PROJETO DE CASA TÉRREA DE 220m² NO TERRENO EM ACLIVE

No terreno em aclive a solução mais comum é fazer a garagem no andar de baixo, logo na entrada do terreno, e a casa logo acima, com 1 ou mais andares. Mas essa solução faz com que seja preciso necessariamente subir escadas quando se chega em casa tanto pela garagem quanto pela entrada de pedestres, vindo à pé da rua por exemplo.



Nesse projeto faço uma outra proposta, com maior praticidade e acessibilidade, com a garagem no mesmo nível da casa. A facilidade de acesso serve não só a pessoas com dificuldade de locomoção, como portadores de necessidades especiais ou idosos, como também casais com filhos pequenos ou simplesmente pessoas que queiram maior facilidade na hora de chegar com as compras do supermercado e levar até a cozinha, por exemplo.

ACLIVE-planta

O truque foi fazer uma rampa na lateral que vai até a metade do terreno, onde ele já era plano, deixando a garagem no fundo do lote, integrada à área de lazer. Isso nem sempre é possível de ser feito, dependendo da inclinação da rampa. O máximo que ela pode ter, para servir como entrada de carros, é 20%. Isso significa que a cada metro de comprimento, a rampa só pode subir no máximo 20cm de altura.

aclive-garagem no alto 3

Essa alternativa permite também que a casa tenha uma metragem menor de área coberta, pois não tem escadas ocupando espaço na construção, ou seja, a área necessária para circulação fica menor.

A casa de 220m² tem:
  • 3 quartos, sendo 2 suítes
  • 1 amplo escritório
  • 2 salas, além do terceiro quarto que também pode ser usado como sala se necessário
  • Cozinha
  • Churrasqueira
  • Sauna
  • Área de serviço com lavanderia, dormitório e banheiro
  • Garagem para 3 carros que pode ser usada como salão de festas

aclive-garagem no alto 7

Garagem ampla ou salão de festas

A garagem é grande, para ser usada por até 4 carros ou então funcionar como apoio à área de lazer, como um salão de festas por exemplo, já que está integrada ao corpo principal da casa pela área da churrasqueira. Além disso, a área de lazer conta ainda com uma sauna, um dormitório e um banheiro, além da uma área de serviço. Tudo isso sem ter que passar pela chuva para entrar em casa.

aclive-garagem no alto 6

Projeto versátil

Existem outras possibilidades de acesso à casa, sendo uma delas o acesso pela lateral oposta à essa área aberta onde fica a piscina, que tem também um pequeno deck ligado tanto à churrasqueira quanto à sala da casa.

aclive-garagem no alto 9

Dormitório pode ficar aberto ou fechado

E para ficar ainda mais versátil também na parte interna, foi feito um quarto reversível, com portas sanfonadas que quando abertas transformam o ambiente em uma sala totalmente integrada à sala de jantar e com vista a partir da cozinha, podendo ser usada como espaço de brincadeiras do filho pequeno, e quando fechada funciona como quarto normal, com entrada pelo corredor, pela porta que fica perto do banheiro.

aclive-garagem no alto 8

Espaços bem distribuídos

Além deste quarto reversível, a casa conta ainda com mais duas suítes. Tudo isso em uma área coberta de aproximadamente 220 metros quadrados, incluindo a garagem e todas as varandas e espaços cobertos. Esse aproveitamento foi possível graças à otimização da circulação, que não tem grandes corredores nem áreas desperdiçadas.

aclive-garagem no alto 5

Amplas aberturas integram os espaços internos e externos

A área social ficou bem aberta para o exterior através de grandes aberturas de vidro ligadas à varanda, sem precisar então ser muito grande para ficar com sensação de amplitude.

Amplo escritório próximo da sala

A casa conta também com um grande escritório que fica reservado mas também parcialmente integrado às salas e ao corredor íntimo.

aclive-garagem no alto 4

Posição estratégica da caixa ‘água

A caixa d’água fica no volume mais alto da construção, que é justamente na parte central da casa, facilitando a distribuição hidráulica.

Medidas do terreno

Essa casa foi projetada em um terreno em aclive de 600 metros quadrados, com 15m de largura e 40m de profundidade.

Vídeo da casa térrea no terreno em aclive:


Projeto: Arquiteta Fernanda DG
Veja mais projetos de casa aqui, ou então dê uma olhada em outros projetos especificamente para terrenos em aclive.


Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

4 thoughts on “PROJETO DE CASA TÉRREA DE 220m² NO TERRENO EM ACLIVE”

    1. Olá, Regina! O terreno inteiro tem 40 metros de profundidade. A rampa tem 20 metros de comprimento e sobe até a altura de 3 metros, ou seja, tem inclinação de 15%. Espero ter ajudado, abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *