TAPE ART, DECORAÇÃO DE PAREDES COM FITA ADESIVA

Tape art é o nome dado a desenhos feitos na parede com fita adesiva. Além de ser uma forma de arte, ela pode ser também uma opção econômica para decorar as paredes.

Como é feita a decoração com fita adesiva

Não existe muito segredo para descrever a tape art. É basicamente a criação de figuras com o uso apenas de fita adesiva. O que pode variar bastante é a complexidade desses desenhos, que vão desde figuras pequenas até imagens que preenchem a parede inteira, sem deixar o fundo visível. Veja no vídeo abaixo alguns exemplos de tape art mais complexas, com mais uso de fita:

Uma opção econômica para decorar paredes

A decoração com fita adesiva é econômica porque o preço da fita adesiva é bem pequeno. Ela vem em rolos e pode ter muitas opções de cores. Cada rolo pequeno custa na faixa de 1 real, aproximadamente (referência de junho de 2018).

tape art - decoração de paredes com fita adesivaImagem: Marina Rodrigues

É claro que as obras que usam uma quantidade enorme de fita deixam de ser tão baratas. Mas mesmo sem usar muita fita já é possível criar figuras interessantes. E essas figuras podem substituir quadros, por exemplo, que são bem mais caros.

Outra possibilidade é usar as fitas adesivas para substituir o revestimento da parede. Se ela já estiver pintada, por exemplo, e a intenção for apenas dar destaque àquela parede, podem ser usados pequenos pedaços de fita na parede inteira, por exemplo. Elas criam assim uma espécie de estampa na parede, por um valor bem menor do que aplicar um revestimento em toda a superfície. E ainda é mais fácil e mais limpo.

tape art - decoração de paredes com fita adesivaImagem: Marina Rodrigues

Cores da parede e da fita adesiva

O importante na escolha das cores da fita adesiva é o contraste com a cor da parede. Então, se a parede for clara, melhor usar cores mais vivas ou mais escuras. E se a parede for escura, podem ser usadas fitas mais claras, até brancas. Um coringa são as fitas adesivas prateadas e douradas, que costumam ficar bem tanto em paredes claras como em paredes escuras.

É preciso também que a cor das fitas tenha a ver com o restante da decoração. Ela pode ser usada para criar um contraponto com móveis ou acessórios maiores, como sofás ou tapetes. Assim a parede fica integrada ao restante do ambiente. E essa possibilidade de se escolher a cor que quiser é uma das vantagens da decoração com fitas adesivas.

Quem faz tape art

É possível para qualquer um se arriscar a usar as fitas adesivas para decorar a parede. Dessa forma a decoração fica bem econômica. Mas se a intenção for expôr algo mais criativo e profissional, existem pessoas que trabalham com isso, e podem ser contratadas para fazer tape art na sua parede. As imagens que aparecem nesse post são da artista Marina Rodrigues.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *