TIPOS DE LÂMPADAS

Existem vários tipos de lâmpadas disponíveis atualmente, e é importante saber as características de cada uma delas para saber qual escolher em cada situação. Os tipos de lâmpadas mais comuns são:

– Lâmpadas incandescentes

tipos lampadas incandescentes

As incandescentes são lâmpadas baratas na hora da compra, e por isso ainda continuam sendo utilizadas, embora muito menos do que antigamente. Se não fosse por isso, elas provavelmente nem existiriam mais, pois gastam muita energia e geralmente não duram muito tempo. Sua luz é espalhada (não focada), e as lâmpadas podem ter várias formas, desde o modelo tradicional até o de vela, o de fogão ou com bulbo transparente ou leitoso. Esse último é melhor para evitar o ofuscamento da vista caso a lâmpada fique exposta, mais ainda assim fica forte e pode incomodar a vista. Por isso ficam melhores em luminárias que escondam a lâmpada.

– Lâmpadas halógenas

tipos de lâmpadas - dicroica

Lâmpadas halógenas são na verdade incandescentes, porém com bromo ou iodo em sua composição, que são materiais classificados quimicamente como halógenos. Embora esse termo seja pouco usado, elas são bem conhecidas devido às lâmpadas dicróicas, que são um tipo de lâmpada halógena. Os outros tipos são a Palito, a PAR, a Bipino, a  Halopin ou a AR, que são menos famosas. Suas principais características são a possibilidade de focar a luz e a durabilidade maior do que a das incandescentes comuns, embora também produzam calor e gastem bastante energia.

– Lâmpadas fluorescentes

tipos lampadas fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes gastam menos energia do que as incandescentes e as halógenas, e seu preço de compra é um pouco maior, embora não seja tão alto. Uma incandescente gasta em torno de 4 vezes mais energia do que a fluorescente, para o mesmo grau de iluminação. Inicialmente só existiam na opção de luz branca, por isso muitos pensam que são sempre luzes frias. Porém existem atualmente na versão amarela também, que deixam a decoração mais aconchegante. Podem ser compactas, que é o modelo que se encaixa na maior parte das luminárias de rosquear, ou tubulares, que são os modelos cilíndricos e compridos.

– Lâmpadas LED

tipos lampadas led

Cada vez mais comuns no mercado e por isso também com preços cada vez mais acessíveis, as lâmpadas led consomem ainda menos energia do que as fluorescentes. E muito menos ainda do que as incandescentes, que gastam em torno de 6 vezes mais. Da mesma forma que as fluorescentes, elas não geram calor no ambiente, e da mesma forma que as halógenas, elas podem ter a luz com foco ao invés de luz geral. Existem os modelos mais básicos, com rosca na ponta e que servem nas luminárias comuns, e também as fitas de led ou então os modelos que funcionam como lâmpada e luminária ao mesmo tempo. Os preços variam muito, mas mesmo quando ela é mais cara o investimento pode compensar a médio ou longo prazo, dependendo do consumo do local. (Ver também: “Como Fazer Iluminação Embutida com Fitas de Led)

– Lâmpadas de filamento de carbono

As lâmpadas de filamento de carbono possuem bulbos transparentes e pequenos filamentos na parte interna que se iluminam quando a lâmpada está acesa. Por isso elas criam um efeito diferente nos ambientes, que é também bem aconchegante, já que a luz costuma ser amarela e suave. Elas podem ter várias formas e são de rosquear. Servem então em luminárias comuns no lugar de lâmpadas led, incandescentes ou fluorescentes, por exemplo. Mas só ficam legais mesmo quando a luminária é aberta, mostrando a lâmpada. E esse visual aparente faz com que elas combinem bem com decorações em estilo industrial, que tendem a deixar tudo visível, como tijolos e tubulações por exemplo.

– Lâmpadas de descarga

tipos lampadas descarga

As lâmpadas de descarga (HID) possuem gases em seu interior e podem iluminar grandes áreas. Por isso seu uso normalmente é em postes de rua, galpões, vitrines ou outros ambientes que precisem de iluminação forte e sem precisar acender e apagar a luz muitas vezes. Isso porque elas levam alguns minutos até acenderem completamente. Dependendo de qual gás estiver presente em seu interior, as lâmpadas de descarga podem ser de 4 tipos: De vapor de sódio, vapor de mercúrio, mistas ou então de multivapores metálicos.

Existem também as lâmpadas de neón e a fibra ótica, que são filamentos coloridos ou com iluminação em toda a sua extensão. São usadas para fazer iluminação embutida, detalhes ou letreiros, assim como as fitas ou mangueiras de led, mais comuns atualmente.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *