QUAIS CORES COMBINAM COM UMA PAREDE VERMELHA

Uma parede vermelha chama muita atenção dentro do ambiente, por isso as demais cores devem ser planejadas com cuidado, gerando equilíbrio. A ideia é deixar a parede vermelha valorizada sem ficar destacada demais.

Cores neutras para destacar a parede vermelha

Um dos pontos mais importantes na hora de decorar um ambiente com uma parede vermelha é criar uma base com cores neutras. Ou seja, nas outras paredes, nos móveis e no piso devem existir cores suaves. Para criarem a sensação de base, elas precisam existir em quantidade significativa.

quais cores combinam com a parede vermelha

Assim o vermelho aparece como cor secundária, contrastando com tons mais suaves que fazem uma espécie de pano de fundo para ele. Isso faz com que ele fique realçado e valorizado, e ao mesmo tempo a sensação geral causada pelo ambiente é agradável, pois é feito em maior parte com cores suaves. Fica um equilíbrio entre a suavidade das cores neutras e o aspecto marcante do vermelho.

Toques em outras cores

Mesmo com a base neutra e o vermelho destacado, podem existir mais cores vivas no ambiente. Na verdade, a presença de outras cores chamativas ajudam a tirar o impacto apenas do vermelho. E com isso ele fica um pouco mais discreto. O segredo é não abusar dessas outras cores, criando apenas toques em alguns locais.

quais cores combinam com a parede vermelha

Detalhes em vermelho fora da parede

Outro truque para gerar equilíbrio é usar acessórios ou móveis pequenos também em vermelho. Pode ser apenas uma peça, mas se ela ficar no canto oposto à parede vermelha, será suficiente para criar um contraponto. Com isso a parede vermelha fica menos destacada, pois a cor se espalha pelo ambiente. Mais uma vez é importante não abusar, para não deixar a decoração excessivamente avermelhada e consequentemente cansativa.

quais cores combinam com a parede vermelha

Quais cores neutras combinam com vermelho

Em geral qualquer cor neutra combina com vermelho, mas existem alguns truques para fazer combinações mais equilibradas. Essas combinações levam em conta o tipo de vermelho utilizada:

  • Cores neutras que combinam com vermelho claro e vivo

O vermelho mais claro e intenso é o mais alegre e também o mais cansativo. Por isso as cores neutras que o acompanham devem ser mais secas, para compensar tanta vivacidade. Assim o resultado final fica mais equilibrado. Portanto, ao invés de usar cores neutras amareladas, é melhor usar tons neutros mais acinzentados ou o próprio cinza.

  • Cores neutras que combinam com vermelho escuro

Para combinar com o vermelho escuro, que é mais discreto,  até mesmo os tons de creme levemente amarelados podem funcionar. Mas as cores neutras mais acinzentadas ou o cinza também funcionam bem. A diferença é que junto com cores neutras amareladas, como o creme ou o palha, o vermelho tende a ficar mais delicado e feminino. Já as cores acinzentadas conferem um toque de sobriedade à combinação.

parede vermelha

Quais cores vivas combinam com vermelho

As cores têm que fazer sentido quando misturadas, seja porque destacam uma à outra ou porque se complementam. As cores que contrastam com vermelho são cores bem diferentes dele, como verde ou amarelo, por exemplo, ou então cores parecidas, como laranja ou roxo, porém bem mais claras ou escuras do que o vermelho utilizado.

As cores que complementam o vermelho são outros vermelhos do mesmo tom, apenas mais claros ou mais escuros. Essa mistura forma a composição “tom sobre tom”. Veja nesse como saber quais cores combinam entre si.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *