personalidade - capa

O QUE SÃO AMBIENTES ‘COM PERSONALIDADE’

Assim como tantos outros termos que também são distorcidos até não poder mais, a expressão “ambientes com personalidade” também costuma ser muito mal utilizada.

Dizer que um espaço tem personalidade é associado, em uma visão muito rasa do que seria ter personalidade, a formas e cores chamativas ou incomuns. Mas um ambiente com personalidade pode ou não ter cores mais vivas, assim como pode ou não ter soluções nitidamente diferenciadas. Não é isso que faz um ambiente ser autêntico, assim como não é ser “do contra” que faz uma pessoa ter personalidade, no sentido mais abrangente da palavra.

Na verdade, o que faz um espaço ter personalidade é ter sido criado sem padrões pré-estabelecidos de moda ou tendências, com soluções criativas e bem encaixadas com as necessidades e gostos mais essenciais de cada pessoa. Nem sempre isso é visível em um primeiro momento por qualquer um, mas a pessoa que utiliza o espaço sente que ele tem a ver com ela de fato.

Uma pessoa que busca intencionalmente se destacar das demais através de uma imagem chamativa ou impactante continua em função da massa, embora através da negação. Da mesma maneira, ambientes ou construções chamativas e cheia de cores, porém feitas desta forma apenas para dizer que o local tem personalidade, no sentido de serem diferentes, não têm nada de realmente especial. São apenas mais uma tendência, o “estilo com personalidade”. E esse estilo se repete assim como tantos outros, como produção em massa.

Personalidade real é esquecer dos padrões, é não precisar se destacar e nem se encaixar, é não se preocupar em “ter personalidade” e simplesmente fazer o que tem a ver com você mesmo. Se isso encaixar com os padrões mais discretos e normalmente aceitos, tudo bem, e se ficar mais chamativo sem problemas também. Isso simplesmente não importa.

Texto: Arquiteta Fernanda DG

Quer receber nossas dicas por e-mail?

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>