QUAL TAMANHO DE CUBA IDEAL PARA CADA BANCADA

Uma dúvida muito comum na hora de comprar uma cuba para o banheiro é o tamanho ideal da cuba em relação ao tamanho da bancada.

Quanto maior puder ser a cuba melhor, inicialmente, porque assim a água tende a respingar menos. Mas a proporcionalidade também é essencial, tanto para evitar que a cuba fique perdida na bancada quanto para impedir que ela fique pesada e muito chamativa, desvalorizando a bancada. E como se ainda não estivesse complicado o suficiente, é importante pensar ainda na área que sobra na superfície da bancada para colocar objetos, que não deve ser pequena demais.

Para esclarecer essa questão, resolvi colocar aqui algumas noções em medidas mesmo, para ir mais direto ao ponto.

Cuba redonda ou quadrada, qual escolher?

Cubas redondas são mais leves e delicadas do que as quadradas ou retangulares, especialmente aquelas com base mais estreita do que a borda, que parecem pousar sobra a bancada de forma mais suave.

Cubas com formas retas são em geral mais imponentes e sóbrias do que as redondas, porque tendem a ocupar mais espaço e têm aspecto menos fluido do que as linhas curvas.

tamanho da cubaCuba de apoio redonda – Clique para ver na loja.

Não existe, portanto, uma regra que diz que uma é melhor do que outra, e sim diferentes estilos e efeitos gerados por uma e por outra. A escolha é uma questão pessoal, que depende apenas do resultado e do estilo que se prefere em cada caso. E também depende do tamanho da bancada, que se for pequena demais pode não comportar uma cuba quadrada ou retangular, apenas uma redonda, que costuma se encaixar com mais facilidade. (Ver também: “Tipos de Cubas“)

Tamanho ideal para cubas redondas

O diâmetro da cuba redonda na sua parte maior pode chegar ao limite da bancada se for necessário, em bancadas muito estreitas, ou até passar um pouco da linha da frente, em até 5cm aproximadamente. Mas isso só se a profundidade for realmente pequena, com menos de 40cm por exemplo. O ideal é que a borda maior esteja alinhada ou para dentro da borda, e a base deve estar sempre totalmente apoiada na bancada.

Se a torneira precisar ficar atrás da cuba, na bancada, deve ser deixado para ela um espaço de pelo menos 10cm, podendo variar de acordo com o modelo escolhido.

E nas laterais, é interessante deixar de folga pelo menos cerca de 10cm em bancadas pequenas, de cerca de 50 ou 60cm de largura, e pelo menos 15 ou 20cm em bancadas mais largas, a partir de 70cm de largura total.

tamanho da cuba

Tamanho ideal para cubas quadradas/retangulares

As medidas de sobra na bancada devem ser um pouco maiores quando se usa cubas de formato reto, como as quadradas ou retangulares, pois elas tendem a ficar com aspecto mais pesado. Além disso, elas ocupam os cantos que as cubas redondas deixam livres, liberando então menos área da bancada para colocar utensílios em geral.

O espaço da torneira, se ela for de mesa, pode ser o mesmo, de pelo menos 10cm, ou um pouco mais se o modelo da torneira for muito grande.

Mas é importante deixar pelo menos 5cm livres na parte da frente, para que a cuba não interrompa a bancada fazendo parecer que ela tem duas laterais independentes, como se fossem orelhas da bancada. Só esses 5cm já fazem toda a diferença para deixar o visual bem mais leve.

Já nas laterais, o espaço a ser deixado livre tem a ver com a quantidade de objetos que se queira deixar sobre a bancada, e também com a proporcionalidade. Para que fique proporcional, o ideal é que cada lado tenha pelo menos a medida da metade da largura da cuba, ou seja, em uma bancada de 80cm, por exemplo, a cuba ideal teria 40cm de largura, pois deixaria 20cm livres em cada lado, que é a metade da medida da cuba utilizada.

Tamanho ideal para cubas muito baixas

Alguns modelos de cubas, sejam elas retas ou arredondadas, têm altura especialmente baixa, com cerca de 10cm de altura final, ou até menos. Nesses casos, valem as medidas das cubas redondas, que são mais leves, assim como elas.

As cubas muito baixas não são uma boa opção, porém, quando o espaço for muito restrito, pois elas precisam ser razoavelmente grandes na largura para que a água não respingue demais para fora.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

58 thoughts on “QUAL TAMANHO DE CUBA IDEAL PARA CADA BANCADA”

  1. Minha dúvida: meu banheiro é minúsculo. A bancada terá 0,50cm de largura e 0,50 de comprimento. Nesse caso, a cuba (redonda e de apoio) teria que ter quais medidas (largura e altura)? E como calcular a altura da bancada nesse caso? Obrigada pela atenção.

    1. Olá, Géssica. Para esse tamanho de bancada pode ser usada uma cuba de 30cm (como essa) ou de 35cm, no máximo (como essa). A altura da peça pode ser entre 10 e 15cm, como nesses exemplos. Essas medidas ficam visualmente proporcionais. Se precisar de mais área de bancada livre, melhor a cuba de 30. Mas se a preferência for evitar respingos, melhor a de 35. E a altura da bancada pode ser calculada através da altura final da cuba, que fica legal se tiver aproximadamente 85cm. Então a bancada ficaria a 74cm de altura caso a cuba tenha 11cm de altura, por exemplo. Abraços, espero ter ajudado! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *