QUAL PISO USAR EM VOLTA DA PISCINA

O piso da área em volta da piscina, tanto na borda quanto no espaço ao redor, tem que ter duas características básicas para garantir o conforto e a segurança: Ser atérmico e antiderrapante.

Ser atérmico significa que ele não pode ser de um material que absorva muito calor, pois a área da piscina normalmente fica em contato direto com o sol, e se o piso ficar muito quente pode queimar os pés, e ser antiderrapante significa que ele não pode ser muito liso, como pisos polidos e com pouca textura, para que não fique escorregadio quando estiver molhado. É claro também, inclusive, que tem que ser um piso que possa ser molhado.

Dentro dessas condições, o piso que mais se encaixa é o piso fulget, um material agregado cheio de pequenos pedaços de pedra:

Piso Fulget

O fulget é também conhecido como granito lavado ou granilite, e é uma ótima opção para se colocar ao redor da piscina, já que é totalmente atérmico e antiderrapante, além de ter uma estética inigualável, com as pedras dando um ar natural ao ambiente em que é aplicado.

Ele pode ser de dois tipos: cimentício ou resinado. O primeiro é uma mistura de cimento com pequenos pedaços de pedra como calcário, quartzo, mármore e outras, enquanto o resinado contém, como o nome diz, resinas misturadas com as pedrinhas.

fulget-1

Na prática, as principais diferenças entre o Fulget à base de cimento e o Fulget à base de resina são:

Beleza/estética: A grande vantagem do piso fulget resinado é que ele não tem juntas e não fica com manchas como no cimentício. É uma nova tecnologia trazida dos EUA que deixa o piso muito mais bonito e uniforme. Veja a diferença nas fotos abaixo:

fulget-2Fulget Comum (Cimentício)

fulget-3Fulget Resinado

Resistência: O piso Fulget à base de resina é muito mais resistente às intempéries do que o cimentício. Como a resina é um material menos rígido do que o cimento, o fulget resinado se torna extremamente resistente, sem risco de sofrer rachaduras com o tempo.

Agilidade na execução: O Fulget Resinado é muito mais rápido de ser executado, pois não necessita de etapas posteriores após a secagem. O cimentício precisa ser lavado com ácido, o que demanda tempo.

Veja algumas fotos do Piso Fulget Resinado:

fulget-4

Para saber mais sobre o piso fulget, acesse o site da Masterplate.

Outras alternativas

Outros pisos que podem ser usados na área da piscina por serem atérmicos e antiderrapantes, embora não sejam tão vantajosos quanto o fulget, são a madeira, as pedras, as cerâmicas e os cimentícios.

– A madeira, embora confortável, precisa de muita manutenção, principalmente quando usada em áreas externas. A madeira natural requer aplicação periódica de resina em toda a sua superfície para evitar que ela fique desgastada. A madeira plástica, por outro lado, não requer tanta manutenção, porém não tem o mesmo efeito aconchegante da versão natural, já que não é atérmica como ela.

– Os pisos de pedra só podem ser usados se a pedra escolhida for atérmica e antiderrapante, como a são tomé ou a pedra goiás. O único inconveniente das pedras é que elas têm juntas, podendo gerar acúmulo de sujeira.

pedra sao tomé - pedras brasilPedra São Tomé em volta da piscina. Imagem: Pedras Brasil

– As cerâmicas ou os porcelanatos também só servem para a área da piscina quando feitos para essa finalidade, pois apenas esses são atérmicos e antiderrapantes. São menos resistentes do que as outras opções, pois podem rachar com certa facilidade. E também apresentam juntas, mesmo que pequenas.

– Os cimentícios têm aspecto mais bruto do que o granilite ou fulget, ou então se tornam bem mais caros, para poder agregar as mesmas características de resistência, durabilidade, temperatura e permeabilidade. A desvantagem fica, portanto, na relação custo-benefício.

Ajude o site

Veja também:

34 comentários em “QUAL PISO USAR EM VOLTA DA PISCINA”

  1. Qual o preço do metro quadrado do piso fulget resinado e aonde eu posso encontrá-lo?

    1. Boa noite! Gostaria de saber se tem fornecedor do piso fulget por aqui em Rio grande,Rio grande do sul? Estou trocando o meu dek da piscina e queria colocar o fulget.

  2. ola boa tarde queria sabe o preço da caixa 2 metro quadrado da cerameca para coloca a redor da piscina tenho entereses quantos vc faz 128 metros a quardo orçamentos

  3. Estou construindo em Uberlândia e tenho preferência no Fulget resinado para colocar em volta da piscina.
    Esse material (fulget resinado) não acumula muita sujeira? É fácil de limpar, por exemplo, com lavadora de alta pressão (água)? Onde contrato a aplicação de fulget resinado para Uberlândia (obs.: tenho preferência por prestadores fora de Uberlândia!)

    1. Olá, Humberto! Todos os materiais porosos (inclusive o fulget) tendem a absorver mais sujeira do que os pisos lisos, porém na área da piscina o piso precisa ser antiderrapante, o que significa que ele será poroso. Dentro dessa linha, o fulget resinado é melhor do que o cimentício, e pode sim ser limpo com água de uma lavadora de alta pressão. Quanto menos tempo a sujeira ficar parada no piso, mais facilmente ela sai. Mas já vi pisos que ficaram meses sem limpeza e na hora que foi aplicado o jato a sujeira saiu na hora. Quanto aos fornecedores, temos uma lista aqui no site, veja se algum pode lhe atender: https://dicasdearquitetura.com.br/onde-comprar/fornecedores-de-piso-fulget/ Abraços!

  4. Bom dia . Estou colocando pedras goias achei um pouco quente! Será que vou me arrepender da escolha? Fiquei em dúvida da São Tomé e Goiás!!

    1. Olá, Renato! A princípio essas duas pedras não absorvem muito calor, e por isso são bastante usadas na área da piscina. Se ela estiver absorvendo muito calor a ponto de incomodar, só se for uma pedra que não é realmente a goiás, por exemplo. Abraços e boa sorte! 🙂

  5. Olá,
    estou adquirindo uma Piscina de fibra que será instalada em nossa chácara para o lazer da Familia , estou pensando em colocar o piso de Porcelanato no tom mais Claro e outra parte amadeirado também em porcelanato, tenho duvida no acabamento na Borda da Piscina e quanto a Qualidade e Marca do Porcelanato, Me ajudem nesta decisão . Obrigada

    1. Olá, Angelina! A piscina de fibra costuma ter uma espécie de borda na própria peça, de fibra igual ao resto da piscina. Então no estante do piso podem ser usados apenas esses dois tons de porcelanato que você comentou. O importante na hora de escolher os porcelanatos, já que eles estão próximos da piscina, é ver se eles são antiderrapantes. Veja se esse post pode lhe ajudar: https://dicasdearquitetura.com.br/como-escolher-ceramicas-ou-porcelanatos/ Abraços!

  6. Olá
    tenho uma piscina térmica em ambiente fechado com entorno em pedra caxambu irregular e gostaria de uma outra opção para piso. Qual me recomendam?
    No aguardo,
    Marilda Rocha

    1. Olá, Marilda! Em uma área interna é interessante criar sensação aconchegante. E como a piscina é térmica, o ideal é que o piso não seja muito frio, além de antiderrapante. Algumas opções nesse sentido são o piso cimentício que imita madeira e a madeira plástica, por exemplo. Abraços!

  7. Bom dia, por gentileza onde encontro fornecedor e/ou representante para aplicação do fulget em Ribeirão Preto – SP?

    1. Olá, Rogério! Não encontrei nenhum fornecedor específico de Ribeirão Preto, mas algumas empresas oferecem seus serviços em todo o Brasil, como a Pugliese Revestimentos. A CST Piso também diz realizar serviços em Ribeirão, embora fique em outro local. Espero que ajude. Abraços!

  8. Boa Noite!
    Vocês podem me indicar um profissional para instalar fulguet em área de piscina em Belo Horizonte

    1. Olá, Márcia! O site Dicas de Arquitetura é apenas informativo, mas encontrei essa empresa que aplica piso fulget em Recife, veja se pode lhe ajuda. Abraços.

  9. O revestimento com piso Fulget Resinado realmente fica muito bonito, fiz o revestimento na piscinas na minha casa de campo.

  10. Moro em Brasilia, gostaria do telefone do representante do piso Fulget? meu zap 061 981869112

    1. Olá, Delismar! Existem fornecedores espalhados por todo o Brasil, em qual região você está? Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *