ONDE COLOCAR A ESCADA EM CASAS ESTREITAS

Em casas estreitas é importante saber onde colocar a escada para aproveitar melhor o espaço, além de fazê-la com uma forma que se encaixe bem no espaço disponível.

Onde colocar a escada na casa estreita

Em um terreno estreito ou em uma casa estreita, a melhor posição para colocar a escada é na transversal, ou seja, cortando o espaço na profundidade. Isso porque é melhor que ela divida os ambientes em dois do que reduza ainda mais a largura disponível no pedaço onde ela estiver.

  • Reduzindo a circulação

Veja nas imagens abaixo que quando a escada foi colocada no sentido da parede maior, o espaço que sobra pode até ser bom no andar de baixo, onde fica a sala, principalmente porque o móvel da TV ou outro móvel pode aproveitar a área de baixo da escada. Mas no andar de cima surge um corredor muito grande, já que a escada comprida afasta as duas pontas da casa. E o espaço que sobra ao lado da escada no andar de cima não chega a ser suficiente para criar um quarto, apenas um banheiro. Quando ela é colocada na transversal, no entanto, o espaço necessário para fazer um corredor é menor, e com isso os quartos podem ser maiores.

onde colocar a escada 1

A única forma de fazer a escada longitudinal ficar legal em casas estreitas é deixar os primeiros e os últimos degraus virados para o lado. Assim a circulação fica menos exagerada, pois quem sobe chega no meio da casa e não em uma das pontas.

  • Escada no meio ou na ponta da casa

Outra questão importante é se a escada ficará na ponta ou no meio da casa. O ideal, se for possível, é que ela fique na região central da construção, facilitando o acesso a todas as partes da casa.

Qual a forma ideal da escada na casa estreita

A escada que menos ocupa espaço é a escada helicoidal, muitas vezes chamada de escada caracol. Mas ela não agrada a todos, por causar tonturas em algumas pessoas e ser um pouco mais difícil de ser usada, pela necessidade de subir fazendo curva ao mesmo tempo. Outra opção para ocupar pouco espaço com a escada é fazer degraus alternados, conforme explicado nesse post (Clique para ver).

  • Escadas em U com ou sem patamar

Uma escada reta, se for colocada na transversal em uma casa estreita, funciona melhor se for feita em forma de U, para que ela chegue no andar de cima bem na parte do meio, podendo ir para qualquer um dos lados com facilidade. E se for preciso evitar o espaço extra gasto pelo patamar da escada em U, podem ser feitos degraus na área que faz a curva, conforme o desenho abaixo.

onde colocar a escada 2

De qualquer forma, em espaços pequenos é sempre interessante que a escada seja livre na parte de baixo, para que o espaço sob ela possa ser aproveitado. E se for para deixar o visual ainda mais leve, basta fazer degraus vazados.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *