parede de vidro - that house austin maynard - capa2

EFEITOS DA PAREDE DE VIDRO NO LUGAR DA JANELA

Fazer uma parede de vidro ao invés de uma janela recortada na parede tem várias vantagens, e não precisa ser mais caro como costumamos pensar.

Nessa casa, construída na Austrália e projetada pelo escritório de arquitetura Austin Maynard Architects, a diferença fica bem clara.

parede de vidro - that house austin maynard - 1

Parede de vidro dá sensação de espaço

O principal efeito gerado pela parede de vidro quando usada no lugar da janela é que ela integra os ambientes, tanto dentro da casa quanto misturando o interior ao exterior.  A consequência é que os ambientes parecem maiores, pois não parecem acabar onde realmente acabam. Nessa casa, por exemplo, a parede de vidro nos fundos da casa faz com que o jardim pareça se misturar com a casa, sem criar uma divisa marcante entre a parte de fora e a de dentro.

parede de vidro - that house austin maynard - 4

Parede de vidro melhora a ventilação

A ventilação também é favorecida quando se usa a parede de vidro, mas para isso as folhas do vidro precisam ficar abertas e é interessante também que exista uma face de entrada e outra de saída para o vento, como existe nessa casa. (Saiba mais sobre ventilação natural aqui).

parede de vidro - that house austin maynard - 6

Parede de vidro tem melhor efeito estético

Ao ver a casa de fora, as paredes de vidro criam o contraste entre o “cheio e o vazio”, ou seja, entre as partes abertas e leves e as partes fechadas, criando uma volumetria mais interessante do que os caixotes com quadrados recortados formados pelas janelas.

parede de vidro - that house austin maynard - 2

Parede de vidro compensa financeiramente

O vidro em si, embora seja mais caro do que uma parede simples, pode não sair mais caro no final das contas. Isso porque uma boa janela com caixilharia, que são as molduras da janela, além do reforço que precisa ser feito na parede para encaixar a peça, pode não ser tão barato assim. As janelas mais baratas costumam ter materiais de qualidade inferior e terem tamanho reduzido. E o vidro pode ser adquirido por vários preços, sendo que os vidros sem caixilharia custam mais barato e não prejudicam a qualidade, deixando inclusive o visual mais leve.

parede de vidro - that house austin maynard - 7

Projeto de Austin Maynard Architects, fotos de Tess Kelly.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>