COMO FAZER O QUARTO PEQUENO PARECER MAIOR

O principal objetivo do projeto deste quarto foi fazê-lo parecer maior do que realmente era, com seus 10 metros quadrados e forma quase quadrada, interrompida apenas por um dente onde fica a porta.

Esse dente determinou a posição da cama e do armário, que fica embutido no nicho. No canto entre o armário e a parede da janela, no entanto, foi mantido um pequeno vão para colocar cabideiros com as roupas em uso, que ficam assim com fácil acesso e ao mesmo tempo escondidas, fora da vista de quem entra no quarto. Essa solução, além de funcional, garante tb uma maior sensação de leveza, já que descola o armário da parede.

RC-QUARTO MAIOR 3

No restante do quarto, os espaços de armazenagem foram embutidos nos móveis, através do uso de uma cama multifuncional com gavetas na base, uma penteadeira-escrivaninha com gavetas na bancada e um pufe-baú que serve como assento e como caixa.

RC-QUARTO MAIOR 1

Isso contribuiu também para criar sensação de amplitude, pois não tiveram que ser feitos muitos armários escondendo as paredes. Ao invés disso, foram usadas peças leves, como uma prateleira de apoio para a bancada e mesas de cabeceira redondas e pequenas.

Ainda assim, para liberar a superfície das mesas de cabeceira, as luminárias foram presas na parede, com os fios passando por trás do painel.

RC-QUARTO MAIOR 4

Esse painel, por sua vez, faz o acabamento da cabeceira da cama, juntamente com o dente de gesso na parte superior, e no fundo a parede ganhou uma cor que combina com o tom da madeira do piso, para criar uma composição mais aconchegante e integrar a ambientação. Além disso, a cor um pouco mais escura dá impressão de profundidade, puxando o foco da visão mais para o fundo, como se o quarto não acabasse exatamente ali.

Os espelhos em uma das portas do armário e sobre a bancada foram utilizados para deixar o espaço mais amplo e para quebrar a monotonia, reproduzindo as cores da cabeceira, em um deles, e dando impressão de continuidade da parede, no outro.

RC-QUARTO MAIOR 2

Os detalhes em preto dão sentido à cor existente no guarda-corpo da porta-balcão, fazendo com que ela fique valorizada e consequentemente ajudando a puxar a atenção para a janela e para o espaço externo, o que também dá mais sensação de espaço. A base branca mantém o visual leve e clean, mesmo com os toques de cores mais vivas, que completam o equilíbrio e a harmonia da decoração.

Móveis utilizados neste projeto (Veja na loja):

Cama de casal com gavetas
Mesa lateral preta
Guarda-roupas com porta espelhada
Penteadeira com gavetas
Pufe-baú

Projeto: Arquiteta Fernanda DG
Veja mais projetos de quarto.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

2 thoughts on “COMO FAZER O QUARTO PEQUENO PARECER MAIOR”

  1. Olá Fernanda, muito boa a dica. Gostaria de saber se existe alguma salvação (aconchegante e bonita) para um quarto de casal com medida menor ainda 3,00 x 2,50?
    Agradeço a atenção.
    Bjos
    🙂

    1. Olá, Renata! A solução ideal para o quarto de 3,00 x 2,50 depende muito de onde estão a porta de entrada, a janela e a porta do banheiro, se houver. Mas de maneira geral o que posso dizer é que não existiria uma parede com uma penteadeira ou bancada, como nesse projeto, e sim a cama com as mesas de cabeceira e um armário, provavelmente ao lado da cama, caso ela esteja com a cabeceira na parede maior. Mas é possível sim! 🙂 Se quiser, veja alguns truques para ampliar o espaço bem pequeno nesse post: http://dicasdearquitetura.com.br/sala-pequena-e-estreita/ Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *