TIJOLO ECOLÓGICO

O tijolo ecológico é também conhecido como tijolo de solo-cimento, pois é feito a partir da mistura de terra, cimento, areia e aditivos, que são prensados em uma máquina específica para essa finalidade.

Ele é chamado de ecológico por esse processo de fabricação, que não envolve a queima – e consequente liberação de CO2 – como nos tijolos de cerâmica, e também porque sua utilização dispensa o uso de vigas e pilares, constituindo um sistema auto-portante. Isso evita o desperdício de material como as fôrmas de madeira que são usadas para criar os pilares.

Outra vantagem é a possibilidade de passar a tubulação de elétrica e hidráulica conforme a parede vai sendo montada, sem quebradeira, o que otimiza o tempo, o custo e novamente o gasto de material.

Depois de prontas, as paredes podem receber apenas verniz para proteção, deixando os tijolos aparentes, ou então receber acabamento com massa e qualquer tipo de revestimento, como pintura ou cerâmica. O tijolo pode também receber pintura sem aplicação de massa, deixando a textura aparente. Essa possibilidade de deixar o tijolo aparente reduz os gastos com revestimentos, ajudando a fazer com que este seja um sistema mais econômico.

tij ecologico2Imagem: Tilego

O fato de ser mais barato, neste caso, não significa que o sistema tenha menor qualidade. Na verdade é o contrário, já que o conforto térmico e acústico é melhor do que o dos tijolos comuns, de cerâmica ou de concreto.

É importante, no entanto, que a execução seja feita por mão-de-obra especializada, para que as paredes fiquem realmente niveladas e alinhadas.

Imagens: Tilego

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

One thought on “TIJOLO ECOLÓGICO”

  1. Olá. Moro no Rio de Janeiro. Vocês tem representante por aqui?
    Pretendo construir uma.pequena casa na região serra e.preciso contratar uma.empresa.
    Aguardo retorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *