.

ninho do joão de barro 2

O material usado no ninho do joão de barro

O ninho do joão de barro é feito por um casal de passarinhos, usando uma mistura de barro com palha que eles carregam do chão para o local do ninho em até centenas de viagens. O lugar escolhido é sempre um galho, mureta ou outra superfície que seja mais rígida.

Uma mistura muito similar é usada também nas construções humanas, no sistema conhecido como COB. Nas casas de COB, a terra é misturada com areia e palha, e as paredes são também erguidas sem máquinas, embora nesse caso a moldagem seja feita com as mãos e não com bicos. Nos dois casos a resistência do material é muito alta, resistindo ao tempo e às interpéries por muitos anos. (Saiba mais sobre as casas de COB aqui).

Vídeo do joão de barro fazendo seu ninho

Veja um ninho de joão de barro sendo construído por um casal de pássaros, do início ao fim:

Características do ninho do joão de barro

O ninho do joão de barro não impressiona apenas pela simples capacidade do pássaro de criar seu próprio abrigo coberto com um material muito resistente e em locais firmes e estáveis. Ele tem outras características que mostram uma inteligência surpreendente. Veja algumas delas:

  • A porta do ninho tem sempre o tamanho adequado, ideal para a entrada confortável do joão de barro mas sem exagero, para não permitir a entrada de animais maiores do que eles.
  • A posição da porta é também planejada com cuidado, ficando na direção contrária à chuva e ao vento.
  • A parte interna é dividida em duas áreas, através de uma extensão de uma das laterais da entrada para o lado de dentro, criando um local mais seguro, separado da entrada por essa divisão. Essa área é reservada para a fêmea colocar os ovos, que ficam assim mais protegidos ainda.
  • A parte interna do ninho recebe decoração para ficar mais confortável, com penas e palhas fazendo a forragem.

ninho do joão de barro - artigooNinhos do joão de barro empilhados – Imagem: Artigoo

Tempo de construção e uso do ninho pelo joão de barro

O ninho demora cerca de duas semanas para ficar pronto, e o casal de passarinhos o utiliza por aproximadamente 1 ano, com várias crias. Após esse período, o ninho fica disponível para outros pássaros. Algumas vezes são feitos vários ninhos, uns sobre os outros, criando uma espécie de edifício ao invés de uma simples casa. Uma aula de arquitetura e também de desprendimento por parte do joão de barro.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *