TIPOS DE COLCHÃO

Quando pensamos em colchão, normalmente a primeira coisa que vem à cabeça é o tamanho. (Ver também “Medidas dos Colchões“) Mas ao começar a pesquisar para comprar surgem também algumas palavras misteriosas quanto ao tipo de composição do colchão, como bonnel, pocket, entre outras.

Na verdade, os colchões podem ser de mola ou de espuma, para começar. Mas as molas podem ser de dois tipos:

Colchões de mola

– Molas bonnel ou nanolastic: São dois nomes para o mesmo sistema de molas, que consiste em uma única peça na cama toda, ou seja, uma mola contínua por todo o colchão. Clique aqui para ver colchões com mola bonnel na loja.

– Molas pocket ou ensacadas: São molas separadas umas das outras em pequenos sacos isolados, por isso o nome, e tem como vantagem o fato de impedirem que o colchão chacoalhe inteiro quando alguém se movimenta ou senta na cama. Clique aqui para ver colchões com molas ensacadas na loja.

pillow-top-pfrioPillow Top – Clique para ver pillow tops avulsos na loja.

Os colchões de mola costumam ter o chamado pillow top na parte de cima, que é uma camada extra para deixar o colchão mais macio. Essa parte é feita de espuma, por isso na descrição de um mesmo colchão pode aparecer o tipo de mola, referente à parte de baixo, e também a densidade da espuma, referente à parte de cima, que fica visivelmente separada mas é presa no colchão. É possível inclusive adquirir o pillow top separadamente, e então colocar sobre o colchão.

Colchões de espuma

Já os colchões de espuma são mais leves e não possuem o risco de começarem a fazer barulho de molas rangendo no futuro, mas em compensação se não forem de qualidade ou não tiverem a densidade adequada podem ficar com áreas afundadas onde se deita. De qualquer forma eles tendem a ficar mais macios com o passar do tempo.

A densidade do colchão é a sua concentração de espuma, que determina então a rigidez do colchão. Ou seja, quanto maior a densidade, maior a rigidez e estabilidade. Clique aqui para ver colchões de espuma na loja.

Em geral, os colchões de densidade 23 são indicados para pessoas que pesem até 50Kg, os de densidade 28 para pessoas com 50 a 75Kg, os de densidade 33 para 75 a 95Kg e densidade 45 para suportar mais de 95Kg. Mas pode ser escolhida uma densidade maior do que a necessária caso se goste de colchões mais firmes. O que não é indicado é optar por uma densidade menor do que a mínima, pois a espuma logo se estraga nesse caso.

Colchão solteiro de espuma D20 – Veja na loja.

Colchões infláveis

Existem ainda os colchões infláveis, para uso menos frequente, pois são menos resistentes. Mas ao mesmo tempo, eles são muito práticos e econômicos, ideais para quando se precisa levar o colchão de um lugar para outro.

colchão inflavel mbClique para ver colchões infláveis na loja.

E ao contrário do que se imagina muitas vezes, eles podem ser confortáveis, com alguns modelos que imitam camas de casal, inclusive. E seu enchimento pode ser com bombas de inflar manuais ou até mesmo com bombas automáticas, embutidas no colchão. Nesse caso, é só ligar o colchão na tomada e ele enche sozinho. Clique para ver colchões infláveis na loja.

Vídeo “Tipos e Tamanhos de Colchão”

Veja no vídeo abaixo um resumo sobre os tipos e tamanhos de colchão existentes no mercado:

Colchões a vácuo

Atualização: Atualmente existe ainda mais um tipo de colchão, cada vez mais comum, que são os colchões a vácuo. Saiba mais sobre os colchões a vácuo aqui.

Ajude o site

Veja também:

3 comentários em “TIPOS DE COLCHÃO”

  1. Gostaria de um colchão casal para maior pessoa de 1.93m e 80kg , de preferência espuma ou pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *