PROJETO DE SALA DE PILATES PEQUENA

O pequeno ambiente de 3,18 por 4,12m precisava abrigar uma sala de pilates elegante e funcional. 

A sala de pilates precisava abrigar:

  • 3 equipamentos que já existiam, sendo 2 deles bem grandes: Um reformer, um cadillac e um barril.
  • Armários para guardar pequenos objetos, como bolas, molas, toalhas e outros.
  • Vasos de flores, para dar um toque suave ao ambiente e ajudar a gerar bem-estar.

Biombo delimitando o ambiente

Além de não ser um ambiente muito grande, ele possuía muitas portas. As pessoas dos outros ambientes precisariam passar por essas portas para chegar até os banheiros, sem passar pela sala de pilates.

Para delimitar essa passagem, ocultando parcialmente a vista da sala, foi usado um biombo vazado. Esse biombo tem o mesmo acabamento do piso vinílico, e o conjunto deixa as duas peças valorizadas.

Posição dos equipamentos

Dois dos equipamentos eram muito grandes, sendo um deles bastante comprido. E o ambiente não era tão comprido assim, principalmente por ter as portas delimitando o espaço. E ainda era preciso deixar as suas laterais livres. Por isso o ponto de partida foi deixar o reformer na diagonal, alinhado com o biombo. Assim ele cabia melhor, pois na diagonal as medidas ficam maiores.

projeto de sala de pilates pequena

O cadillac, que era mais alto, ficou na parede oposta, que era na verdade o único local onde ele cabia sem bloquear nenhuma porta, nem mesmo a porta balcão de vidro da parede do fundo. E o barril, que era o equipamento menor, ficou no espaço central, próximo ao canto.

projeto de sala de pilates pequena

Armários feitos com nichos

Os armários foram feitos com nichos voltados para a frente e para cima, como cestos. Nos cestos ficam as bolas e as molas, que dessa forma não caem e podem ser facilmente acessados. Os nichos ocupam pouco espaço, pois não têm portas, e são econômicos.

projeto de sala de pilates pequena

Cores que geram elegância ao ambiente

Para deixar o espaço elegante, foram usadas cores neutras como base, sendo o cinza a cor usada na fachada. Sua presença na parte interna faz com que a parte interna e externa fiquem integradas. E o branco deixa tudo mais claro, além de destacar as outras cores.

projeto de sala de pilates pequena

A única cor mais destacada é a da madeira, que confere ainda sensação aconchegante ao ambiente. Os toques de cores ficam por conta apenas dos acessórios, como as bolas e as flores.

projeto de sala de pilates pequena

As flores ficam inclusive destacadas por estarem na frente de um espelho. Esse espelho dá a impressão de que existem mais plantas, e ainda ajuda a gerar sensação de espaço.

Projeto: Arquiteta Fernanda DG
Veja aqui mais um projeto de sala de pilates.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *