OS DIFERENTES TIPOS DE CORES

As cores são um universo à parte dentro da decoração. Além do impacto psicológico que cada uma delas tem o poder de gerar (Ver “Influência das Cores nos Ambientes“) e da possibilidade de misturas que resultam em uma quantidade infinita de tons, elas são também informalmente classificadas por grupos, compostos pelos diferentes tipos de cores em termos de tonalidade.

– As cores neutras são aquelas que aceitam a combinação com qualquer outra cor, como o preto, o branco e o cinza, que é a mistura do branco com o preto. Algumas cores podem ser acrescidas a essa base, formando uma composição ainda neutra. Para isso, o acréscimo de cor deve ser quase imperceptível, como no caso do acréscimo do amarelo ou do laranja, que formam o creme e o bege, por exemplo.

– As cores secas são o resultado da utilização do cinza em sua fórmula, que deixa o aspecto da cor mais “fechado” e sóbrio. Cores neutras podem ser mais alegres ou mais secas, por exemplo, dependendo da proporção de cinza que possuem. Os tons mais secos são ideais para utilização em conjunto com outras cores e para criar uma ambientação mais discreta, pois têm menos impacto e são menos cansativas.

cores secasCores secas.

– As cores pastéis são criadas a partir da mistura com o branco em sua composição, em grande quantidade. Os tons pastéis são portanto sempre bem claros e suaves, embora sejam em essência alegres, pois não possuem cinza nem preto como base, e é por isso que são frequentemente utilizadas em quartos infantis.

cores pasteisCores pastéis.

– As cores vivas podem ser claras ou escuras, porém sempre marcantes e chamativas. São ideais para criar destaque e deixar a ambientação mais ousada, porém devem ser usadas com critério para não se tornarem cansativas ou deixarem a ambientação muito agressiva, dependendo da função do espaço e do gosto pessoal.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

4 ideias sobre “OS DIFERENTES TIPOS DE CORES”

  1. Olá bom dia, estou pintando a minha casa e irei pintar a sala na cor palha, e queria pintar uma parede com grafiato, quais são as cores que se enquadram?

    Obrigado desde já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *