PISOS QUE IMITAM MADEIRA

Os pisos que imitam madeira são uma solução para quando se quer o visual da madeira sem o custo ou a necessidade de manutenção que a madeira natural tem.

Vantagens e desvantagens da madeira natural

A principal vantagem da madeira natural é o conforto térmico que proporciona, por ser agradável ao toque em qualquer temperatura. Além disso, ela confere um toque aconchegante aos ambientes, graças ao seu visual levemente rústico.

Mas junto com esses benefícios existem também algumas complicações, como o preço e a necessidade de manutenção. A madeira natural é um material caro e nobre por sua dificuldade de disponibilidade, seja na versão reflorestada ou de madeiras de lei (Entenda o que são madeiras de lei e madeiras de reflorestamento aqui). E ela também é pouco resistente a água, vento, luz solar e cupins. Por isso precisa sempre receber aplicação de vernizes para proteção.

Madeira industrializada

Uma das alternativas ao piso de madeira natural é o piso de madeira industrializada, que pode ser o carpete de madeira ou o laminado de madeira. O carpete é mais simples do que o laminado, que costuma ter mais camadas e ser mais resistente. Em ambos a necessidade de manutenção da madeira é reduzida, embora continuem não sendo resistentes à umidade, sendo indicados apenas para ambientes internos.

Outras vantagens dos pisos de madeira industrializados em relação à madeira natural é que por serem criados na fábrica o preço reduz e as chances de virem com pragas naturais como cupins ficam inexistentes, embora eles não sejam imunes a pragas que eventualmente existam no local da instalação.

Pisos que imitam madeira

Veja algumas opções de pisos que imitam madeira com materiais sintéticos totalmente diferentes da madeira:

  • Porcelanatos que imitam madeira

porcelanatos que imitam madeira - portobelloPorcelanato amadeirado – Imagem: Portobello

O porcelanato que imita madeira é resistente, fácil de limpar e parece mesmo com madeira. A diferença é que ele é um material mais frio, que refresca o ambiente. Além disso ele é resistente a água e umidade, podendo ser usado em ambientes internos e externos. Também pode ser usado como piso de banheiros, inclusive no box, e em bancadas de banheiros e de cozinhas.

  • Pisos cimentícios que imitam madeira

pisos cimenticios que imitam madeira - cimentareDeck cimentício que imita madeira – Imagem: Cimentare

O piso cimentício também é um material um pouco mais frio do que a madeira, não requer manutenção e pode ser usado em ambientes internos ou externos, pois é resistente à água. Ele pode ter visual bastante rústico, imitando até dormentes de madeira, e parecer bem realista.

  • Pisos vinílicos que imitam madeira

pisos vinilicos que imitam madeira - tarkettPiso vinílico madeirado – Imagem: Tarkett

O piso vinílico é menos frio do que o porcelanato ou o cimentício, por isso é melhor para deixar os ambientes mais aconchegantes e confortáveis. Ele é feito em placas emborrachadas que se encaixam umas às outras e podem ser coladas ou apenas apoiadas sobre o piso, com algumas bem parecidas com a madeira inclusive nos veios e desenhos. O piso vinílico atual de boa qualidade é mais resistente do que as mantas em rolo, que eram mais sensíveis a furos e riscos, mas continuam sendo indicadas apenas para ambientes internos, exceto banheiros. Saiba mais sobre os tipos de piso vinílico aqui.

  • Piso de madeira plástica

madeira plastica 1Madeira plástica – Imagem: Ecoblock

A madeira plástica é uma alternativa prática para substituir a madeira, pois não requer manutenção e pode ter diversas formas e utilidades. Pode ser usada para fazer pisos, pergolados e até móveis. A única desvantagem é que ela não tem a mesma eficiência da madeira natural quando está em contato com altas temperaturas. Saiba mais sobre a madeira plástica aqui. Existem também as placas de madeira plástica que podem ser usadas para criar caminhos ou pequenos decks soltos no piso de maneira prática e versátil.

Imagem de capa: Portobello

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *