PASTILHAS ADESIVAS – UM JEITO PRÁTICO DE COBRIR AZULEJOS

As pastilhas adesivas são uma boa opção para cobrir azulejos e outros revestimentos. Elas são fáceis de aplicar e têm várias opções de acabamento.

Vantagens das pastilhas adesivas em geral

A grande vantagem das pastilhas adesivas é que elas podem ser aplicadas diretamente sobre os revestimentos existentes. Elas não precisam de massa para assentamento, por isso ficam com espessura bem menor. A ausência dessa camada de massa também faz com que a aplicação fique totalmente limpa, sem muita bagunça. E além disso eliminam a necessidade de contratação de mão-de-obra especializada.

Tipos de pastilhas adesivas

Existem adesivos com desenhos de pastilhas. São mais baratos porém são bem menos realistas. E quando colocados sobre azulejos ou outros materiais com rejunte, a marca dessas divisões pode ficar aparente, dependendo do material. Os papéis de parede auto adesivos vinílicos são um pouco mais grossos e resistentes, podendo inclusive ser molhados. Mas ainda assim parecem pouco com pastilhas de verdade, pela textura sem saliências.

Pastilhas adesivas - papel de parede vinílico estampa de pastihaPapel de parede adesivo com estampa de pastilhas – Veja na loja.

Outra opção é comprar adesivos dupla face e colar atrás de qualquer pastilha comum, de vidro, cerâmica, alumínio ou PVC. Nesse caso pode ser usada a pastilha que se quiser, mas com a praticidade do adesivo no lugar da massa de assentamento. Mas continua sendo necessário aplicar rejunte, principalmente em locais úmidos como dentro de boxes ou bordas de piscinas. Veja no vídeo abaixo como funciona a aplicação de adesivo nas pastilhas comuns:

O terceiro tipo de pastilha adesiva são as pastilhas adesivas resinadas. Essa alternativa une o realismo à praticidade. As peças possuem relevo que as deixam bem parecidas com pastilhas de vidro ou cerâmica, e dispensam o uso de rejuntes.

pastilhas adesivas resinadasClique aqui para ver pastilhas adesivas resinadas na loja.

Sobre as pastilhas adesivas resinadas

  • Como aplicar as pastilhas resinadas

As pastilhas adesivas vêm prontas para serem instaladas, bastando retirar a película da parte de trás. Elas devem ser bem alinhadas umas com as outras e com a parede, e então coladas diretamente no revestimento existente. Esse revestimento precisa estar limpo e seco, sem umidade nem gordura. E ao chegar nos cantos ou em obstáculos na parede, como tomadas, basta recortar as pastilhas com um estilete.

  • Onde aplicar as pastilhas resinadas

As pastilhas adesivas resinadas podem ser aplicadas sobre azulejos, porcelanatos, vidro, pedras pouco porosas ou até mesmo sobre alguns móveis. Basicamente qualquer superfície onde seria possível colar um adesivo comum.

pastilhas adesivas resinadasClique aqui para ver pastilhas adesivas resinadas na loja.

E o material utilizado nas pastilhas, que é a resina de poliuretano, pode ser molhado e é bem resistente. Por isso as pastilhas resinadas podem ser usadas até mesmo em locais molhados, como dentro de boxes ou em bordas de piscina. Pode também ser usada na cozinha, mesmo que seja nas paredes próximas ao fogão. Ela não pode, porém, ser aplicada dentro de toda a piscina, em contato constante com a água, ou dentro de churrasqueiras, em contato direto com o calor intenso.

  • Tamanhos e formas das pastilhas resinadas

As pastilhas adesivas resinadas vêm normalmente em quadradinhos de aproximadamente 30 por 30cm. Mas podem ser também oferecidas na versão para faixas, com 7cm de altura e 30cm de largura, aproximadamente. A maior parte das pastilhas têm resinas em aspecto quadriculado, mas elas também podem ser retangulares, arredondadas ou imitar tijolinhos, por exemplo. As resinas são bem versáteis, por isso existem muitas opções de pastilhas resinadas.

pastilhas adesivas resinadas - pastilha que imita tijoloPastilha adesiva resinada que imita tijolo – Clique para ver na loja.

  • Preço das pastilhas resinadas

As pastilhas resinadas, assim como pastilhas comuns, são vendidas por peça e não por metro. Então o valor que se vê nas lojas, que costuma ser de aproximadamente 30 reais na peça de 30x30cm, precisa ser multiplicado por mais ou menos 12 peças para se chegar ao valor do metro quadrado. Não é um valor muito pequeno, porém é o único gasto necessário com as pastilhas, que já vêm prontas para colar. Já no caso das pastilhas convencionais, é preciso acrescentar o custo da massa de assentamento, mais os rejuntes e também da mão-de-obra. Isso tudo pode até deixar o preço das pastilhas resinadas mais baixo, na comparação. Principalmente se a área a ser revestida não for muito grande.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *