PAREDES DE VIDRO – VANTAGENS E DESVANTAGENS

Grandes aberturas de vidro são ótimas para integrar os espaços, especialmente os ambientes externos com os internos, e mantêm o visual leve. Mas existem alguns inconvenientes que podem ser amenizados com soluções simples:

– Privacidade da parede de vidro

O vidro translúcido favorece a vista da paisagem e a integração entre os ambientes, mas em alguns momentos podemos não querer essa visibilidade toda. Para garantir a privacidade sem perder as características de leveza do vidro podem ser usados vidros semi-translúcidos, como o jateado ou o mini-boreal, ou então persianas e cortinas. Existe ainda uma terceira opção que é o vidro inteligente ou smart glass, que é ligado à energia e fica totalmente opaco normalmente, como se fosse um vidro leitoso, ou translúcido quando ligado. Saiba mais sobre o vidro inteligente aqui.

paredes de vidro 2 - nico van der meulen architectsImagem: Nico Van der Meulen Architects

– Excesso de luz ou de calor

Luminosidade é outro fator normalmente desejado mas que também pode ser inconveniente em alguns momentos, como na hora de dormir ou ver TV. Alguns tipos de cortinas reduzem a passagem de luz, parcialmente ou até totalmente, quando são feitas com tecido blackout. Mas o ideal é criar beirais de grande profundidade ou até varandas para proteger a área do vidro, de maneira a proteger a parte interna da casa não só da luminosidade mas também do calor excessivo. Outro cuidado deve ser o posicionamento da abertura de vidro, para evitar que a luz incida diretamente sobre a tela da TV, por exemplo. (Ver também: “Conforto Térmico em uma Casa Cheia de Vidro“)

paredes de vidro 3 - archizarImagem: Archizar

– Limpeza da parede de vidro

Todos sabem que o vidro suja com facilidade. Mas em algumas situações ele suja bem mais rápido, como em coberturas, em superfícies que fiquem em contato com a chuva ou em locais com muita maresia. É preciso então prever, nesses locais, se a manutenção do vidro poderá ser feita constantemente ou não, pois se estiver sujo ele perde todo o seu efeito. Além disso, pode ser interessante evitar o vidro em locais de difícil acesso, como paredes muito altas, caso não se queira subir em escadas, e também proteger as aberturas maiores da chuva através de coberturas maiores.

paredes de vidro 1 - home dsgnImagem: Home DSGN

– Acústica do vidro

A quantidade de som que passa pelos vidros está ligada ao tipo de vidro utilizado e à sua espessura. Vidros acústicos normalmente são vidros duplos, ou seja, duas lâminas de vidro com um espaço vazio entre elas, mas existe também um tipo de vidro laminado que é considerado acústico também, por ter, além da película interna, que também ajuda a bloquear o som, espessura maior do que a do laminado comum. Mas não necessariamente é preciso usar vidros acústicos para ter conforto nos ambientes, apenas se o local tiver muitos ruídos ou se a intenção for bloquear quase totalmente a passagem de sons.

Imagem de capa: Chicago Tribune


Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *