REVESTIMENTO DE GESSO 3D

O revestimento de gesso 3D está ficando cada vez mais conhecido, e pode ser feito de várias formas.



O que é o revestimento de gesso 3D

O revestimento de gesso 3D consiste em placas de gesso com desenhos em auto relevo em uma das faces. Esses desenhos criam composições ou texturas na parede, conferindo visual diferenciado. O grande apelo do gesso 3D é que a parede onde ele é aplicado é o aspecto agradável das formas tridimensionais, que cria destaque de maneira discreta e elegante.

gesso 3D 4 - gesso casa forteImagem: Gesso Casa Forte

Como fazer revestimento de gesso 3D

Cada placa de gesso 3D é feita em moldes emborrachados com a forma de cada desenho. As placas costumam ter de 30 a 40cm de largura e altura, e são coladas na parede com uma cola para gesso conhecida como “gesso cola”.

É possível colar as placas de gesso 3D com argamassa ao invés de usar o gesso cola, mas nesse caso as paredes não podem estar muito lisas e o tempo para secar é bem maior.

É possível fazer o revestimento de gesso 3D através da contratação de gesseiros para a colocação das placas ou então colocá-las você mesmo. E cada placa pode ser comprada pronta ou então ser feita em casa, se houver disposição para fazer o molde e depois cada placa, uma por uma. O molde também pode ser comprado pronto. Veja no vídeo abaixo uma das formas de se fazer o molde da placa de gesso 3D em casa:

Acabamento do revestimento de gesso 3D

As placas de gesso 3D, depois de coladas na parede, podem ficar brancas, com o gesso aparente, ou então receberem pintura em qualquer cor que se quiser. Normalmente elas ficam na cor original do gesso, para evitar gastos desnecessários. Mesmo se as outras paredes forem brancas como o gesso, o revestimento 3D já é suficiente para deixar a parede destacada.

A pintura do revestimento de gesso 3D deve ser feito apenas quando as placas estiverem totalmente secas. É aplicado então um fundo preparador para gesso, corrigindo as imperfeições com massa corrida, e depois pode ser usada tinta acrílica.

gesso 3D 1 - stockgessoImagem: Stock Gesso

Onde instalar o revestimento de gesso 3D

Para colar as placas de gesso 3D a parede pode estar acabada e pintada ou então apenas rebocada. Não podem ser paredes externas, pois o gesso não é resistente à umidade. Uma alternativa, porém, para usar o revestimento 3D em paredes úmidas, é usar uma mistura com metade cimento e metade gesso. Essa mistura, no entanto, demora bem mais para secar no molde.

gesso 3D 2 - stockgessoImagem: Stock Gesso

Quanto custa o revestimento de gesso 3D

O custo do gesso 3D depende da forma como ele será aplicado. Se for aplicado sem profissionais da área, o custo é apenas o das placas e da cola, ficando então mais em conta. Existem outros materiais com o mesmo aspecto das placas 3D, mas a de gesso é a mais barata.

  • Quanto custa a aplicação do gesso 3D

O valor cobrado para a instalação das placas varia muito de acordo com cada região, cada gesseiro e também da placa utilizada, mas costuma ficar na faixa de 80 reais por metro quadrado (referência de agosto de 2017).

  • Quanto custam as placas de gesso 3D prontas

Uma única placa de gesso 3D é vendida por valores a partir de 3 reais no MercadoLivre. Dependendo da medida de cada placa, podem ser necessárias de 9 a 16 placas para cobrir 1 metro quadrado de parede.

  • Quanto custa o molde para fazer as placas de gesso 3D

Um molde flexível de silicone para fazer as placas de gesso 3D custa aproximadamente 300 reais, mas pode valer a pena caso a área de aplicação seja grande, já que ao adquirir o molde é possível fazer as placas em casa. O ideal é ter pelo menos 3 moldes, para ir colando uma placa enquanto as outras secam. (Veja um molde de placas de gesso 3D na loja).

gesso 3D 3 - mercado livre cullinansImagem: Mercado Livre

Como calcular a quantidade de placas de gesso 3D

Na hora de comprar as placas de gesso 3D, é preciso fazer o cálculo de acordo com o tamanho da placa e com a largura e a altura da parede.

Primeiro se calcula quantas peças são necessárias na largura da parede, dividindo a largura da parede pela largura da peça. Depois se calcula quantas peças são necessárias na altura, dividindo a altura da parede pela altura de cada peça. E então se multiplica esses dois resultados para ter a quantidade total de placas necessárias. O ideal é comprar 10% a mais para garantir, pois algumas peças se quebram durante o manuseio ou pode ser necessário fazer recortes.

É importante adquirir de uma vez todas as placas de gesso 3D que serão utilizadas, pois podem acontecer variações de tonalidade de um lote para outro.


Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:


4 thoughts on “REVESTIMENTO DE GESSO 3D”

  1. Bom dia Fernanda,
    Gostei muito da matéria e já havia pensado em utilizar as placas em gesso, porém tenho uma dúvida quanto a resistência, ou seja, apoiar objetos e ou móveis pode danificar as placas ?
    Grato pela atenção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *