parede térmica - iaac

PAREDE TÉRMICA PODE SUBSTITUIR AR-CONDICIONADO

Estudantes espanhóis do IAAC – Institute for Advanced Architecture of Catalonia – desenvolveram um sistema para ser usado como paredes que promete resfriar os ambientes no calor e esquentar no frio, deixando a temperatura sempre confortável.

Como funciona a parede térmica

A parede térmica, conhecida como “hidrocerâmica”, é formada por cerâmica e pequenas bolhas de um material chamado hidrogel, que são feitas à base de hidrogênio e conseguem acumular água em até 400 vezes sua massa.

parede térmica 2 - iaacParede térmica – Imagem: IAAC

As bolhas de hidrogel ficam espalhadas pela superfície de cerâmica em pequenos furos, e quando chove elas se enchem de água. Isso faz com que as temperaturas fiquem mais agradáveis, já que no frio a água retém o calor dentro do ambiente, e no calor a água evapora, refrescando o ar interno. E tudo isso automaticamente, sem precisar de energia elétrica ou acionar qualquer mecanismo.

Vantagens de eliminar o ar-condicionado

A otimização das condições de temperatura dos ambientes é sempre importante para reduzir ou eliminar a necessidade de aparelhos com muito consumo de energia, como o ar-condicionado, que além de gastar muita eletricidade reduz a umidade do ar, favorecendo o surgimento de doenças respiratórias.

Materiais térmicos disponíveis no mercado

A parede térmica ainda não está sendo comercializada, mas pode vir a ser em breve. Outras opções já disponíveis para ajudar a melhor a temperatura dos ambientes são os materiais isolantes, como cortiça, lá de vidro ou isopor, a tinta térmica, que pode ser aplicada nas paredes e na cobertura, e o sistema de aquecimento dos pisos. Também existem sistemas construtivos que funcionam melhor do que a alvenaria convencional em termos de conforto térmico, como as construções em EPS.


Veja aqui mais dicas sustentáveis para construir ou decorar.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>