TIPOS DE FORRO

Os diferentes tipos de forro são classificados de acordo com o material com o qual ele é feito. Além disso, o forro pode ter várias formas diferentes, como um forro liso, recortado, rebaixado ou inclinado.

Tipos de forro de acordo com a forma

Um ambiente não precisa ter um forro abaixo da laje, necessariamente. Mas sua presença possibilita a criação de efeitos de iluminação, que pode assim ficar embutida, e também puxa a atenção para o alto, deixando o ambiente mais dinâmico e valorizado.

O forro liso, que cobre todo o ambiente por igual, funciona bem quando o pé-direito é alto e o espaço é pequeno. Assim ele fica mais aconchegante e ao mesmo tempo sem excesso de informações, que poderiam poluir o visual.

O forro rebaixado apenas em alguns locais serve para destacar alguns móveis ou delimitar os ambientes.

O forro recortado pode ser uma forma de destacar partes do ambiente, criando um forro no espaço todo com alguns recortes e diferenças de altura ou então fazendo uma simples sanda em alguns locais, para economizar material.

Veja aqui algumas ideias para o forro dos ambientes.

Tipos de forro por material

Conheça as características de cada um dos vários tipos de forro, em relação ao material utilizado, para saber qual escolher:

Forro de gesso

Entre todos os tipos de forro, o forro de gesso é um dos mais comuns, principalmente por sua versatilidade. Ele pode ser de gesso comum, que consiste em pequenas placas dispostas lado a lado e depois cobertas por massa, parecendo no final uma peça única, ou então de gesso acartonado ou drywall, que são placas maiores e mais finas revestidas por papel cartão.

tipos de forro - forro de gesso

O gesso acartonado é um pouco mais caro, mas também é mais resistente, tem melhor acabamento e também é instalado com menos sujeira. Mas sua principal vantagem é a versatilidade, pois é com ele que se pode fazer rebaixos que parecem estar voando ou então grandes recortes para embutir a iluminação.

Forro de madeira

O forro de madeira tem como principal vantagem o conforto térmico e acústico que confere aos ambientes, pois ele absorve os sons e tem temperatura sempre agradável.

tipos de forro - forro de madeira

Ele pode ser pintado na mesma cor das paredes, ideal para ambientes pequenos e com decoração clara, para que o forro não pareça muito pesado, ou então ficar sem pintura, mantendo a aparência de madeira. Essa segunda opção funciona melhor em ambientes amplos e altos, que tenham madeira na mesma tonalidade presente de maneira marcante em outras partes do ambiente, como no piso, por exemplo, para ficar proporcional e integrado.

Forro de PVC

O forro de PVC se destaca dos outros tipos de forro principalmente pela sua praticidade, já que tem manutenção fácil, é resistente a umidade, não sofre ataque de cupins, não precisa receber pintura e, principalmente, é um dos forros mais baratos. Ele costuma vir com uma película térmica, que faz com que ele tenha um desempenho um pouco melhor nesse sentido, embora não fique tão confortável quanto a madeira, por exemplo. E por ser um material mais rígido e menos absorvente, os sons do ambiente tendem a ecoar um pouco mais do que quando se usa um forro de gesso ou de madeira.

tipos de forro - forro de pvc

Ele vale a pena, então, quando a preocupação com conforto não for a prioridade, e sim a economia e a praticidade. O forro de PVC é normalmente branco, mas existem também opções madeiradas, e seu aspecto é de várias ripas compridas. É também uma boa opção para banheiros e outros ambientes úmidos, pois não estraga como o gesso ou a madeira.

Forros modulares

O forro modulado, que consiste em uma grelha metálica fechada com várias placas soltas, é muito utilizado em escritórios, especialmente pelo fato de facilitar o acesso à parte interna do forro, para mexer em dispositivos como sprinklers ou detectores de fumaça, por exemplo.

tipos  de forro - forro modular

O forro modular é fácil de ser reconhecido, pois a grelha metálica fica aparente, formando um quadriculado. E a qualidade do forro, assim como seu preço, variam em função do tipo de placa utilizado, que pode ter diferentes características.

tipos de forro - conserto forro modular

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *