PROJETO DE CLOSET ESTREITO E COMPRIDO

Com algumas soluções criativas, é possível fazer um closet em um espaço de apenas 1 metro de largura.

Espaço mínimo de circulação do closet

Para deixar uma largura mínima de circulação, foram usados na parede mais comprida apenas estantes pouco profundas. Cada uma delas tem 37cm de profundidade, deixando 63cm livres na passagem. Como os armários não têm portas, esse espaço pode ser assim reduzido.

Se o armário tivesse portas de abrir, seria preciso deixar um espaço bem maior. E se o armário tivesse portas de correr, essas portas ocupariam espaço, deixando menos área livre na parte da frente. (Ver também: “Armário com portas de abrir ou de correr, qual escolher?” e “Medidas Ideais do Closet e Guarda-Roupas“).

projeto de closet estreito

Aproveitando o espaço do closet

Embora a largura fosse pequena, o comprimento era grande, de 3 metros. Isso permitiu que no fundo do closet fossem colocados os cabideiros. Eles ficam ali pois são a parte do closet que precisa de mais profundidade. E mesmo assim não foram usadas laterais nem fundos de armários, deixando os cabideiros fixos diretamente nas paredes. Isso economizou espaço e também reduziu gastos.

closet estreito

E logo após as duas estantes, ao lado do cabideiro, foi colocado um espelho. Esse local permite que as pessoas se vejam de corpo inteiro, para ver como ficou a roupa escolhida. Na frente do espelho, um pequeno pufe serve como assento na hora de colocar os sapatos e também como baú para guardar sapatos ou outros objetos.

Dessa forma o closet fica em forma de “L”, quebrando a sensação de ambiente muito comprido.

Truques para ampliar o espaço

O espelho, além de funcional, também serve para ampliar o espaço. Além disso, as paredes maiores pintadas em cor mais escura geram sensação de profundidade. Assim o closet parece ser mais largo do que realmente é. (Ver também: “Como Ampliar Espaços Pequenos“).

closet estreito

Organização do closet

Em um projeto de closet, é essencial deixar espaço para todos os tipos de objetos necessários. Nesse caso, a distribuição foi feita da seguinte forma:

  • Sapatos nas prateleiras de baixo das estantes, debaixo do cabideiro e no pufe-baú.
  • Blusas e vestidos pendurados nos cabideiros.
  • Roupas de cama na prateleira sobre o cabideiro.
  • Pequenos objetos, como perfumes, relógios e outros, na prateleira entre os dois cabideiros.
  • Malas e bolsas sobre as estantes.
  • Meias e roupas íntimas em caixas nas estantes.
  • Calças e outras roupas que não amassam dobradas na estante.

closet estreito

Móveis usados no closet

Foram usadas poucas peças para fazer o closet, ajudando a economizar dinheiro e também espaço. Apenas alguns móveis em locais estratégicos foram suficientes. Veja na loja alguns móveis utilizados nesse projeto de closet:

  • Estante aberta nas laterais (2 peças): Veja aqui.
  • Pufe-baú estofado pequeno: Veja aqui.

Projeto: Arquiteta Fernanda DG

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

3 thoughts on “PROJETO DE CLOSET ESTREITO E COMPRIDO”

  1. olá bom dia!
    tenho um espaço de 4,15 de comprimento por 2,20 de largura. É um espaço bom para closet? você tem algum modelo pra eu ver como ficaria?

    1. Olá, Gabriella, boa tarde! Esse espaço é mais do que suficiente para um closet sim, cabe bastante armário. É possível inclusive colocar armários dos dois lados. Apenas evite criar muitos armários de canto, pois eles são mais difíceis de acessar, por isso deixam o closet menos funcional. Nesse espaço dá para colocar bastante armário sem precisar usar os cantos. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *