PLANTAS NO QUARTO – QUAIS AS ESPÉCIES IDEAIS

Ter plantas no quarto não é proibido como já se pensou um dia. Pelo contrário, elas podem até fazer bem.

De onde veio a crença de que plantas no quarto fariam mal

A lenda de que plantas no quarto pudessem fazer mal surgiu pelo fato de que a maior parte delas absorve gás carbônico durante o dia, porém liberam durante a noite. Mas isso só pode ser um problema caso a quantidade de plantas no quarto seja muito grande. A dose recomendada pela Nasa é de uma planta purificadora a cada 10 metros quadrados de ambientes fechados.

Outra preocupação válida é que algumas espécies de plantas, como as gardênias e damas-da-noite, têm flores que soltam perfume durante a noite. Isso acontece porque elas são polinizadas por morcegos ou mariposas, que são animais noturnos, orientados pelo cheiro forte. Para o quarto, então, essas espécies podem ser evitadas, caso o odor intenso incomode na hora de dormir, mas muitas outras podem ser utilizadas.

Plantas que ajudam a dormir bem

Colocar plantas no quarto, então, não só não é ruim, como existem espécies que podem ser muito benéficas, pois melhoram a qualidade do ar e consequentemente podem ajudar na qualidade do sono. Veja alguns exemplos de plantas ideais para usar no quarto:

  • Gerbera

plantas no quarto - gerberaImagem: Pixabay

As gerberas liberam oxigênio durante a noite, mantendo o ar purificado na hora de dormir, , além de evitarem apneia e alergias. São, portanto, ideais para serem usadas no quarto.

  • Espada-de-são-jorge

plantas no quarto - espada de são jorgeImagem: Cura pela Natureza

Uma das melhores plantas para ter no quarto, a espada  de são jorge também libera oxigênio durante a noite, além de ser fácil de cuidar e resistir a grandes mudanças de temperatura. É boa para eliminar benzeno, xileno, formaldeído e também o tolueno e o tricloroetileno do ar. Com tudo isso, a planta pode ajudar a prevenir irritações nos olhos, problemas respiratórios e dores de cabeça, e também ajudar a se sentir mais disposto.

  • Clorofito

Plantas no quarto - clorofitoImagem: Wikipedia

O clorofito é mais uma planta que libera oxigênio à noite, sendo uma das campeãs de limpeza do ar. Ela absorve odores e fumaça que estejam no ambiente, além de 90% do formaldeído do ar. Com o ar purificado e bem oxigenado, o sono fica mais saudável e também mais agradável.

  • Jasmim

plantas no quarto - jasmimImagem: Pixabay

As flores de jasmim têm um cheiro doce e suave que ajuda a acalmar os nervos e reduzir o estresse. A tendência é que o sono seja mais profundo, para acordar tranquilo e revitalizado.

  • Alfazema (Lavanda)

plantas no quarto - lavandaImagem: Pixabay

A lavanda também tem um aroma característico que é tido como calmante e usado no tratamento contra a insônia. Ela precisa de luz solar por pelo menos 3 a 4 horas diárias.

  • Babosa (Aloe vera)

plantas no quarto - aloe veraImagem: Pixabay

A babosa melhor a muito a qualidade do ar dos ambientes, pois gera bastante oxigênio. É uma planta fácil de cuidar, que precisa de pouca rega, mas precisa de luz solar direta, então pode ficar na janela do quarto.

  • Jibóia

plantas no quarto - jiboiaImagem: Pixabay

Uma planta bem resistente, que não querer grandes cuidados, a jibóia absorve substâncias do ar como formaldeído, xileno e benzeno.

  • Hera

Plantas no quarto - hera inglesaImagem: Amazing Quotes

A hera também absorve toxinas do ar, como o benzeno e o formaldeído. Pode ajudar a manter o sono tranquilo através da redução dos sintomas de asma ou outros problemas respiratórios. Também reduzem a quantidade de mofo do ar, evitando alergias e irritações pulmonares. Como cresce para baixo, pode ficar bem em vasos suspensos.

  • Lírio da Paz

plantas no quarto - lirio da pazImagem: Pixabay

O lírio da paz aumenta a umidade do ar em cerca de 5%, aliviando problemas respiratórios e alergias, e com isso favorecendo uma boa noite de sono para quem sofre com esses problemas. Ela precisa de rega semanal e ficar fora de correntes de vento, mas se adapta bem à sombra.

  • Palmeira-dama

plantas no quarto - palmeira damaImagem: Pixabay

Uma planta grande, que pode chegar a até 3 metros de altura, e que se adapta melhor a locais com temperaturas medianas e sem luz direta, a palmeira-dama elimina do ar o formaldeído, o xileno e o amoníaco.

Cuidados na hora de colocar as plantas no quarto

É preciso sempre analisar a quantidade de luz solar e de vento que cada planta costuma gostar e suportar, para colocá-la nos locais adequados. Isso vale na hora de escolher as plantas para qualquer ambiente, desde ambientes internos, como o quarto ou a sala, até varandas e jardins. E sempre lembrando que não é porque se trata de um quarto, por exemplo, que seja importante escolher uma planta que goste apenas de sombra, já que cada quarto tem uma incidência maior ou menor de luz solar, dependendo também do local do quarto onde a planta irá ficar.

Além disso, é essencial verificar se a planta é tóxica no caso de ingestão, pois elas podem ser perigosas em casas com crianças, cães ou gatos, se ficarem em locais onde possam ser alcançadas por eles.

Outro fator importante é a quantidade de água que cada planta costuma precisar, para escolher plantas que tenham uma manutenção adequada ao tempo que estamos dispostos a gastar com elas. Mas no final, se tudo isso for analisado, é sempre bom ter plantas em casa, no quarto ou em qualquer ambiente. (Ver também: “Plantas que Deixam os Ambientes Mais Saudáveis“)

Imagem de capa: Decoração com Sentido

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *