AS PISCINAS MAIS INUSITADAS QUE VOCÊ JÁ VIU

Com alguma criatividade –  e muitas vezes um bom investimento – é possível ter piscinas diferentes, do tipo que roubam a atenção  e ao mesmo tempo valorizam todo o projeto. Além do efeito visual diferenciado, elas proporcionam sensações inusitadas e divertidas.

Um dos recursos mais utilizados é a transparência, nas cada vez mais famosas e visadas piscinas de vidro. É possível ter laterais e fundos transparentes, o que por si só já cria um efeito diferente, e além disso, dependendo de onde a piscina é colocada, o impacto pode ser ainda maior. Piscinas que ficam em volumes saltados para fora do corpo da casa ou prédio, por exemplo, especialmente quando têm o fundo também de vidro, dão a sensação de se estar voando ao nadar. Vertigens para uns, sensação extrema de liberdade para outros.

piscinas diferentes 4Hotel Intercontinental Festival City, em Dubai, na India.

Na torre Parinee Ism, um prédio na Índia que associa moradia e lazer em um projeto com formas e conceitos inusitados, a piscina transparente na varanda dá o toque final.

piscinas diferentes 2

Torre Parinee Ism. Imagem: James Law Cybertecture.

Quando dispostas ao lado de algum ambiente, com a lateral transparente, as piscinas viram verdadeiros aquários de gente. Além do fator inusitado, essa solução ainda permite a entrada de luz nos ambientes, funcionando como se fosse uma espécie de janela. Importante apenas criar outros pontos para garantir a ventilação, já que essa grande janela d’água obviamente não pode ser aberta.

piscinas diferentes 5

Tangga House. Imagem: Guz Architects.

Se a idéia for gastar menos, um simples recurso pode deixar a piscina diferente sem agregar nenhum custo: Mudar a tradicional cor azulada dos revestimentos internos por outras cores marcantes, como vermelho, pink, roxo. É possível também brincar com as cores da piscina através da iluminação, se houver, bastando substituir as lâmpadas brancas convencionais por lâmpadas coloridas.

piscinas diferentes 3Piscina colorida com forma de guitarra. Imagem: John Hartley Designs

Quanto à forma da piscina, as possibilidades são infinitas. As piscinas de alvenaria podem ter qualquer desenho, o que dá margem a idéias bem irreverentes, como piscinas com forma de coração, violão, e até de piano.

piscinas diferentes 6

Piscina em forma de piano. Imagem: Alex Maclean

Em relação ao tamanho, a maior piscina do mundo fica no Chile, mais precisamente no resort San Alfonso del Mar, e tem uma área total de 8 hectares, com 1012 metros de comprimento. Como se isso não fosse grande o suficiente, a profundidade da piscina foi também caprichada, tendo singelos 115 metros até o fundo. São 250 milhões de litros de água que cabem nesta piscina. Um verdadeiro oásis artificial, que além de consumir muita água, não saiu barato para ser construída. Estima-se que tenha sido feita com cerca de 1 bilhão de dólares, e que custe cerca de 2 milhões por ano para ser mantida.

piscinas diferentes 1

Imagem: San Alfonso del Mar

Uma outra piscina que chama atenção pela sua profundidade é uma piscina que fica na Bélgica, e foi criada pelo mergulhador John Beernaerts. Ela tem quase 35 metros da superfície até o piso mais fundo, suficientes para que ela possa ser usada para aulas de mergulho, com vários níveis e obstáculos recreativos, como cavernas subaquáticas, além de janelas nas laterais para a observação.

Outro recurso muito usado nas piscinas e que cria um efeito diferente é a chamada “borda infinita”, que é basicamente uma leve inclinação nas bordas que faz com que a água avance até o limite da piscina, fazendo parecer que não existe borda. Quando a borda infinita é usada em regiões próximas ao mar ou lagos, dependendo do ponto de vista a impressão é de que as águas se misturam.

piscinas diferentes 7

Piscina com borda infinita. Imagem: Complete Home

Imagem de capa: Adelto

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *