OS DIFERENTES MODELOS DE ESCADAS

Os diferentes espaços e circunstâncias pedem diferentes modelos de escadas. Para saber escolher, é preciso saber quais as opções que  existem.

Partes da escada

Antes de entender os modelos de escadas, veja as diferentes partes da escada e sua nomenclatura:

partes da escada

Modelos de escadas quanto à forma

Confira os diferentes modelos de escada de acordo com a sua forma:

  • Escada reta

A escada reta vai do piso de baixo ao de cima em um único sentido, sem viradas ou curvas. Mesmo assim, pode ter um ou mais patamares no meio, se a altura for muito grande.

  • Escada em “L”

Se a escada tiver um lance perpendicular ao outro, com um patamar no meio, ela é uma escada em “L”.

modelos de escadas

  • Escada em “U”

Se a escada tiver um lance paralelo ao outro, com um patamar na ponta, ela é uma escada em “U”.

  • Escada em leque

A escada em leque é uma escada em “L” ou em “U” que ao invés de um patamar tem degraus fazendo a curva. A sua vantagem é o aproveitamento de espaço, já que os degraus permitem continuar subindo na área onde ficaria o patamar. Por outro lado, os degraus da curva são um pouco mais fáceis de causar quedas, por serem triangulares, com o canto pouco profundo.

  • Escada helicoidal

modelos de escada - escada helicoidal

A escada helicoidal também é chamada de espiral ou caracol. Ela é redonda, com os degraus dispostos ao longo de um pilar central. Sua vantagem é ocupar pouco espaço, sendo inclusive a única opção possível em algumas situações. As desvantagens são os degraus triangulares e pequenos, que podem gerar quedas e causar tonturas ao subir ou descer, e a dificuldade para levar móveis de um andar para o outro.

  • Escada curva

modelos de escadas - escada curva

A escada curva é arredondada como a helicoidal, porém não é totalmente circular. Ela é mais larga e ocupa uma extensão bem maior. Ela precisa normalmente de uma área com pé-direito duplo, pois apenas um vão pequeno na laje não é suficiente.

  • Escada com degraus alternados

modelos de escadas - degraus alternadosImagem: Mansion Stairs

A escada com degraus alternados, também conhecida como “escada santos dumont”, é uma maneira de encurtar a escada reta. Os degraus são divididos no meio, e um lado fica mais alto do que o outro. Assim o mesmo espaço que seria usado apenas para um degrau na escada convencional se transforma em espaço para dois degraus. Saiba mais sobre a escada com degraus alternados aqui.

Modelos de escadas quanto à estrutura

Confira os diferentes modelos de escada de acordo com o tipo de estrutura usada para sustentá-la:

  • Escada com parte de baixo fechada

modelos de escadas

A escada fechada pode ter paredes na parte de baixo ou então apenas uma superfície lisa e inclinada. É o tipo mais comum de escada, e também o mais simples de ser executado.

  • Escada com vigas laterais

modelos de escadas

Se os degraus forem vazados, ou seja, abertos na parte de baixo, podem ser feitas duas vigas para sustentá-la, nas duas laterais.

  • Escada com viga central

modelos de escadasImagem: Gowling Stairs

Outra opção é usar apenas uma viga no meio da escada, deixando as laterais em balanço. Nesse tipo de escada é preciso fazer degraus reforçados, para que eles não se quebrem. Mas o visual fica bem leve.

  • Escada flutuante

modelos de escadas - escada flutuante

Se a leveza for fator primordial no projeto, as escadas flutuantes são a melhor opção. Elas ficam com os degraus presos na parede, com uma estrutura que fica embutida. Assim os degraus parecem estar voando.

  • Escada suspensa

modelos de escada- escada suspensaImagem: Houzz

Escada pendurada por cabos de aço em toda a sua lateral. Os cabos precisam estar presos a uma laje, e não a um forro.

  • Escada cascata

modelos de escadas- escada cascataImagem: Siller Stairs

A escada cascata é a que tem a lateral em zigue zaque, acompanhando a forma dos degraus. Essa forma garante a sustentação da escada, porém precisa ser feita com cuidados técnicos específicos para funcionar.

Escadas com degraus vazados ou fechados

Em quase todos os modelos de escadas, os degraus podem ser fechados ou vazados. Isso significa que ele pode ou não ter a parte vertical (espelho) fechada. Se ela for vazada, o visual fica mais leve, e se for fechada fica mais robusta. Depende então do efeito que se quer criar.

Também é importante pensar no que se quer fazer embaixo da escada, pois algumas funções, como um lavabo por exemplo, exigem que os degraus sejam fechados.

Como calcular as escadas

Veja no post “Como Calcular as Medidas da Escada” ou no vídeo abaixo algumas dicas para calcular o tamanho das escadas:

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *