plantas apartamento 3

PLANTAS EM VARANDAS DE APARTAMENTOS

Colocar plantas em varandas é a forma mais próxima que se pode chegar de um jardim dentro dos apartamentos. Elas podem ser colocadas em vasos no chão, na parede, suspensas no teto ou debruçadas no guarda-corpo (trepadeiras). Para receber gramado, o piso tem que ser tratado, para ficar totalmente impermeabilizado.

Para criar uma maior sensação de jardim, o piso pode ser de pedra ou madeira, ou então ser coberto com pedriscos, intercalados ou não com a madeira, que pode vir em placas avulsas. (Ver também: “Deck de Madeira Removível“)

plantas apartamento 1Imagem: Beufl

Em relação à escolha das plantas, é preciso analisar fatores como o tamanho da varanda e também o quanto ela recebe de vento e de luz do sol.

plantas apartamento 2Imagem: Beufl

O tamanho e o uso que se quer dar para a varanda determina o tamanho das plantas a serem colocadas, sendo que para sentar na varanda é preciso deixar o espaço da cadeira e mais o acesso a ela livres. Ou então, caso a intenção seja transformar o espaço em uma espécie de jardineira de grande porte, podem ser utilizados vasos maiores, com plantas mais altas, para realmente chamar a atenção de dentro do do apartamento. É importante não deixar a varanda cheia demais, para não sobrecarregar visualmente e também permitindo o acesso a cada planta para conseguir regá-las com facilidade.

O vento e a luz que incidem na varanda interferem no tipo de planta escolhida, já que algumas preferem sombra, outras precisam e resistem melhor ao sol, e algumas são mais resistentes ao impacto do vento do que outras.

Em varandas com muito sol, algumas opções são flores como gerânios, tulipas, rosas ou petúnias, ou então palmeira fênix, moréia bicolor, pleomele e jabuticabeiras. No geral estas são plantas ideais também para receber vento, exceto pelas flores, que são mais delicadas.

Varandas à meia-sombra podem ser bons locais para lança-de-são-jorge, pândano espiral, pata-de-elefante, pau-d’água, asplênio e palmeira-ráfis ou, caso se queira uma varanda mais florida, hortênsias, sinos, fúcsias e louros.

Já para varandas com sombra constante, algumas espécies indicadas são a palmeira-ráfis e a bromélia de sombra, ou flores como bromélias, balsaminas e camélias. 

Em qualquer situação, é importante verificar a quantidade de rega necessária para cada planta, optando pelas que menos necessitam de água caso se queira ter plantas com menor necessidade de manutenção.

Clique aqui para conhecer o “Curso de Jardinagem e Paisagismo” da Cursos 24h, que ensina quais são as diferenças entre paisagismo e jardinagem e mostra como construir um jardim harmonioso independente da área ou dos recursos disponíveis.


Quer receber nossas dicas por e-mail?

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>