TERRENO EM DECLIVE COM CASA MODERNA DE 180m²

A casa foi erguida na parte central do terreno em declive, com o andar superior no nível da rua, para não ficar baixo demais e parecer estar afundado no terreno.


A casa de 180m² tem:
  • 3 suítes, sendo uma no pavimento térreo e duas no superior
  • 3 salas, sendo uma no mezanino e uma com pé-direito duplo
  • Lavabo
  • Cozinha aberta para as salas
  • Varandas e terraço descoberto
  • Escritório
  • Área de serviço com lavanderia e banheiro
  • Garagem coberta para dois carros

Vista do pôr do sol

O partido do projeto foi permitir que todos os ambientes da área social tivessem vista do fundo do terreno, onde se pode ver um lago e o pôr do sol. Para isso, foram feitas aberturas na parte posterior da casa, onde ficam as salas do pavimento superior e inferior, e também a cozinha.

Truque para economizar nas aberturas de vidro

Os ambientes não são muito grandes, porém a integração entre eles e a presença de muita iluminação, proporcionada pelas grandes aberturas, garantes sensação de amplitude. Essas aberturas, embora tenham dimensões de portas, otimizando seu custo, foram agrupadas de maneira a parecerem uma grande cortina de vidro, ficando assim mais valorizadas e deixando o aspecto da casa mais leve.

Posição do sol e conforto térmico

Todas as salas e uma das suítes têm acesso às varandas cobertas, que geram luminosidade e ventilação porém protegendo os ambientes do excesso de calor, e ao terraço descoberto no andar superior, que foi posicionado de maneira a receber sol durante todo o dia.

Cuidados com a privacidade

As janelas foram posicionadas de maneira a garantir a privacidade dos moradores, especialmente em relação à rua.

Visual equilibrado

A volumetria foi trabalhada para ficar leve e ao mesmo tempo imponente, e a  textura do bloco central e da churrasqueira, que foram feitos com tijolo ecológico aparente, contrastam com o branco do restante da casa, criando um visual equilibrado. (Ver também: “Paredes de Tijolo Aparente“)

Medidas do terreno

O projeto dessa casa foi feito em um terreno em declive de 680m², com 17 metros de largura e 40 metros de profundidade. Mas a casa também pode ser construída em um terreno com profundidade menor, de pelo menos 20 metros.

Vídeo da casa de 180m² no terreno em declive

Assista ao vídeo da casa de 180 metros quadrados no terreno em declive, com um tour pela parte externa da casa e explicações da planta:

Projeto: Arquiteta Fernanda DG
Veja mais projetos de casa aqui, ou então dê uma olhada em outros projetos especificamente para terrenos em declive.

Veja também a casa por dentro, por ambiente: Hall; Cozinha; Mezanino; Suíte


Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *