SAUNA SECA OU ÚMIDA, QUAL ESCOLHER?

Existem algumas diferenças entre a sauna seca e a sauna úmida que podem ajudar a escolher entre elas, e que não têm a ver só com a sensação de estar ou não molhada.

Diferenças entre a sauna seca e a sauna úmida

Alcance da temperatura: A sauna seca alcança temperaturas mais altas do que a sauna úmida, podendo chegar a aproximadamente 80°C, enquanto a versão úmida ou a vapor chega a cerca de 60°C.

Sensação em geral: No ambiente seco ou no úmido as altas temperaturas irão fazer a pessoa suar. Porém na sauna úmida o suor se mistura com o vapor, fazendo com que a sensação seja bem mais molhada e ao mesmo tempo não se saiba o que é suor e o que é água, já que fica tudo misturado.

Máquinas: Em ambos os tipos, precisa ser instalada uma máquina para fazer a sauna funcionar, e essa máquina pode ser elétrico, a gás ou a lenha, sendo que nas versões a gás ou a lenha é preciso fazer uma chaminé para expelir a fumaça. A diferença em relação a isso nos dois tipos de sauna é que na seca esse equipamento deve ficar dentro do ambiente aquecido, enquanto na úmida o equipamento deve ficar do lado de fora. Por questões de segurança, a fiação precisa sempre ficar embutida nas paredes, seja qual for a solução escolhida.

Revestimentos: A sauna seca precisa ser revestida com material atérmico, como a madeira cedrinho ou ipê, e a sauna úmida exige materiais que resistam não só à temperatura, mas também à umidade, como cerâmicas, pastilhas e alguns tipos de pedras. E nos dois casos precisa ser feito um tratamento para isolar as paredes por baixo do revestimento, para conter o calor. Nas saunas secas o material utilizado para o isolamento é a lã de vidro ou isopor, enquanto nas saunas úmidas é normalmente utilizada a vermiculita.

Instalações: A sauna úmida exige que seja feito um ralo para escoamento da água, e também fica melhor se tiver a cobertura ou forro inclinado, para que a água que se acumula no teto não fique pingando sobre as pessoas.

sauna-bathroom-desgin-ideasSauna seca – Imagem: Bathroom Design Ideas

Dicas para saunas em geral

– A essência que dá cheiro ao ambiente pode ser adquirida com outros aromas além do tradicional de eucalipto, ajudando a personalizar o ambiente.
– É interessante instalar uma ducha próxima à sauna, tanto na versão seca quanto na úmida, para que seja possível criar o choque térmico ao sair do ambiente mais quente e entrar em contato com a água.
– A altura da sauna deve ser de pelo menos 2,20m, e os bancos devem ter pelo menos 45cm de profundidade.

sauna-homeditSauna úmida no box – Imagem: Homedit

Onde construir a sauna

A sauna pode ser feita em casas ou apartamentos, pois atualmente os ambientes podem ser adaptados para se transformarem em saunas, como no box por exemplo, ou outros cantos fechados com vidro. Nesse caso a sauna teria que ser úmida, tanto pelo contato com a água quanto pela necessidade de instalar a máquina do lado de fora da área aquecida.

Imagem de capa: Houzz

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

3 ideias sobre “SAUNA SECA OU ÚMIDA, QUAL ESCOLHER?”

      1. Solicitaria a gentileza de informar se o forno da sauna seca poderia ser instalado a 01 metro de altura em um vão com largura do chão ao teto de aprox meio-metro, revestido de tijolo refratario. OU, a altura de aprox 01 metro do aparelho prejudicaria a circulação do calor em baixo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *