PISCINA DE ALVENARIA, VINIL OU FIBRA DE VIDRO – QUAL ESCOLHER

Os três principais tipos de piscina de médio ou grande porte são a piscina de alvenaria (ou concreto), de vinil e de fibra de vidro.

Tipos de piscina

Entenda como é feito cada tipo de piscina:

  • Piscinas de alvenaria ou concreto

piscina de alvenaria

A piscina de alvenaria é feita com laterais e fundo em concreto ou cimento. Em seguida é aplicada uma camada de material impermeabilizante, como uma manta. E o revestimento pode ser feito com azulejos ou pastilhas. Pode ter a forma que quiser, inclusive com borda infinita.

  • Piscinas de fibra de vidro

Piscina de fibra – Imagem: Piscinas Fiber

A piscina de fibra de vidro é pré-fabricada, e chega pronta na obra. basta encaixá-la em um buraco, e está pronta. Ela pode ser identificada pela borda saliente, que fica apoiada no piso ou nivelada com ele, em opções com borda mais estreita.

  • Piscinas de vinil

piscina de vinilPiscina de vinil – Imagem: Piscinas Fiber

A piscina de vinil também é feita com laterais de cimento, porém o revestimento é feito com vinil. Nesse caso o próprio vinil também funciona como impermeabilizante, dispensando a necessidade de uma terceira camada. E ele pode ter diversas cores e acabamentos, inclusive imitando pastilhas. Por ser impermeabilizante, uma de suas utilizações pode ser como revestimento de piscinas antigas, que estejam com vazamento ou com acabamento desgastado.

Vantagens e desvantagens de cada tipo de piscina

Para escolher a piscina ideal, entenda quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas:

  • Prós e contras das piscinas de alvenaria

A principal vantagem da piscina de alvenaria ou concreto é a versatilidade de formas. Como ela é feita sob medida, pode ser feita com a forma e o tamanho que quiser. Então ela se encaixa melhor em quintais com formas recortadas, por exemplo, ou pode ter formas inusitadas. Outra característica positiva é a resistência. A piscina de alvenaria é bastante durável.

Os pontos negativos são a dificuldade na hora de construir e a necessidade de manutenção. A dificuldade de construir tem a ver com o tempo e custo necessários para fazer todas as etapas, incluindo a impermeabilização. E a manutenção é mais complicada do que a dos outros tipos devido ao acúmulo de sujeira nos rejuntes e necessidade eventual de troca de peças rachadas ou soltas.

  • Vantagens e desvantagens das piscinas de fibra de vidro

Por chegarem prontas ao local onde serão instaladas, as piscinas de fibra de vidro ficam prontas muito rápido. Além disso, elas são muito resistentes, podendo durar para sempre se forem bem cuidadas. E a manutenção é fácil, por não terem rejuntes. O preço é intermediário entre a piscina de alvenaria e a de vinil.

O principal ponto negativo é a dificuldade de transporte, já que as piscinas são deslocadas em sua forma final. Em locais onde elas possam chegar com facilidade, isso pode não ser um problema, mas em alguns lugares com acesso mais estreito elas podem não chegar.

  • Vantagens e desvantagens das piscinas de vinil

As piscinas de vinil são mais econômicas na hora de construir, pois é preciso apenas fazer a borda com cimento e revestir com o vinil. Ele funciona como revestimento e como impermeabilizante ao mesmo tempo. E sua execução é mais rápida do que a de alvenaria, embora não seja tão rápida quanto a de fibra. A manutenção também é fácil, pois a camada de vinil não tem rejuntes, então não acumula sujeira.

Por outro lado, o vinil é material menos resistente entre os vários tipos de piscina, principalmente em relação a produtos químicos. Por isso ele precisa ser cuidado com muita atenção ou então pode ser pouco durável.

Outros tipos de piscina

Piscinas menores podem ser de outros materiais, como as piscinas infláveis por exemplo. Pode ser uma boa opção quando ela não é usada com tanta frequência. É também uma alternativa muito mais econômica, e que ocupa pouco espaço. Só não é muito prática, pois precisa ser enchida e esvaziada com frequência. O mesmo vale para as piscinas montáveis, feitas em PVC com pés metálicos. Clique aqui para ver piscinas infláveis na loja.

As laterais ou o fundo da piscina podem ser também de vidro, ou então o vidro pode ser usado em conjunto com a alvenaria. É uma solução cara, porém bastante diferenciada visualmente. Saiba mais sobre as piscinas de vidro aqui.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Um comentário em “PISCINA DE ALVENARIA, VINIL OU FIBRA DE VIDRO – QUAL ESCOLHER”

  1. Um alerta para quem pretende comprar piscina de fibra.
    As empresas que vendem normalmente apenas cavam o buraco e jogam a piscina dentro (as vezes e´ voce que vai ter
    que correr atras de uma escavadeira, e só para colocar a piscina dentro do buraco precisa de 10 metros de areia e quase 200 blocos de cimento ) e depois voce deve contratar pedreiros para fazer o entorno da piscina e o deck, colocar piso ou revestimento, fazer o escoamento da agua, instalar ponto de energia para a bomba. Pode tambem ser necessario nivelar o terreno. Paguei cerca de r$ 15 mil por uma piscina
    de 6×3 metros (17 mil litros) porem estou gastando mais r$ 7 mil com pedreiros, alem de ter que administrar a dupla confusao instaladora x pedreiros. Recomendação: nunca instale piscina de fibra, pois de qualquer maneira voce vai ter que contratar pedreiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *