cuba apoio com gabinete mb

CUBAS DE APOIO PARA O BANHEIRO

Cubas de apoio recebem esse nome por serem apoiadas sobre a bancada, ao invés de coladas na parte de baixo. São muitas vezes confundidas com as cubas de sobrepor, que também são apoiadas no tampo, porém com a diferença que as de apoio ficam inteiras na parte superior da bancada, enquanto as de sobrepor ficam com apenas uma borda saltada. (Ver também: “Tipos de Cubas“)


A altura da bancada precisa ser menor quando se usa uma cuba de apoio, pois o que importa é a altura da parte superior da cuba, que deve ficar a aproximadamente 85cm do chão. Uma certa variação é admitida, especialmente de acordo com a altura dos usuários, mas nunca ultrapassando os 90cm de altura ou ficando abaixo de 80cm. Para saber a altura final da bancada, então, basta definir essa medida e subtrair a altura da cuba escolhida.

cuba apoio vermelha mbCuba de apoio em resina acrílica – Clique para ver na loja.

As cubas de apoio podem ser de diversos tamanhos e formas, mas em geral agregam design diferenciado aos banheiros, e também leveza dependendo do desenho da peça.

cuba apoio com gabinete mbCuba de apoio com gabinete – Clique para ver na loja.

Em bancadas com pouca profundidade, podem ser usados os modelos que têm base menor do que a parte superior, ficando assim com a ponta de cima para fora da bancada. É preciso tomar cuidado apenas para que a base fique inteiramente apoiada no tampo, com mais alguns centímetros de folga para não dar a sensação que ela vai cair para a frente.

MODELO E ALTURA DE TORNEIRA PARA CUBAS DE APOIO

O tipo de torneira indicada para ser usada com cubas de apoio, caso o ponto de fixação seja na bancada, são as chamadas “torneiras de bica alta”, que são mais compridas, com a água saindo de um ponto mais alto. O acionamento na parte superior da torneira, ao invés de na base, também é mais prático nesse caso, pois não fica escondido atrás da cuba, dificultando o acesso.

torneira cuba de apoio mbTorneira de bica alta – Clique para ver na loja.

Se a cuba tiver furos para instalação da torneira na própria peça, as torneiras podem ser mais baixas, como se a cuba fosse de embutir, mas caso se queira um maior destaque é possível usar torneiras mais altas também.

cuba apoio com gabinete 2 mbCuba de apoio com gabinete – Clique para ver na loja.

Podem ser usadas também torneiras de parede, tomando o cuidado de deixar o ponto de saída da água de preferência a cerca de 10 a 15 cm acima do topo da cuba. O importante é que a água não saia muito do alto, para não espirrar para fora, mas que também não fique tão baixa a ponto de se ter que colocar a mão inteira dentro da cuba para enxaguá-la.

torneira parede mbTorneira de parede – Clique para ver na loja.


Quer receber nossas dicas por e-mail?

65 opiniões sobre “CUBAS DE APOIO PARA O BANHEIRO”

  1. Olá bom dia, vou colocar uma bancada de vidro em meu banheiro de 1, 00×0,52 e quero colocar uma cuba quadrada de apoio, qual o tamanho ideal da cuba para essa medida?

    1. Olá, Lorena! O tamanho da cuba depende, entre outros fatores, da posição do ralo, para garantir que a parte da frente não fique para fora da bancada. E também varia de acordo com o tipo de torneira, já que as torneiras de mesa diminuem o espaço livre para a cuba. Mas de maneira geral os modelos com cerca de 40cm como essa, essa ou essa ficam proporcionais com esse tamanho de bancada, e permitem que seja colocada uma torneira de mesa se for o ocaso. Abs!

  2. Ola,

    comprei um cuba da deca, é uma cuba de apoio que não possui furação para a torneira, então terá que ser torneira na pedra. sei que o modelo ideal são as altas, porém minha cuba tem apenas 11 cm de altura e gostaria de um modelo de torneira um pouco menor, com fechamento e abertura de torneira na parte superior. Tem alguns modelos para me indicar?

    1. Olá, Glaucia! É importante deixar um espaço livre de pelo menos 10cm, aproximadamente, entre a parte mais alta da cuba e a saída da água da torneira, senão fica difícil de encaixar as mãos na hora de usar. Alguns modelos que funcionariam com a sua cuba de 11cm de altura seriam então os modelos de bica alta que não são tão altos, como esse, esse ou esse. Verifique apenas se seria uma torneira simples ou um misturador, na hora de escolher. Dois desses modelos são misturadores. Para entender melhor sobre os tipos e modelos de torneira, veja esse post: http://dicasdearquitetura.com.br/tipos-e-modelos-de-torneiras/ Abs, espero ter ajudado!

  3. Olá. Gostaria de saber se é possível colar a cuba de apoio na parede de fundo. Não gostaria que ficasse espaço entre a parede e a cuba para que não ficasse caindo água e sujeiras, sendo um local difícil de limpar. A cuba também será colada na bancada, claro. Mas queria fazer a bancada de forma que ela tivesse exatamente a profundidade da cuba, de forma a não ficar espaço nem atrás e nem na frente. Dá para colocar um rejunte entre e a cuba e a parede de trás?

    1. Olá, Polliana! Se quiser simplesmente encostar a cuba na parte de trás você pode usar silicone transparente para vedar e impedir a entrada de sujeira, mas tome cuidado para manter uma distância entre o ralo da cuba e a parede que seja suficiente para encaixar o sifão, que nesse caso tem que ser flexível. E quanto ao espaço na frente, a vantagem de ter a bancada sobrando é apenas dificultar que a água fique caindo no chão, mas isso não é essencial. Se puder investir um pouco mais, você pode considerar instalar uma cuba de parede ao invés da cuba de apoio (Veja os tipos de cuba aqui). Abs, espero ter ajudado!

    1. Olá, Taís, não acho que fica cafona não, e como é de porcelanato não tem problema com a umidade. É só usar em pequena quantidade, pra ficar aconchegante sem sobrecarregar. Abs

      1. Olá,
        Tou com uma grande dúvida em relação a uma bancada de banheiro. Tenho uma bancada de 1 metro e meio e uma Cuba de apoio. O pedreiro colocou a altura da bancada 7 2 cm porém achei muito baixa. A Cuba tem 15cm de altura. É assim mesmo? Eu não posso colocar a bancada pelo menos 80cm de altura?

        1. Olá, Luzia! Esta altura (87cm finais) está dentro do padrão sim, até um pouco alta já. Só se você for muito alta pode ser o caso de deixar ainda maior, mas caso contrário o uso fica difícil, pois para usar a cuba a pessoa acaba levantando um pouco os ombros e isso é desconfortável. Veja um post sobre as alturas ideais das bancadas: http://dicasdearquitetura.com.br/altura-das-bancadas/ Abs!

  4. Boa tarde, minha cuba e redonda 42×42, irei colocar umaTorneira de Metal Monocomando com Misturador e LED de Embutir, Modelo LMS-LT306.

    - Dimensões:

    + Altura total: 9 cm
    + Comprimento total: 27 cm
    + Largura total: 24 cm
    + Comprimento cascata: 18 cm
    + Largura cascata: 13 cm
    Gostaria de saber qual a atura ideal para instalação da mesma.

    1. Olá, Vagner! Essa torneira tem a saída de água na altura do centro da peça, então pode ser colocada a cerca de 15cm do topo da cuba, que é uma distância boa para deixar as mãos livres e ao mesmo tempo não ficar longe demais, com a água respingando muito quando cai na cuba. Abs!

  5. Olá, boa noite! Estou reformando um banheiro e com um perfeito dilema em relação a altura da bancada. A pia que compramos é uma de apoio, segundo a definição de seu artigo, que tem 14cm de altura. Descontando os 90cm da altura da borda superior da pia, restam 76cm para o topo da bancada. Ocorre que essa altura parece me baixa demais para o tampo de uma bancada. Meu receio é ter de me curvar demais para usar o conjunto. Como estamos saindo de uma pia convencional, embutida no mármore, não temos noção se a 76cm de altura essa bancada ficará boa…

    1. Olá, Renato! A cuba de apoio faz com que a bancada fique mais baixa mesmo, porque o importante que esteja na altura de mais fácil manuseio é a cuba em si, por ser a parte mais usada. Você acaba se curvando só o suficiente para alcançar a cuba, e não a bancada. E para uma bancada com cuba de apoio, 76cm até a pedra e 90cm no final da cuba está até mais alto do que o padrão, não precisa deixar mais alto não, senão inclusive ficaria desconfortável para usar a cuba. Abs, espero ter ajudado!

  6. Boa tarde,

    Gostaria de saber se é obrigatório prender a bancada de mármore chumbada na parede ou se só com as mãos francesas já aguentaria. Pois não posso fazer rasgos nas paredes.

    1. Olá, Tancredo! Pode fixar sem chumbar sim, mas nesse caso é importante caprichar na mão francesa, ou seja, colocar uma bem resistente, além de se certificar que a parede também seja forte no local de fixação. E você pode colocar também cantoneiras de apoio no fundo, para ajudar. Abs!

    1. Olá, Roberta! Se a bancada de granito for fixada corretamemte, ela fica chumbada na parede, isso é, com um ferro embutido dentro da parede, e com mãos-francesas do lado de fora, que são aquelas peças em “L” ou em forma de triângulo presas na parede fazendo o apoio debaixo da bancada. Então o que determina a estabilidade da fixação é a resistência da parede, na verdade. E quanto ao peso da cuba, isso a bancada de granito suporta tranquilamente, pois o granito em si é bem resistente. Abs

  7. Olá, boa noite! Gostaria de saber se é necessário colar uma pia de sobrepor sobre um armário de mdf. Se sim, com qual tipo de cola posso usar…
    Obrigada!

    1. Olá, Luciana! É sempre bom colar as cubas, para dar firmeza e também para vedar o vão onde ela se encaixa ou se liga ao sifão. E o material mais adequado para isso é o silicone. Abs!

    1. Olá, Gabriela! A altura ideal da bancada depende do tamanho dos usuários, mas o padrão é que seja algo entre 78 e 85cm. Ela tem que ficar em uma altura em que seja possível lavar as mãos sem dobrar a coluna e sem dobrar muito os cotovelos. E a boca da torneira, ou seja, a saída da água da torneira deve ficar a aproximadamente 15cm acima da cuba, nesse caso. Aí precisa ver o modelo e o tamanho da torneira para calcular onde ficará o ponto de saída da água na parede. Espero ter ajudado! Abs

  8. Bom dia! Estou reformando meu banheiro, o revestimento será porcelanato branco, bancada com a medida de 1,40x55cm ( pedra carrara),compramos uma cuba quadrada de vidro, teto rebaixado em gesso, janela vidro abrir, box pensamos em ser altura do teto, pois meu banheiro é tamanho bom e a janela fica dentro do box, gostaria de saber quanto ao espelho se devo colocar até o teto, ou se não é necessário. E o móvel da bancada pensamos todo branco, pois usaremos a parede da janela um revestimento portobello ( não sei a cor), precisa combinar com a pedra, já que o nicho será requadrado com ela? Gostaria de uma dica…obrigada.

    1. Olá, Ana Paula, bom dia! A pedra carrara é bem neutra, e tem a base branca, que já combina com o branco do restante do banheiro. Então o detalhe na parede da janela pode ser de outra cor, contanto que essa cor se repita em outros detalhes no banheiro, como nas toalhas por exemplo, para não ficar perdido e por isso muito destacado. E quanto ao espelho, não é necessário colocar até o teto, e inclusive pode não ser legal, pois ao fazer isso o teto fica mais destacado chama a atenção muito para cima, onde não existe nada interessante para se ver. Abs, espero ter ajudado!

  9. Bom dia!
    Estou reformando o meu banheiro e quero colocar uma bancada para a cuba entre a parede e o box.
    Qual a distância que devo deixar do box?
    Obrigada desde já…

  10. Olá! Tenho uma bancada de 2,5m de comprimento por 60cm de profundidade onde pretendo colocar duas cubas de apoio. Qual a medida aproximada que vc me indica das cubas?

    1. Olá, Alexsandra! Se a torneira for na bancada, é preciso deixar espaço para ela, portanto seriam adequadas cubas como esta, esta ou esta. Estes modelos criam um efeito bem leve mesmo tendo duas cubas na mesma bancada. Mas se quiser um visual mais robusto e imponente, você pode usar cubas maiores com espaço para a torneira, como esta aqui. Abs, espero ter ajudado!

  11. MANDEI FAZER UMA BANCADA DEU 48CM DE DIMENSÃO.. FIZ O PEDIDO DA CUBA REDONDA DE VIDRO, RECEBI UM EMAIL PEDINDO A DIMENSÃO DELA 30X30 OU 42X42, PODERIAM ME AJUDAR QUANTO A ESTA QUESTAO?
    PELA ATENÇÃO OBRIGADO

    1. Olá, Anderson! Se entendi direito sua bancada terá 48cm de profundidade e/ou largura, então é melhor usar a cuba de 30×30 para sobrar um pouco de espaço, principalmente se for preciso colocar uma torneira de mesa e não de parede. Abs

  12. Olá,
    Gostaria de saber se é possível utilizar uma cuba de sobrepor como se fosse uma cuba de apoio. Em alguns sites, inclusive da Deca, há fotos assim… mas a fixação fica boa? Há algum impeditivo? (é que estou reformando o meu banheiro e gostei muito de uma cuba de sobrepor, em razão do tamanho e das características… e pretendo utilizar em cima do buraco da antiga – que foi tirar).
    Agradeço muito pela ajuda!!

    1. Olá, Gustavo! Quanto à fixação não há problema, contanto que a cuba seja maior do que o buraco deixado pela cuba anterior. Esse seria um cuidado necessário com as cubas de apoio também. A única diferença é que alguns modelos podem não ter acabamento na parte de baixo da borda, pois inicialmente foram pensados para ficar embaixo da bancada. Se não for o caso da peça que você escolheu, então tudo bem. Abs!

  13. Olá ! Comprei uma cuba redonda de 42 x 42 cm. Qual seria o tamanho ideal de profundidade do gabinete ? Até quantos centímetros a cuba pode passar para fora do gabinete ?

  14. Ola, ótimas dicas! comprei uma cuba de apoio branca da Deca (de louça) e a bancada é de granito branco itaunas. O que uso para fixar a cuba de louça na bancada. Silicone? Tenho criança pequena e deixar pia solta me assusta um pouco. Antes eu tinha pia daquelas antigas mesmo que eram coladas por baixo. Hoje tomei um susto quando o pedreiro disse que cuba de apoio fica solta.

    1. Olá, Marcial! Que bom que você perguntou aqui então, porque ela não fica solta não, é fixada com silicone também! A fixação, nesses caso, é para evitar o acúmulo de sujeira e a eventual quebra da peça ou da válvula se a cuba for empurrada ou movimentada. E a vantagem do silicone para a cola é que ele é um pouco mais emborrachado (flexível), então na hora de instalar ainda permite alguma movimentação para ajustar, e depois pode também ser retirado sem estragar a cuba ou a bancada. Espero ter ajudado. Abs

    1. Olá, Messias! Depende do tipo de torneira a ser utilizado: Se for de bancada, o espaço atrás da cuba precisa ser suficiente para caber a torneira e manuseá-la confortavelmente (depende do modelo então), e se for de parede o espaço precisa ser somente o necessário para se conseguir limpar, algo em torno de 6cm, se a cuba tiver até cerca de 15cm de altura. Abs!

    1. Boa tarde, Andrea! Para deixar uma área razoável de bancada livre, que fica mais leve e mais funcional, e também não ficar desproporcional, é interessante usar cubas redondas com 35 a 40cm de diâmetro, como essa ou essa, ou então quadradas com esta mesma medida, como esta ou esta. A posição do furo a ser feito na bancada vai depender também do tipo de torneira utilizado, pois se for na bancada a cuba tem que ficar mais para a frente. Esses modelos, por terem a base menor que a parte de cima, podem ficar rentes à frente da bancada, e os redondos podem ficar até mesmo um pouco saltados, se for necessário para liberar o espaço da torneira.

  15. Ola!Vou reformar meu banheiro que tem um vaso Deca em ótimo estado na cor palha que desejo manter.Quero colocar porcelanato madeira numa parede do box,piso do box e banheiro,e uma faixa atras do vaso,e o restante porcelanato bem clarinho, não branco.Vou fazer a bancada em granito.Gosto muito da cuba preta,fica bom com o vaso palha?Posso colocar o assento do vaso preto também?Não consigo achar a cuba na cor palha,tem muito só branco e eu não quero branca.Obrigada!

  16. Estou aqui de novo, agora é hora de escolher o material da cuba, não tem como discutir a qualidade e beleza das cubas de vidro, mas, pesquisei sobre o material e a opinião das pessoas quanto as cubas de acrílico e resina poliéster e não achei nada!!! e aí qual a opinião de vocês, se fosse para escolher uma destas duas qual seria melhor opção ou qualquer uma surte mesmo efeito e em termo de qualidade. Desde já obrigada.

  17. Gostaria de saber qual o tipo de torneira/cuba que molha menos a bancada do banheiro, a torneira que fica presa na cuba ou a torneira de bancada? Obrigada pela dica.

    1. Olá, Lueidsom! Se for possível, na região da válvula (ralo), para ficar o mais escondido possível! Mas o principal é usar silicone incolor, nesse caso. Outro cuidado importante na hora de instalar uma cuba de vidro é não apertar demais a válvula para não trincar. E que bom que gosta do site, seja sempre bem-vindo! :) Abs

  18. Estou reformando meu banheiro, ele é pequeno 2,10×1,30, gostaria de uma dica, ficaria legal colocar uma faixa vermelha e cuba de apoio vermelha, a bancada de marta rocha? o piso e parede brancos. Ou a cuba transparente, fundo da parede com revestimento xadrez preto, bancada branca ou preta.

  19. Gostaria de colocar uma cuba de apoio em uma bancada que já possui uma cuba de embutir. Porém a altura da bancada já está em 90cm. Você acha que é possível?

    1. Olá, Rodrigo, tudo bem? 90cm é uma medida relativamente alta para uma bancada de banheiro, então usar uma cuba de apoio nesse caso é até possível sim, contanto que as pessoas da casa não sejam muito baixas (se houver crianças pequenas é necessário usar um banquinho de qualquer forma), e que seja escolhido um modelo de cuba bem rasa, como este aqui: http://oferta.vc/5WG0 Abs!

    1. Olá, Luana! Para retirar a cuba, como ela é colada, tem que quebrar, basicamente. Mas se for para colocar uma cuba de apoio, existe a opção de deixar a cuba existente por baixo, colocando uma mangueira entre os dois ralos (das duas cubas). Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>