pelicula que reduz o calor dos ambientes - cu boulder

PELÍCULAS PARA REDUZIR O CALOR DOS AMBIENTES

Uma película desenvolvida por uma equipe da Universidade de Colorado Boulder, nos Estados Unidos, é capaz de resfriar os ambientes quando aplicada à cobertura de uma construção.

Como funciona a película que reduz o calor

A película é aplicada na parte externa das coberturas, e reduz o calor interno dos ambientes ao refletir a luz solar, impedindo que ela passe pelo telhado.

Sua espessura é muito reduzida, similar a um papel alumínio, segundo os criadores do produto, e é transparente, ficando assim bem discreto após ser aplicado na cobertura.

De acordo com as informações fornecidas pelos autores e co-autores desse produto, o material não é caro para ser produzido, e apenas 10 a 20 metros quadrados de área com a película aplicada sobre a cobertura já são suficientes para refrescar uma casa pequena no verão, dizem eles.

pelicula que reduz o calor dos ambientesCriadores da película que reduz o calor. Imagem: CU Boulder

Vantagens da película que reduz o calor

O grande benefício proporcionado por essa película, assim como outros materiais que reduzem o calor, como as tintas térmicas, é que se trata de uma solução que funciona o dia inteiro e não precisa de energia elétrica nem água para funcionar, sendo portanto uma alternativa mais sustentável e mais econômica do que o ar-condicionado, e mais eficiente do que um ventilador, por exemplo. (Saiba mais sobre as tintas térmicas que reduzem o calor aqui).

Outra vantagem da película, nesse caso exclusiva dela, é a possibilidade de aplicá-la sobre os painéis solares, impedindo que eles se aqueçam demais e com isso permitindo que eles durem mais e funcionem com mais eficiência. Normalmente, se os painéis ficam superaquecidos, sua capacidade de transformar a luz solar em energia elétrica fica reduzida.


Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>